McDonald’s: Buy The Rumour, Sell The Fact Exagerado Cria Oportunidade de Entrada

 | 09.03.2018 15:50

Descrição

A McDonald’s Corp (NYSE:MCD) dispensa introduções, sendo a maior cadeia de fast-food do mundo, conhecida maioritariamente pela sua oferta no segmento de hambúrgueres. O modelo de negócio da McDonald’s é decomposto em restaurantes próprios e franchises, com a última modalidade a representar 92% das localizações da cadeia. A McDonald’s está presente em mais de 100 países, com o mercado doméstico a representar 35% das receitas de 2017. A empresa negoceia na bolsa de Nova Iorque com uma capitalização bolsista de USD 123 mil mi. A McDonald’s é uma das empresas na lista de aristrocratas de dividendos, que incluiu empresas que aumentaram dividendos em anos consecutivos.

Racional

Reestruturação bem sucedida: O presidente executivo em funções da McDonald’s, Steve Easterbrook, encetou uma reestruturação das operações a partir de 2015, com elevado sucesso. A reestruturação, que ainda está a ser aplicada, tem como objectivo, entre outros, reduzir a exposição da McDonald’s a lojas próprias e aumentar a % de franchises (o objectivo e 95% das localizações operarem sobre este formato) e incrementar a digitalização das operações da empresa.

Buy the Rumour and Sell the Fact: A McDonald’s foi expressivamente penalizada após a divulgação de resultados, num movimento de buy the rumour, sell the fact pelo mercado, que descontou a solidez destes (o tráfego aumentou pela primeira vez nos últimos 5 anos) e os efeitos positivos da reforma fiscal nestes.

The best is yet to come: A introdução do Menu $1 $2 $3, entregas de comida, actualização das lojas Experimenta o Futuro (com um maior foco na experiência digital), e a reintrodução do McCafe, deverão sustentar o crescimento na quota de mercado da empresa.

Corte Adicional de Custos: A McDonald’s pretende obter poupanças adicionais de 5% a 10% de custos administrativos anuais, o equivalente a USD 120 mi – USD 140 mi, até ao final de 2019. A empresa já cortou, até 2017, USD 500 mi de despesas administrativas. Este corte adicional nas despesas administrativas permitirá que a rubrica atinja (segundo estimativas da empresa) USD 1,8 mil mi – USD 1,9 mil mi em 2019, representando menos de 2% das receitas consolidadas (vs. aproximadamente 10% em 2016).

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Perspectivas futuras de crescimento: A equipa de gestão da McDonald’s definiu como objectivos futuros um crescimento de vendas globais entre 3% a 5%, margens de EBITDA de cerca de 45% e um crescimento de um dígito em nível médio a alto nos lucros por acção.

Avaliação fundamental a prémio face à média histórica mas a desconto face aos congéneres: A McDonald’s apresenta um perfil de múltiplos de enterprise value que encontram-se acima da média histórica dos últimos 5 anos. Tal prémio é justificável pelo sucesso do processo de reestruturação da empresa e as perspectivas futuras positivas. Face aos principais concorrentes do segmento, a McDonald’s no entanto, negoceia com um perfil de múltiplos a desconto (com a excepção do múltiplo de EV/Sales), não obstante a sua posição dominante no segmento de fast-food. A McDonald’s também apresenta uma estrutura operacional mais eficiente, com margens de EBITDA e resultado líquido acima da maioria dos congéneres, beneficiando em grande parte das superiores economias de escala que a sua dimensão proporciona.