Japão+Inflação=Imobiliário?

 | 11.04.2022 18:56

Boa tarde! Espero que se encontrem todos bem aos diversos níveis do quotidiano. Hoje irei falar sobre um ETF que retrata o setor imobiliário japonês em termos de análise técnica.

Em primeira instância, eu não coloquei na imagem acima o percurso anterior deste “veículo” de investimento sobre o setor imobiliário, mas posso dizer que está dentro de um grande “Canal Descendente” desde o início do 2 semestre de 2013 e que atualmente ainda nos encontramos no mesmo.

Numa segunda instância, é possível ver que o preço não superou “ainda” os máximos pré-covid, claro que, não é obrigatório que os supere, mas com um “empurrãozinho” inflacionista, é possível que a superação destes máximos se torne realidade.

No momento atual, é possível ver um “Canal Descendente” de menor dimensão, e que a força vendedora começa a denotar alguma fraqueza. A pergunta que se coloca é: será que estamos a ver um sinal de melhoria do setor imobiliário japonês a níveis internos?

Se o Japão não deixar em breve, de aumentar a sua massa monetária a qual incrementou de forma severa em inícios de 2021 e parece não ter fim a vista, podemos muito bem ver uma espiral inflacionista, com valores a chegar entre 3% e 4%, como sucedeu em 2014. E com uma inflação crescente no Japão o setor imobiliário teria espaço para brilhar.

Obrigado!