Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Moda e vestuário: Oportunidade de investimento

Publicado 20.10.2021, 00:05
Atualizado 09.07.2023, 11:32

1- Contextualização e estatística

Charles Frederick Worth e as suas inovações, nomeadamente colocação de etiquetas identificativas da sua “marca” nas peças de vestuário, criação de coleções consoante a época do ano e o desenvolvimento de apresentações das suas criações com modelos reais – desfiles deram-lhe o estatuto de pai da “alta-costura”, na história desta área de consumo.

A evolução dos tempos e do mundo tornou esse sector da economia numa indústria composta por empresas que criam, projetam, desenvolvem e vendem peças de vestuário, calçado e acessórios de moda, distribuídos por diversas categorias, entre as quais, artigos básicos, artigos de luxo, artigos de desporto, peças de vestuário, peças e acessórios de luxo, bem como acessórios íntimos.

O mercado dos acessórios de moda e vestuário apresenta números consideráveis, salientando-se o facto do valor da indústria global da moda valer 2% do PIB Mundial.

Dentro desta indústria, a roupa masculina tem um valor superior a $400B USD e a indústria de moda feminina superior a $620B USD. Nichos específicos, dentro do mercado da moda, como roupa de noivas assume um valor de mercado na ordem dos $57B USD, enquanto que a roupa infantil ultrapassa os $185B USD. O valor do mercado do calçado desportivo é superior a $90B USD.

As três maiores empresas do Mundo da moda são: Louis Vuitton Moët Hennessy (PA:LVMH); Nike (NYSE:NKE) e Inditex (MC:ITX), as quais são apresentadas, resumidamente, mais adiante.

2- O impacto da pandemia

A indústria do vestuário/moda teve, até ao ano de 2020, uma maior aproximação aos seus clientes por via da presença em lojas físicas. A distribuição dos seus produtos e disponibilização aos clientes estava dividida em dois caminhos de proximidade, designadamente as lojas de identidade dedicada e as lojas multimarca, localizadas em ambientes exteriores ou nos centros comerciais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Nas lojas de identidade dedicada a marca consegue controlar a sua identidade, imagem e artigos a disponibilizar, bem como um maior ajuste e controlo de custos, lucros e preços finais. Esta capacidade de gestão e possibilidade de administração já não são tão controláveis nas lojas multimarca, em virtude da sua dinâmica de funcionamento e existência de terceiros no processo de venda ao cliente final.

A pandemia de 2020 afetou a economia mundial e esta indústria em particular. Esse impacto refletiu-se nas suas vendas e números globais, com perdas de faturação, valores de venda e prejuízos acentuados. Contudo, também mostrou a capacidade deste mercado se adaptar às novas circunstâncias, prova disso é o facto dos dados estatísticos mostrarem que as vendas de roupa e acessórios de moda, apesar da forte queda de cerca de 50,5%, nos Estados Unidos, e 31% em média a nível global está numa recuperação visível. Em poucos meses, os gastos com artigos de moda aumentaram mais de 60%. Neste ponto, as vendas online desempenharam um papel fundamental e o e-commerce foi uma das ferramentas que permitiu à indústria uma rápida e eficaz adaptação às circunstâncias da contemporaneidade.

3- Oportunidades de investimento

O investimento em empresas da indústria da moda requer uma correta avaliação e uma análise profunda por parte do investidor. O setor é cíclico e, como tal, oscilações económicas e da confiança dos consumidores vão, naturalmente, influenciar os resultados e dados financeiros desta indústria. Bens de consumo como vestuário, calçado e acessórios de moda não são primordiais e tendem a ser preteridos em períodos de recessão. Este comportamento dos consumidores terá reflexo nas empresas e, por conseguinte, vão impactar o investimento do investidor.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Porém, o mercado é vasto e o número de empresas grande. Uma exposição a esta indústria torna-se fácil do ponto de vista da escolha, mas difícil na seleção adequada ao perfil de cada investidor.

Para uma melhor perceção das oportunidades de investimento nesta área do mercado são apresentadas, em seguida e de uma forma muito resumida, algumas empresas cotadas em bolsa pertencentes à indústria do vestuário e moda em geral, sendo que as três primeiras se encontram alinhadas segundo a sua posição no ranking global.

  • Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH)

Como referido anteriormente, o conglomerado de luxo francês é, no presente, a maior empresa de moda do mundo. Tem a sua sede em Paris e envolve um número de funcionários a tempo inteiro superior a 148.000. Apresenta uma capitalização de mercado superior a $334B USD e o seu Dividend Yield está na ordem dos 0,9%, tendo um EPS (TTM) e P/E, respetivamente, de 18.77 e 35.41. Para além do mercado da moda, o champanhe Moët e os iates Royal van Lent também fazem parte da oferta de produtos desta empresa.

  • NIKE, Inc. (NKE)

A empresa e marca Nike dispensam apresentações. É a líder mundial e a pioneira em tendências de calçado e vestuário desportivo e para o quotidiano. Sediada nos Estados Unidos, tem no seu quadro 73.000 funcionários a tempo inteiro. A sua capitalização de mercado encontra-se acima dos $250B e tem um Dividend Yield de 0,7%. O valor de EPS (TTM) situa-se na ordem dos $3,77 e apresenta um P/E de 41.90. A Converse, sua subsidiária, representa 10% do total das suas receitas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .
  • Indústria de Diseño Textil, S.A. (ITX) (IDEXF)

É a terceira maior empresa do mundo pertencente à indústria da moda. A sua sede localiza-se na Corunha, em Espanha, e tem mais de 140.000 funcionários a tempo inteiro. A sua capitalização de mercado ultrapassa os $112B USD. Com um Dividend Yield de 1,87% apresenta EPS (TTM) de 0.96 e um P/E de 37.62. Marcas como Zara, Pull & Bear e Stradivarius são detidas por esta empresa da moda rápida.

Esta empresa é, igualmente, conhecida no mundo do desporto, cuja sede se situa em Herzogenaurach, perto de Nuremberga, na Alemanha, tem no seu quadro mais de 58.000 funcionários a tempo inteiro. É uma empresa com uma capitalização de mercado superior a $58B. O seu Dividend Yield situa-se nos 1,14%. O EPS (TTM) encontra-se nos 9,81 e um P/E de 32.69.

  • Columbia Sportswear Company (COLM)

Esta marca é uma das mais conhecidas de vestuário e calçado outdoor. Trata-se de uma empresa americana, sediada em Portland, com mais de 7.000 funcionários a tempo inteiro. A sua capitalização de mercado é superior a $6.3B USD e o seu Dividend Yield é superior a 1%. O seu EPS (TTM) encontra-se nos 3.81 e o P/E na ordem dos 25.25.

  • PVH Corp. (PVH)

PVH é também uma empresa americana com sede em Nova York. O seu quadro engloba cerca de 20.000 funcionários a tempo inteiro. Marcas como Van Heusen, Tommy Hilfiger e Calvin Klein são detidas pela PVH, a qual apresenta uma capitalização de mercado superior a $7.8B USD. O seu EPS (TTM) é superior a 4 e o seu P/E superior a 27.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .
  • Ralph Lauren Corporation (RL)

Sobejamente conhecida, a Ralph Lauren também está sediada em Nova York e conta com 12.000 funcionários a tempo inteiro. Apresenta uma capitalização de mercado superior a $8.7 USD e um Dividend Yield superior a 2.3%. O seu EPS (TTM) situa-se nos 2.31 e o P/E nos 51.45.

4- Conclusão

O sucesso, números globais, adaptação e recuperação são, efetivamente, pontos a ter em consideração enquanto investidor que pretende estar exposto a esta indústria.

No entanto, a compreensão da sazonalidade e movimentações cíclicas desta área do mercado torna-se fundamental. O vestuário, artigos e acessórios de moda não são bens de consumo essenciais, pelo que, em momentos de recessão e/ou decréscimo do sentimento de confiança podem levar a que determinados investimentos neste mercado possam ter comportamentos pouco desejáveis e compatíveis com o perfil e objetivos do investidor.

Uma correta, profunda e metódica análise e avaliação das empresas são preponderantes para um bom desempenho do investimento alocado a esta área do mercado.

As ideias e as opiniões, acima descritas, refletem a minha linha de pensamento sobre estes veículos de investimentos. Assim, não devem as mesmas ser consideradas ou tidas como forma de aconselhamento financeiro.

Últimos comentários

Interessante esta análise sobre a oportunidade de investimento em empresas de moda e vestuário. Depois do severo impacto sofrido pela pandemia do coronavírus, num confinamento a fazer ignorar tudo o que representa a importância da moda no que à roupa e acessórios diz respeito, as medidas de alívio fazem com que tudo volte à normalidade. Não foi fácil o período de receção e é, muitas vezes, no atravessar de um deserto que a criatividade aguça o engenho para o encontro de novas variantes de solução, obviando a que os consumidores passagem a comprar online com mais frequência, fazendo com que as empresas investissem nos canais digitais, sendo, hoje uma mais valia decisiva para a consolidação de um segmento reconhecidamente enfraquecido e que sobreviveu graças às vendas online. Será por isso um sector de investimento apetecido, muito bem argumentado e fundamentado em mais este artigo de opinião
Caro Domingos Oliveira. Muito obrigado pelo seu comentário. De facto esta indústria conseguiu, apesar do grande impacto do confinamento, reinventar-se e adaptar-se à nova realidade. Os números mostram isso mesmo e, apesar das características cíclicas, consegue apresentar boas oportunidades de investimento.
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.