Nova Trading Idea - PayPal Holdings: Perfil de Crescimento Sustenta Desempenho

 | 21.05.2018 18:32

Descrição

A PayPal (NASDAQ:PYPL) é uma empresa de processamento de pagamentos online, operando um modelo de ‘carteira online’. A empresa detém uma plataforma que permite o pagamento de compras, transferência de dinheiro, entre outras operações. A PayPal negoceia no Nasdaq desde Julho de 2015, após o spin-off da eBay (NASDAQ:EBAY), registando uma capitalização bolsista actual de USD 95.982 mn.

Racional

A Paypal apresentou um conjunto de resultados trimestrais acima das estimativas, com o volume de pagamentos a crescer 32% no trimestre e o número de utilizadores activos a aumentar em 8,1 mi. Adicionalmente a empresa reviu em alta as estimativas de lucros por acção no ano de USD 2,24- USD 2,30 para USD 2,31 – USD 2,34 (o mercado aponta para USD 2,29), não obstante esperar uma desaceleração no crescimento de receitas core para 19,5% - 21,5% (vs. 21% em 2017).

Os bons resultados da empresa demonstraram que o final da parceria entre a Paypal e eBay, que pressionou as acções da Paypal após ser anunciada, não teve efeitos reais na evolução operacional da empresa, que se revela assim totalmente independente da sua antiga casa-mãe.

O Venmo, detido pelo PayPal, que se iniciou como uma aplicação que permite transferências P2P (peer-to-peer) grátis, encontra-se em processo de expansão, sendo já aceite por mais de 2 mn de comerciantes norte-americanos e gerindo cerca de USD 12 mil mn em transacções no trimestre. A expansão da app para comerciantes permite à PayPal obter uma percentagem da operação como comissão (similarmente ao que ocorre na transacção de pagamentos online via PayPal), monetizando assim a aplicação. As estatísticas geradas pela utilização dos consumidores também poderão no futuro ser utilizadas para disseminar publicidade segmentada por tipo de utilizador, constituindo uma forma de business intelligence.

A PayPal beneficia do crescimento do comércio online, tendência que deverá acentuar-se no médio prazo. A empresa também estabeleceu parcerias com comerciantes (p.e. Apple (NASDAQ:AAPL)) e empresas de cartões que permitem o uso do PayPal para compras em lojas físicas. Adicionalmente, a aquisição da iZetltle, por USD 2,2 mil mi, permite à Paypal expandir o segmento de transacções em loja.