Indicador de sentimento económico ZEW

 | 14.07.2015 09:01

Divulgação

Na terça-feira, dia 14 de Julho, às 10h, será divulgado o Indicador de sentimento económico do ZEW na Alemanha – Germany Zew Economic Sentiment.

Definição
Este indicador mensal, preparado pelo The Centre for European Economic Research (ZEW), apresenta duas componentes: condições actuais (current conditions) e sentimento económico em relação aos próximos seis meses (Economic Sentiment). Para a produção deste indicador, o centro de investigação ZEW compila as respostas de 350 economistas e analistas financeiros ao “ZEW Financial Market Survey”.

Este inquérito contempla essencialmente perguntas qualitativas de cariz macroeconómico (estado geral da economia, inflação, taxa de juro) e de mercados financeiros (obrigações, acções, divisas e matérias-primas), com principal incidência nos próximos seis meses, fazendo com que a componente forward-looking seja a mais relevante para os mercados. Ambas as componentes, Current Conditions e Econonomic Sentiment, seguem o mesmo método de cálculo, quantificando as respostas dos inquiridos da seguinte forma: percentagem de analistas com uma visão optimista subtraída da percentagem de analistas com visão pessimista.

As respostas neutras não influenciam o valor final do índice. Desta forma, se 40% dos inquiridos estiverem optimistas, 30% neutros e 30% pessimistas, a leitura final do ZEW será 10.

Embora todas as perguntas do “ZEW Financial Market Survey” sejam referentes à Alemanha, algumas também abordam a situação actual e futura noutros blocos económicos importantes a nível mundial, nomeadamente EUA, Zona Euro, Reino Unido, Japão, França e Itália.

Expectativas e publicações anteriores
O consenso dos economistas sondados pela Bloomberg aponta para uma leitura de 60,0 na componente Current Conditions e para 30,0 na componente Economic Sentiment, ambas abaixo das divulgações verificadas no mês anterior: 62,9 e 31,5 pontos, respectivamente. Desde o início do ano, a componente Economic Sentiment do ZEW superou as expectativas uma única vez (Janeiro) e desiludiu em todas as restantes divulgações (Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho), conforme demonstra a tabela.


Conjuntura e importância
Este indicador reveste-se de grande importância para os mercados financeiros, na medida em que o ZEW resulta de um inquérito a participantes activos, nomeadamente investidores institucionais, economistas e analistas financeiros, sobre a forma como vêem e perspectivam a economia e o desempenho de várias classes de activos actualmente e nos próximos seis meses.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Com o acordo provisório alcançado para a Grécia durante a manhã de segunda-feira e o consequente aumento da confiança num desfecho positivo, acreditamos que o desempenho específico de cada país e os respectivos indicadores macroeconómicos sejam mais escrutinados pelo mercado, visto que o risco sistémico que dominou o sentimento durante as últimas semanas foi agora atenuado.

Histórico
Geralmente, o activo mais sensível a este indicador macroeconómico é o DAX 30, embora o euro também tenha sido influenciado no passado. Quando a divulgação é abaixo do resultado anterior ou das expectativas, o DAX 30 tende a ser pressionado.

Por outro lado, quando o headline ou uma das componentes em particular surpreendem positivamente face às expectativas, especialmente o Economic Sentiment, o DAX 30 tende a valorizar. A reacção do euro à divulgação do indicador costuma ser semelhante à do DAX 30.

Nos últimos meses, o impacto do ZEW tem sido pouco expressivo devido ao facto de os desenvolvimentos sobre a instabilidade política e financeira na Grécia terem dominado as tendências de mercado, pelo menos, a curto prazo.

No anúncio de dia 21 de Abril, por exemplo, o ZEW caiu pela primeira vez desde Outubro de 2014, o que não só levou as acções europeias a recuar dos máximos do dia como afectou o sentimento na Europa durante o resto da sessão.

No gráfico que se segue, apresentamos a reacção do DAX 30 no dia 19 de Maio, que caiu 47,5 pontos em cerca de uma hora, após a leitura do ZEW Economic Sentiment ter sido, simultaneamente, inferior às expectativas e à divulgação anterior.