Mr. Kuroda… Espere por mim! Buffett e Munger, longo prazo, interessa? 1/4

 | 30.11.2022 16:25

Bom dia! Espero que se encontrem todos bem de saúde e aos demais níveis financeiros. Hoje vamos falar de um país, que, a meu ver, é muito interessante, esse país dá pelo nome de Japão! Vamos então prosseguir!

É do conhecimento geral, que os últimos 2/3 anos foram tempos sem precedentes, em que navegamos pelo desconhecido, derivado da pandemia a nível global e também dos danos colaterais que a mesma acarretaram. Até ao momento atual, um dos problemas que mais se ouve falar e que abre alguns telejornais, é a espiral inflacionista que se vive, que acaba por derreter os orçamentos da maioria das famílias. Mas este é um problema que não assiste ao Japão, pois, o país combate-se com outros problemas estruturais na sua política monetária interna.

O Japão é na mente de muitos investidores considerado um paraíso para investimentos em “valor”, devido à perceção de um baixo crescimento económico, embora a notação utilizada se concentra no PIB (Produto Interno Bruto) do país, acrescentando ainda que os ganhos corporativos não são incluídos.

Dentro da economia do país, se olharmos o diferencial entre “valor” e “crescimento”, a diferença ainda é algo expressiva. Este diferencial tem-se acentuado ao longo do ano, mas já não com aquela pujança do primeiro/segundo trimestres deste ano.