Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Início de semana complicado nas bolsas, BCE assume a tocha do Banco Central

Publicado 09.03.2020, 12:12
Atualizado 09.07.2023, 11:31


Esta semana teve um início bem complicado nos mercados financeiros, com as ações asiáticas e o futuro das ações em queda, pois, após a incapacidade do grupo OPEP + de concordar com novos cortes de produção, a Arábia Saudita decidiu aumentar sua produção de petróleo e reduzir seu preço de venda oficial. Quanto aos preços do petróleo, Brent e WTI estão negociando 26,42% e 27,80% abaixo do fechamento de sexta-feira. Os temores em relação ao impacto econômico do coronavírus aumentaram, também pesando no moral dos investidores. Na quinta-feira, o BCE decide as taxas de juros e seria interessante ver se seguirá os passos da RBA, do FOMC e do BoC, em reduzir as taxas.


Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve em termos de notícias econômicas. Temos apenas indicadores de segundo nível. Durante a manhã europeia, temos os dados de produção industrial, conta corrente e comércio da Alemanha, todos referentes a janeiro. Prevê-se que a IP tenha recuperado 1,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, depois de cair 3,5% em dezembro, enquanto o superávit em conta corrente do país deve ter diminuído para 29,1 bilhões de euros, para 29,1 bilhões de euros. Prevê-se também que o superávit comercial tenha diminuído para 15,4 bilhões de euros, contra 19,2 bilhões de euros. No final do dia, espera-se que tanto o início de moradias quanto as licenças de construção do Canadá, para fevereiro e janeiro, respectivamente, tenham diminuído.


Dito tudo isso, porém, a semana não começou tão silenciosamente quanto o calendário sugere. Os mercados acionários asiáticos e o futuro das ações globais caíram na abertura, pois, após o rompimento de um novo acordo entre os principais produtores de petróleo da OPEP e não OPEP, a Arábia Saudita decidiu aumentar sua produção de petróleo e reduzir seu preço de venda oficial. A decisão foi tomada depois que a Rússia negou a adesão a profundos cortes de produção propostos pela Opep para estabilizar o mercado de energia atingido pelos efeitos econômicos do coronavírus. Entre as moedas do G10, o NOK e o CAD relacionados ao petróleo foram os principais perdedores, seguidos pelos Aussie e Kiwi, ligados ao risco. Os principais ganhadores foram os portos seguros JPY e CHF, seguidos pelo euro. Quanto aos preços do petróleo, Brent e WTI estão negociando 26,42% e 27,80% abaixo do fechamento de sexta-feira.


USD performance G10 currencies

Falando sobre o vírus, embora os casos tenham desacelerado um pouco no domingo, as mortes se aceleraram acentuadamente, enquanto o governo italiano ordenou o bloqueio de grandes partes do norte do país, incluindo Milão. A reação do mercado sugere que os investidores não estão convencidos de que o vírus possa ser contido em breve, algo que aumentou ainda mais os temores da recessão.


Virus percentage change of cases and deaths on a day by day basis

Tudo isso acrescenta mais credibilidade à nossa visão de que, eventualmente, as feridas econômicas poderiam entrar no segundo trimestre, e na ausência de manchetes de que uma vacina poderia ser introduzida em breve, as ações e os ativos vinculados ao risco provavelmente continuarão caindo à medida que os investidores buscam abrigo em locais seguros. refúgios, como títulos, ienes, francos suíços e euro. Após a mais recente derrota no mercado de ações, os rendimentos do Tesouro dos EUA continuaram caindo, com a taxa de 10 anos atingindo um novo recorde de baixa de 0,477, após fechar em 0,773 na sexta-feira, enquanto, de acordo com os futuros dos fundos do Fed, os participantes do mercado agora esperam que o FOMC corte de 75bps em sua próxima reunião agendada para a próxima semana.


Fed funds futures market interest rate expectations

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o índice de confiança nos negócios da Austrália para fevereiro está saindo, mas não há previsão disponível. Na semana passada, o RBA iniciou um esforço coordenado dos principais bancos centrais para combater os danos econômicos do coronavírus em rápida expansão. O Banco reduziu as taxas de juros em 25bps para um novo recorde de 0,50%, e continuou disposto a relaxar ainda mais, se necessário. Em janeiro, o índice de confiança nos negócios da NAB ficou em -1. Assim, tendo em vista que o vírus se espalhou em fevereiro, vemos o caso de o índice deslizar ainda mais para o território negativo. Isso agregará mais credibilidade à visão de que mais cortes pelo RBA podem ser necessários. De acordo com a curva implícita de juros futuros da taxa de caixa interbancária em 30 dias da ASX, outro corte de quarto de ponto está quase totalmente cotado para a reunião de abril.


ASX 30-day interbank cash rate futures implied yield curve

Da China, obtemos as taxas de IPC e IPP para fevereiro. Prevê-se que a taxa de IPC tenha caído para + 5,2% em relação ao ano anterior, de + 5,4%, enquanto a taxa de IPP deverá ter retornado negativo. Nomeadamente, espera-se que tenha caído para -0,3% no comparativo anual, de + 0,1%. No sábado, os dados mostraram que o superávit comercial do país se transformou em um déficit em fevereiro, o que combinado com uma queda na inflação pode aumentar as preocupações de que os efeitos econômicos do vírus sejam maiores do que os estimados anteriormente e, assim, levar os investidores a reduzir ainda mais sua exposição ao risco.


China CPI and PPI

Durante a manhã europeia, obtemos mais dados de inflação para fevereiro, desta vez da Noruega. Espera-se que os CPIs principais e principais desacelerem para + 1,4% yoy e + 2,3% yoy de + 1,8% e + 2,9%, respectivamente. A taxa básica seria muito menor do que a previsão mais recente do Norges Bank para o mês, que é de 1,9%, mas a taxa básica será muito superior à sua respectiva estimativa de + 1,8%. Em circunstâncias normais, é improvável que essas impressões alterem a visão dos formuladores de políticas de que as taxas de juros provavelmente permanecerão no nível atual no próximo período. No entanto, com os bancos centrais em todo o mundo facilitando suas respectivas políticas para impedir uma recessão global devido aos efeitos do coronavírus, os funcionários do Norges Bank podem decidir deixar de lado os dados econômicos e seguir os passos da RBA, FOMC e BoC. A queda acentuada nos preços do petróleo hoje também pode ser uma razão para menores taxas de juros.


Norway CPIs inflation

Da zona do euro, obtemos a impressão final do PIB para o quarto trimestre, que deve confirmar sua segunda estimativa, a saber, que o crescimento econômico na área do euro diminuiu de + 0,3% no terceiro trimestre para + 0,1% no trimestre. A mudança de emprego do bloco para o mesmo trimestre também deve ser divulgada e a previsão aponta para uma aceleração de + 0,1% para + 0,3% no trimestre.


Na quarta-feira, o evento principal provavelmente será o orçamento do Reino Unido. Na verdade, esse é o orçamento do outono que estava agendado para novembro de 2019, mas foi adiado devido ao fato de as eleições gerais terem sido convocadas. Em circunstâncias normais, nesta época do ano, temos a Declaração da Primavera, que é uma atualização dos números. De qualquer forma, esse seria o primeiro orçamento do novo chanceler Rishi Sunak, que substituiu Sajid Javid em 13 de fevereiro. A posição de Javid sobre os gastos foi vista como mais cautelosa que a de Sunak e, portanto, seria interessante ver quão expansivo será o novo orçamento. Em meio à desaceleração econômica doméstica e aos temores sobre o impacto do coronavírus, o apoio fiscal decente pode diminuir a necessidade de o BoE prosseguir com uma flexibilização agressiva, como o FOMC e o BoC fizeram, e assim provar ser favorável à libra.


O PIB do Reino Unido para janeiro, bem como os dados de produção industrial e de manufatura do mês estão saindo, mas podem ser ofuscados pelo anúncio do orçamento. Só para constar, o crescimento econômico deve ter diminuído de + 0,3% para + 0,2% em relação ao mês anterior, enquanto as taxas anuais de PI e MP devem cair ainda mais no território negativo. Especificamente, prevê-se que tenham diminuído para -2,5% e -3,3%, respectivamente, de -1,8% e -2,5%. A balança comercial do país também está saindo e as expectativas são de que o superávit de dezembro se transforme em déficit em janeiro.


Nos EUA, obtemos as CPIs para fevereiro. Espera-se que a taxa global tenha caído para + 2,2% em relação ao ano anterior, ante 2,5%, enquanto a taxa básica deve permanecer inalterada em + 2,3%. Em circunstâncias normais, as taxas de CPI acima da meta de inflação de 2% do Fed teriam permitido que as autoridades permanecessem de lado, apesar de sua métrica favorita ser a principal taxa de PCE, que fica abaixo de 2%. Dito isto, porém, após o duplo corte da terça-feira passada, o presidente do Fed Powell destacou que os fundamentos da economia dos EUA permanecem fortes, acrescentando que eles decidiram cortar devido aos riscos que o coronavírus representa para a atividade. Portanto, não esperamos que os dados domésticos dos EUA alterem as expectativas em relação ao futuro curso de ação do Fed.


US CPIs vs core PCE inflation

Na quinta-feira, é provável que os holofotes se voltem para a decisão de política monetária do BCE. Os participantes do mercado estão confiantes de que este Banco seguirá os passos da RBA, do FOMC e do BoC na política de flexibilização, a fim de proteger a economia global dos efeitos do coronavírus. Dito isto, as expectativas são de apenas um corte de 10bps na taxa de depósito. Tendo isso em mente, para que o euro devolva alguns de seus ganhos recentes, é necessária uma ação mais ousada, mas consideramos isso improvável.


ECB interest rates

Com a taxa de depósito da área do euro já profunda na zona negativa, o BCE tem muito menos espaço para reduzir as taxas em comparação com outros grandes bancos centrais. Este pode ter sido um dos catalisadores do último rali do euro. O outro poderia ter sido o desenrolar de operações de transporte, pois a moeda comum parece ter sido usada como veículo para tais operações. De qualquer forma, acreditamos que o BCE realmente reduzirá em 10 bps e repita que continua disposto a usar todas as suas ferramentas, se necessário, mas na ausência de cortes mais profundos ou de fortes sinais de que isso poderia acontecer em uma das próximas reuniões, espera que o euro continue superando o desempenho de sua contraparte americana. Mesmo que o BCE decida usar outras ferramentas de atenuação, além de cortes nas taxas, qualquer ação desse tipo não pode ser comparada às expectativas elevadas do mercado para um corte triplo no encontro do FOMC da próxima semana.


Quanto aos indicadores econômicos de quinta-feira, durante a manhã europeia, os dados de inflação da Suécia estão sendo divulgados. Prevê-se que o CPI principal tenha acelerado de + 1,3% para + 1,7% no comparativo anual, mas se prevê que a taxa do CPIF tenha diminuído para + 1,1% no comparativo anual de + 1,2%. Acreditamos que, desta vez, a inflação pode não ser tão determinante em relação aos planos de política do Riksbank. Desde a semana passada, os bancos centrais de todo o mundo vêm flexibilizando as políticas em uma ação coordenada para proteger a atividade econômica dos efeitos do coronavírus e isso significa que o banco central mais antigo do mundo pode não hesitar em trazer as taxas de juros de volta ao território negativo.


Sweden's CPIs inflation

A produção industrial da zona do euro para janeiro e os PPIs dos EUA para fevereiro também devem ser divulgados. Espera-se que o IP da área do euro tenha recuperado 1,3% em relação ao trimestre anterior, após queda de 2,1%, o que eleva a taxa anual para -3,4%, de -4,1%. No que diz respeito aos PPIs dos EUA, prevê-se que a taxa global tenha caído de + 2,1% para + 1,8% no comparativo anual, enquanto a previsão principal é de manter-se estável em + 1,7%.


Finalmente, na sexta-feira, a Alemanha divulga seus dados finais de CPI para fevereiro, mas, como geralmente é o caso, espera-se que eles confirmem suas estimativas preliminares. Nos EUA, o índice preliminar de opinião dos consumidores de UM para março está vencido e a previsão aponta para um declínio de 65,0 para 65,0 em fevereiro, para 65,0 em fevereiro.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.