Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Leitura Final Confirma a Queda do PMI Composto da IHS Markit em Março para a ZEuro

Publicado 05.04.2018, 10:48
Atualizado 09.07.2023, 11:32

A leitura final do índice PMI composto da IHS Markit para o total do setor privado da economia da área do euro foi revisto em baixa em 0,1 pontos face ao valor preliminar para 55,2 (traduzindo igual revisão em baixa também no PMI dos serviços para 54,9), o que colocou a queda no mês em 1,9 pontos. Este é o valor mais baixo desde janeiro de 2017 e mostra uma descida de 3,6 pontos face ao máximo para o atual ciclo económico observado em janeiro (58,8).

A média do 1º trimestre de 2018 (57,0) situou-se apenas ligeiramente abaixo da média do 4º trimestre de 2017 (57,2), não obstante os sinais de perda de momento observados em fevereiro e em março. A leitura de março do índice PMI composto da IHS Markit é ainda compatível com um ritmo de expansão trimestral não anualizado entre 0,5% e 0,6%.

Os países na área do euro para os quais a IHS Markit divulga um PMI composto apresentaram todos uma descida no mês.

O detalhe do inquérito sugere que a perda de momento reflete um misto de desaceleração no crescimento das novas encomendas, condições meteorológicas desfavoráveis no norte da região e as limitações na capacidade instalada (após a forte aceleração na atividade observada nos meses anteriores), mas também provavelmente uma aproximação entre o índice PMI composto e o ritmo de crescimento da economia (tendo em conta que o índice tinha recentemente sobrestimado o ritmo de crescimento da economia). O PMI dos serviços para a Zona Euro como um todo atingiu em março o valor mais baixo desde agosto de 2017.

Para o PMI composto da área do euro, a componente das novas encomendas atingiu o valor mais baixo em 14 meses (sendo de destacar pela positiva, contudo, a Espanha), o que mantém riscos para os próximos meses. A componente do emprego atingiu um mínimo desde setembro de 2017, embora permaneça entre os valores mais elevados da última década (mais uma vez, a Espanha destacou-se pela positiva no mês).

O índice de sentimento para os próximos 12 meses permaneceu bem acima da sua média desde a crise financeira internacional, apesar de ter atingido, em março, um mínimo de 4 meses. As componentes de preços registaram um abrandamento no mês (mínimo de 3 meses para os preços de venda, enquanto a componente dos preços nos inputs atingiu o valor mais baixo desde setembro de 2017). Nos serviços, a componente das novas encomendas atingiu o valor mais baixo desde agosto de 2017 (embora permaneça num valor sólido).

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.