No centro das atenções da semana: as decisões do BCE e do BoC, os CPIs dos EUA

 | 07.06.2021 12:07

Após a decisão de política monetária do RBA na semana passada, esta semana, a tocha do banco central será passada para o BCE e o BoC. Não esperamos nenhuma mudança de nenhum dos bancos e, portanto, se for o caso, a atenção pode recair em dicas e indícios a respeito de seus planos futuros. Os investidores também podem prestar atenção extra nos CPIs dos EUA para maio, onde outro aumento nas taxas principais e básicas pode aumentar a especulação de que o Fed comece a reduzir seu suporte à política monetária mais cedo do que se pensava anteriormente.

Segunda-feira é um dia muito leve, sem indicadores de nível superior na programação. Portanto, os participantes do mercado podem se concentrar na política dos EUA e nas negociações entre democratas e republicanos sobre a proposta do presidente Joe Biden de acordo de infraestrutura de US $ 1,7 milhões. As expectativas de gastos do governo em infraestrutura já adicionaram combustível à recente recuperação do mercado de ações e, portanto, seria interessante ver qual poderia ser o resultado. Em nossa opinião, os grandes ganhos de estoque sobre as expectativas de um grande gasto do governo podem ter deixado os estoques vulneráveis ​​a uma retração decente, caso a decisão final não aponte para um plano tão grande.

Na terça-feira, durante a sessão asiática, temos o PIB final do Japão para o primeiro trimestre, que deverá ser revisado ligeiramente para cima, de -1,3% para -1,2% no trimestre. A pesquisa de negócios NAB da Austrália para maio também está saindo, mas nenhuma previsão está disponível no momento.

Durante as negociações da UE, a pesquisa ZEW da Alemanha para junho deve ser lançada. Prevê-se que o índice das condições atuais subiu de -40,1 ​​para -28,0, enquanto as expectativas de um aumentaram de 84,4 para 85,3. O PIB final da zona do euro para o primeiro trimestre também está saindo, juntamente com a mudança final de emprego para o trimestre. Como normalmente é o caso, espera-se que as impressões finais confirmem suas estimativas preliminares.

No final do dia, temos a balança comercial do Canadá para abril e as vagas de emprego do US JOLTs para o mesmo mês. O déficit comercial do Canadá deve ter diminuído um pouco, embora nenhuma previsão esteja disponível para os números dos JOLTs dos EUA.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Na quarta-feira, o principal evento será provavelmente a decisão da taxa de juros do BoC. Em sua última reunião, este Banco manteve sua taxa de juros de referência inalterada em + 0,25%, mas decidiu reduzir suas compras de QE. Desde então, tanto a taxa básica quanto a de núcleo do IPC do mês de abril aumentaram e, embora o PIB tenha desacelerado no primeiro trimestre do ano, a expansão acelerou-se notavelmente em março. No entanto, na sexta-feira, o relatório de emprego de maio mostrou que a taxa de desemprego subiu de 8,1% para 8,2%, e que a economia perdeu mais 68,0 mil empregos após perder 207,1 mil em abril. Assim, embora o aumento no IPC e os dados decentes do PIB possam descartar questões sobre se o Banco agiu corretamente ao reduzir suas compras de títulos na última reunião, o relatório de emprego suave provavelmente não levará a uma redução maior nesta reunião. Dito isso, um tom otimista na declaração, sugerindo que uma redução adicional pode estar em andamento nos próximos meses, pode ser o suficiente para manter o Loonie no pé da frente por mais um tempo.