Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Moderna aproxima-se dos 100 mil milhões de dólares. É uma ação de risco?

Publicado 15.07.2021, 14:42
Atualizado 02.09.2020, 07:05

Após o seu aumento de mais de 450% durante 2020, o rally meteórico da Moderna (NASDAQ:MRNA) continua este ano. Os ganhos - impulsionados pela vacina revolucionária da biotecnológica contra a COVID-19 - têm sido tão poderosos que esta empresa de 11 anos está agora a aproximar-se de uma capitalização de mercado de 100 biliões de dólares.

As ações saltaram quase 5% na quarta-feira, para negociar a um valor recorde de $246,92, antes de fecharem a $246,40, valorizando o Moderna de Cambridge, com sede em Massachusetts, a quase $99 mil milhões.

Moderna Semanal

Este elevado nível de avaliação - que coloca o Moderna na mesma liga que os gigantes mundiais da área farmacêutica como a Sanofi (PA:SASY) e a GlaxoSmithKline (NYSE:GSK), também levanta uma questão importante: Para onde vão as ações de MRNA a partir daqui?

A resposta a essa pergunta depende muito do caminho que a crise global de saúde tomar e do sucesso da empresa em ir além das vacinas, a fim de desbloquear todo o potencial da tecnologia do mRNA, na qual se baseia a vacina COVID, como solução para outras doenças. Por enquanto, as previsões dos analistas para o potencial de vendas a curto prazo da empresa variam amplamente.

MRNA Estimativa Consenso

De acordo com estimativas consensuais publicadas no Investing.com, embora a maioria dos analistas inquiridos tenha atualmente uma classificação de compra das ações, uma minoria significativa não tem a mesma convicção sobre a biotecnológica.

A Moderna, que teve vendas nominais antes da pandemia, pode obter receitas entre 13 mil milhões e 22 mil milhões de dólares em 2021, de acordo com as previsões dos analistas. Mas, para além deste ano, a previsão das vendas de vacinas torna-se mais complicada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A analista da Morningstar Karen Andersen, num relatório da Bloomberg, diz que o mercado de vacinas poderia atingir 72 mil milhões de dólares em todo o mundo este ano, e depois cair para 65 mil milhões em 2022 e 8 mil milhões no ano seguinte.

"A extensão do slide dependerá do número de pessoas que precisarem de vacinas de reforço, com que frequência e se Moderna, Pfizer (NYSE:PFE) e outros poderão aumentar os preços para compensar um mercado mais pequeno", diz o relatório.

Já no pico da avaliação?

Os analistas que cobrem empresas de biotecnologia, que prosperam com o seu primeiro conjunto de produtos, dizem que, nesses casos, as empresas atingem um pico de cerca de 10 vezes as vendas futuras, que têm o potencial de atingir nos próximos três a cinco anos.

A aplicação desta regra à Moderna sugere que a empresa pode já ter atingido o seu pico de valorização, e será difícil para a ação atingir um valor mais alto a partir destes níveis. Empresas tão diversas como a Alexion (NASDAQ:ALXN) e a Gilead (NASDAQ:GILD) têm mostrado aos investidores um caminho semelhante após o lançamento dos seus medicamentos inovadores.

A Gilead, que lançou uma droga revolucionária contra a hepatite C no final de 2013, viu as suas vendas aumentarem para 19 mil milhões de dólares em 2015, mas depois começaram a diminuir à medida que a concorrência crescia. O valor de Gilead 100 mil milhões de dólares desde o seu pico de quase 180 mil milhões de dólares.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Gilead Longo Prazo

Para além da pandemia da COVID-19, os executivos da Moderna estão otimistas quanto à sua tecnologia que trará curas para outras doenças infeciosas respiratórias, bem como potenciais terapias para outras doenças, incluindo cancros e doenças inflamatórias.

Apostar em outros avanços pode não trazer ganhos tão rapidamente como os que são alimentados pela autorização de emergência para as vacinas COVID. A maioria das vacinas experimentais da Moderna permanecem em ensaios humanos em fase inicial, exceto a sua vacina contra o citomegalovírus que transformar-se num produto multibilionário se funcionar. 

Resumindo

As ações da Moderna provaram ser uma grande aposta para os primeiros investidores. O seu caminho futuro, contudo, é ainda incerto depois de um rally tão poderoso que empurrou o título para além dos fundamentos das vendas futuras de vacinas.

Últimos comentários

Toda a (sobre)valorização é pouca quando se ingressa com vitalidade no S&P 500; afinal, a saga da Moderna não deverá ficar por aqui. :)
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.