Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Minutas do Fed, CPIs do UK e Flash PMIs

Publicado 15.02.2021, 12:30
Atualizado 09.07.2023, 11:31
Não há reuniões de bancos centrais na agenda desta semana, mas obtemos as atas das últimas reuniões de política monetária do Fed, RBA e BCE, das quais podemos obter algumas pistas extras em relação aos planos futuros desse banco, fique conectado com os nossos artigos ao longo da semana. Quanto aos dados, na quarta-feira, temos os CPIs do Reino Unido e Canadá para janeiro, enquanto na quinta-feira, o relatório de emprego da Austrália para o mês está saindo Na sexta-feira, temos os PMIs preliminares de fevereiro da Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos.

Na segunda-feira, durante a manhã asiática, já obtivemos o PIB preliminar do Japão para o quarto trimestre, que desacelerou menos do que o previsto, de + 5,3% para + 3,0% no trimestre. A previsão era de desaceleração para 2,3% no trimestre.

No resto do dia, os mercados dos EUA e do Canadá permanecerão fechados devido ao Dia do Presidente e ao Dia da Família, respectivamente, enquanto na China, os mercados permanecerão fechados durante toda a semana devido às comemorações do Ano Novo Lunar. O único lançamento digno de nota na agenda de hoje é a produção industrial da zona do euro para dezembro, que deve ter se deteriorado 1,0% em relação ao mês anterior, após expandir 2,5% em novembro.

Na terça-feira, durante a sessão asiática, o RBA divulga a ata de sua última reunião de política monetária, onde as autoridades decidiram expandir seu programa de QE para comprar AUD 100 bilhões adicionais de títulos. Embora não esperemos que isso seja seguido por mais atenuação nos próximos meses, examinaremos os minutos para ver se nossa visão está realmente correta ou não.

RBA interest rates
Durante o comércio europeu, temos a pesquisa ZEW alemã de fevereiro, a 2ª estimativa do PIB da zona do euro para o quarto trimestre, bem como a mudança preliminar de emprego do bloco para o trimestre. Com relação à pesquisa ZEW, o índice de condições atuais deve ter caído de -66,4 para -67,0, enquanto o índice de sentimento econômico deve ter caído de 61,8 para 59,5. A 2ª estimativa do PIB da zona do euro deve confirmar sua estimativa preliminar de -0,7% no trimestre, enquanto nenhuma previsão está disponível para a mudança de emprego. Mais tarde, dos EUA, temos o índice de manufatura do New York Empire State para fevereiro.

Na quarta-feira, o principal item da agenda pode ser a ata do último encontro do FOMC. Nessa reunião, o Comité decidiu manter inalterados os enquadramentos de política monetária, tendo como única alteração material do comunicado a parte que afirma que “o ritmo de recuperação da actividade económica e do emprego tem moderado nos últimos meses”. Embora tenha havido algumas conversas no mercado sobre a redução do QE, na conferência de imprensa após a decisão, o presidente do Fed Powell afirmou claramente que é muito cedo para se concentrar nas datas de redução.

US unemployment rate
Também ouvimos falar dele na semana passada, com o tom de sua fala ficando do lado dovish. Ele observou que a melhora no mercado de trabalho estagnou nos últimos meses e, mesmo que vejamos um mercado de trabalho forte em breve, eles não irão apertar a política monetária apenas em resposta a isso. Ele afirmou que vão manter os juros nos níveis atuais até que a economia atinja o nível máximo de emprego e a inflação fique acima de 2% por algum tempo. Com tudo isso em mente, será interessante procurar na ata se há indícios de que outros oficiais estejam na mesma página de seu chefe. Se assim for, o dólar americano provavelmente ficará abaixo dos juros de venda, enquanto as ações e outros ativos vinculados ao risco podem continuar marchando para o norte na expectativa de que o Fed fará o que for preciso para apoiar uma economia severamente atingida pela pandemia do coronavírus.

Quanto aos dados de quarta-feira, durante o início da manhã europeia, obtemos os CPIs do Reino Unido para janeiro. Espera-se que as taxas principais e básicas tenham caído para + 0,5% per annum e 1,3% per annum, de + 0,6% e + 1,4% respectivamente. Embora essas impressões mantenham a porta aberta para um aumento nas compras de QE do BoE se for considerado necessário, não esperamos que prejudiquem muito o peso. Em sua última reunião, o BoE rejeitou a ideia de taxas de juros negativas, que combinadas com o fato de que o Reino Unido está indo mais longe na cobiçada corrida de vacinação, encorajou os comerciantes de libras esterlinas a comprar mais moeda britânica. Em nossa opinião, os mesmos catalisadores provavelmente continuarão apoiando a libra e, tendo em mente que vemos o apetite do mercado se manter apoiado no futuro previsível, a libra esterlina pode ter um melhor desempenho em relação aos portos-seguros iene e franco.

UK CPIs inflation
No final do dia, também obtemos dados de inflação do Canadá. A taxa básica deverá ter subido para + 0,8% e/ou de + 0,7%, enquanto nenhuma previsão está disponível para a taxa básica. Em sua reunião anterior, o BoC decidiu manter as taxas de juros e o ritmo de suas compras de QE inalterados, decepcionando aqueles que esperavam um pequeno corte ou mesmo um novo aumento no QE. As autoridades também notaram que "À medida que o Conselho do BCE ganha confiança na força da recuperação, o ritmo das compras líquidas de títulos do governo do Canadá será ajustado conforme necessário", o que sugere que o próximo passo da política do BoC pode ser reduzir o QE.

Canada CPIs inflation
No entanto, o relatório de emprego de janeiro decepcionou, com a taxa de desemprego subindo de 8,9% para 9,4%, e a variação líquida no emprego mostrando que a economia perdeu 212,8 mil empregos. Com isso em mente, embora um pouco mais alta, uma taxa de inflação bem abaixo da meta de inflação do BoC de 2% não deve sugerir que a redução gradual pode estar nas cartas nos próximos meses. Uma decepção pode até prejudicar as expectativas nessa frente, algo que pode ser negativo para o dólar canadense. Dito isso, com os preços do petróleo subindo e o sentimento geral do mercado permanecendo apoiado, acreditamos que tal reação se provará temporária. Eventualmente, a moeda vinculada às commodities pode recuperar suas perdas relacionadas à inflação e continuar a tendência para o norte, pelo menos contra os portos seguros.

Nos EUA, temos os dados de vendas no varejo e produção industrial de janeiro. Espera-se que as vendas principais e principais tenham se recuperado 1,0% no mês, após cair 0,7% e 1,4%, respectivamente, enquanto a produção industrial deverá ter desacelerado para + 0,4% no mês, de + 1,6%.

Na quinta-feira, horário da Ásia, recebemos o relatório de empregos da Austrália de janeiro. A taxa de desemprego deve ter caído de 6,6% para 6,5%, enquanto a variação líquida no emprego deve mostrar que a economia adicionou mais 40,0 mil empregos, uma desaceleração dos 50,0 mil em dezembro. No entanto, após os ganhos estelares em outubro e novembro, vemos o caso de desaceleração do crescimento do emprego como mais do que o normal e, portanto, não esperamos que isso aumente a especulação de mais flexibilização do RBA nos próximos meses, especialmente dado que o Banco já expandiu suas compras de QE em seu último encontro.

Australia unemployment rate
No final do dia, durante a sessão da UE, temos a ata da última reunião de política monetária do BCE. Apesar das medidas de bloqueio em torno da zona do euro, o presidente Lagarde disse que os riscos de queda para as perspectivas econômicas são agora "menos pronunciados", tornando os investidores céticos quanto a novas flexibilizações por parte do BCE, embora o Banco tenha repetido mais uma vez que está pronto para ajustar todos os seus instrumentos, conforme apropriado. Portanto, analisaremos as atas para ver se a opinião de Lagarde também é compartilhada por outros funcionários e se de fato as chances de mais flexibilização diminuíram por enquanto. Algo assim pode beneficiar um pouco o euro.

ECB interest rates
As licenças de construção e início de habitação nos EUA para janeiro também estão saindo, e ambos devem ter caído um pouco em relação às leituras de dezembro.

Finalmente, na sexta-feira, os investidores podem fixar seu olhar nos PMIs preliminares de fevereiro de várias nações da zona do euro, da zona do euro como um todo, do Reino Unido e dos EUA. Prevê-se que o PMI de manufatura da zona do euro tenha caído fracionariamente, de 54,8 para 54,4, mas o de serviços deverá ter subido de 45,4 para 46,0. Isso provavelmente levará o índice composto para um pouco mais alto, mas o manterá dentro do território contracionista. Especificamente, o índice composto do bloco deve ter aumentado de 47,8 para 48,0. Em nossa opinião, é improvável que isto mude as expectativas em torno do curso de ação futuro do BCE, especialmente se a ata apontar para um Conselho do BCE desviado para os próximos meses. Não há previsões para as impressões no Reino Unido, enquanto nos EUA, espera-se que os PMIs de manufatura e serviços tenham diminuído um pouco. Prevê-se que o índice de manufatura tenha caído de 59,2 para 58,5, e o de serviços, de 58,3 para 57,5.

Eurozone PMIs
Quanto ao restante dos dados de sexta-feira, durante a manhã asiática, os CPIs nacionais do Japão para janeiro estão saindo. Nenhuma previsão está disponível para a taxa básica, enquanto a taxa básica deverá ter aumentado para -0,7% e/ou de -1,0%.

No final do dia, temos as vendas no varejo do Reino Unido e Canadá para janeiro e dezembro, respectivamente. Espera-se que tanto as vendas principais quanto as principais do Reino Unido tenham caído 1,6% ao mês e 1,8% ao mês, depois de subir 0,3% e 0,4%, enquanto no Canadá, a taxa principal deverá ter caído de 1,3% para -2,6% ao mês. Prevê-se que a taxa básica também tenha caído, de + 2,1% para + 0,3% em relação ao mês anterior. As vendas de casas existentes nos EUA para janeiro também devem ser divulgadas e as expectativas são de uma ligeira queda.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.