Início de semana complicado nas bolsas, BCE assume a tocha do Banco Central

 | 09.03.2020 12:12


Esta semana teve um início bem complicado nos mercados financeiros, com as ações asiáticas e o futuro das ações em queda, pois, após a incapacidade do grupo OPEP + de concordar com novos cortes de produção, a Arábia Saudita decidiu aumentar sua produção de petróleo e reduzir seu preço de venda oficial. Quanto aos preços do petróleo, Brent e WTI estão negociando 26,42% e 27,80% abaixo do fechamento de sexta-feira. Os temores em relação ao impacto econômico do coronavírus aumentaram, também pesando no moral dos investidores. Na quinta-feira, o BCE decide as taxas de juros e seria interessante ver se seguirá os passos da RBA, do FOMC e do BoC, em reduzir as taxas.


Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve em termos de notícias econômicas. Temos apenas indicadores de segundo nível. Durante a manhã europeia, temos os dados de produção industrial, conta corrente e comércio da Alemanha, todos referentes a janeiro. Prevê-se que a IP tenha recuperado 1,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, depois de cair 3,5% em dezembro, enquanto o superávit em conta corrente do país deve ter diminuído para 29,1 bilhões de euros, para 29,1 bilhões de euros. Prevê-se também que o superávit comercial tenha diminuído para 15,4 bilhões de euros, contra 19,2 bilhões de euros. No final do dia, espera-se que tanto o início de moradias quanto as licenças de construção do Canadá, para fevereiro e janeiro, respectivamente, tenham diminuído.


Dito tudo isso, porém, a semana não começou tão silenciosamente quanto o calendário sugere. Os mercados acionários asiáticos e o futuro das ações globais caíram na abertura, pois, após o rompimento de um novo acordo entre os principais produtores de petróleo da OPEP e não OPEP, a Arábia Saudita decidiu aumentar sua produção de petróleo e reduzir seu preço de venda oficial. A decisão foi tomada depois que a Rússia negou a adesão a profundos cortes de produção propostos pela Opep para estabilizar o mercado de energia atingido pelos efeitos econômicos do coronavírus. Entre as moedas do G10, o NOK e o CAD relacionados ao petróleo foram os principais perdedores, seguidos pelos Aussie e Kiwi, ligados ao risco. Os principais ganhadores foram os portos seguros JPY e CHF, seguidos pelo euro. Quanto aos preços do petróleo, Brent e WTI estão negociando 26,42% e 27,80% abaixo do fechamento de sexta-feira.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir