No foco da semana a decisão RBNZ, reunião do Fed e PCE dos EUA

 | 24.05.2021 13:06

Temos uma semana leve pela frente em termos de lançamentos de números econômicos e eventos programados, mas temos alguns importantes. Em primeiro lugar, temos uma decisão de política monetária do RBNZ na quarta-feira, onde, seguindo os últimos dados de emprego melhores do que o esperado, seria interessante ver se as autoridades parecerão um pouco mais otimistas. Nos EUA, teremos notícias de vários palestrantes do Fed, enquanto na sexta-feira, a métrica de inflação favorita do Fed, o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE) será lançado. Ambos são susceptíveis de definir o tom sobre se o Fed deve considerar começar a normalizar a política antes do previsto, ou não.

Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve em termos de dados econômicos e divulgações. As bolsas de valores da Alemanha, Suíça e Noruega permanecerão fechadas em comemoração ao Pentecostes, enquanto o Canadá também estará de férias devido ao Dia da Vitória.

Acreditamos que, na ausência de dados importantes, a atenção do mercado pode recair sobre os comentários e observações dos funcionários do Fed. Hoje, vamos ouvir o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, e o governador do conselho do Fed, Lael Brainard. Após o aumento nas taxas de inflação principal e de núcleo nos EUA, bem como a conversa sobre a redução do volume revelada nas atas da última reunião do FOMC, seria interessante ver o que eles têm a dizer. Talvez esses dois membros estivessem inicialmente no campo sustentando que é muito cedo para começar a discutir a normalização das políticas, mas depois do aumento da inflação, especialmente das forças subjacentes, eles podem ter mudado de ideia. Não vamos esquecer que logo após os dados do IPC serem divulgados, Bostic observou que é muito cedo para julgar se a tendência da inflação é preocupante, evitando dizer com segurança que o aumento é devido a fatores transitórios. Se realmente obtivermos opiniões mais céticas sobre a inflação e a redução da inflação, as ações podem recuar novamente, enquanto o dólar americano pode se recuperar. Por outro lado, qualquer coisa que sugira que as autoridades ainda veem o aumento da inflação como temporário e que ainda temos um longo caminho a percorrer antes que o Comitê comece a normalizar a política, poderia ter o efeito oposto, ou seja, as ações devem marchar para o norte e os EUA dólar, bem como outros portos seguros podem deslizar.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir