Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Não há razões (pelo menos, por enquanto) para se ter medidas de austeridade

Publicado 28.05.2020, 12:05
Atualizado 09.07.2023, 11:32
Para compreender o porquê da necessidade de medidas de austeridade, é imperativo ter noções básicas sobre a sustentabilidade de uma dívida púbica. De uma forma sucinta, essa sustentabilidade é influenciada por dois fatores: desempenho das contas públicas (diferença entre as receitas e custos do estado – excluindo os juros pagos pela dívida – em percentagem do PIB) e a diferença entre a taxa de juro real paga pela dívida e a taxa de crescimento do PIB real. No entanto, no longo-prazo é mais determinante o segundo ponto uma vez que se o crescimento da economia for sempre superior aos juros pagos pela dívida, esta contribui não só para a diminuição do valor da dívida relativamente ao PIB, como também leva ao maior valor nominal do PIB, levando a uma consequentemente a uma diminuição de um possível deficit das contas públicas (uma vez que este está também em percentagem do PIB). Isto levou Olivier Blanchard (2019) a referir que perante uma situação destas pode-se e deve-se “empurrar a dívida” para a frente, pagando a dívida existente emitindo nova dívida, mas diminui-la como consequência do crescimento económico – assim seria possível reduzir o tamanho da dívida relativamente ao PIB sem nunca se precisar de aumentar impostos. O ex economista-chefe do FMI, refere ainda que uma taxa de crescimento real do PIB superior à taxa de juro real paga pela dívida “é historicamente uma regra e não uma exceção” (salvo raras situações).

Com a última crise financeira de 2008, Portugal começou a contrair elevados deficits fiscais – consequência não só de uma já deficitária balança fiscal, mas principalmente pelo abrandamento da economia. Isto levou a que investidores se afastassem da dívida portuguesa, levando a que a taxa de juro paga por ela fosse muito superior à taxa de crescimento da economia, o que fez com que a dívida entrasse rapidamente numa trajetória claramente insustentável. No fundo, as duas parcelas da fórmula (balança fiscal e diferença entre as taxas de juro da dívida e de crescimento do PIB) estavam a contribuir para o seu aumento. A solução encontrada foi a de pedir ajuda externa, que acabou por levar a um aumento de impostos e a uma diminuição dos gastos do estado. Essa era a única situação possível perante as circunstâncias europeias, mas não necessariamente a melhor.

Nos EUA, perante a mesma crise financeira, a Fed começou por comprar elevadas quantidades de dívida pública americana que contribuiu substancialmente para atenuar a diminuição do crescimento real do PIB e para reduzir a taxa de juro real paga pela dívida levando assim a uma trajetória mais sustentável da dívida pública. Se o Banco Central Europeu (BCE) tivesse feito o mesmo na zona Euro, toda a consolidação orçamental teria sido menos exigente e consequentemente menos dolorosa para todos os cidadãos europeus. Se da mesma forma que o BCE “salvou” o euro anos depois com as mesmas medidas utilizadas pela Fed, também poderia ter certamente evitado essa mesma extrema situação de “salvamento” em que a zona euro se encontrava.

Na atual crise, a situação é felizmente muito diferente. O Banco Central Europeu (BCE) aumentou ainda mais as suas medidas expansivas aumentando o seu programa de compra de ativos no valor de 750 mil milhões de euros para tentar conter as graves consequências económicas da Covid-19. Para além disso, ao tomar a decisão de deixar de aplicar os 33% de autolimite à compra de obrigações de dívida pública acabou por marcar também uma clara posição de que estaria aqui para o que fosse preciso (“whatever it takes”). Esta ação do BCE é determinante para que Portugal continue a pagar menos de 1% pela sua dívida a 10 anos (na altura em que se pediu ajuda externa em 2011, o país estava a pagar cerca de 15%) e evite então uma situação em que tenha de ter medidas de austeridade ou de pedir ajuda a instituições internacionais.

No entanto, é expectável que a dívida portuguesa entre numa trajetória insustentável uma vez que se espera uma contração da economia abaixo do pouco que se está a pagar pelos juros da dívida. É expectável que essa insustentabilidade dure apenas um ano, sendo esperado que em 2021 a economia volte a crescer bem acima dos juros da dívida.

Não há então razão para se ter medidas de austeridade num futuro próximo nem talvez a médio prazo. É certamente esperada alguma contenção fiscal à medida que a economia vai recuperando, no entanto não deverá ser nada comparado com os anos em que perdemos a soberania de decidir o que era melhor para nós. Medidas de expansão fiscal é aquilo que se deve procurar ter em recessões, enquanto as de contração ou contenção fiscal, aquelas que se esperam em momentos de maior crescimento económico. Isso é aparentemente o esperado, e é saudável que assim seja.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.