Nova Trading Idea - Ubisoft Entertainment: Indústria de Jogos em Clara Expansão

 | 27.06.2018 15:02

Descrição

A Ubisoft (PA:UBIP) é uma empresa de jogos de vídeo sediada em França e fundada em 1986. Os seus principais jogos são Assassin’s Creed, Far Cry, Prince of Persia e Tom Clancy’s. 47% das suas receitas são geradas nos EUA, 37% na Europa e 16% no resto do mundo. Em termos de plataformas 42% das vendas são para Playstation 4, 23% para Xbox One e 18% para PC. A empresa cota na bolsa de Paris com uma capitalização bolsista de EUR 10,6 mil mi.

Racional

Um novo modelo de negócio: Depois da crescente popularidade de serviços de subscrição de filmes e séries como a Netflix, é a vez das empresas de jogos de vídeo estudarem a possibilidade de criarem um serviço semelhante. Nesta nova modalidade, os seus clientes pagariam um valor por mês e teriam acesso a todos os jogos da empresa em vez de pagarem por cada jogo. Para a Ubisoft, permitiria não só ter uma fonte de receitas mais estável como também através da disponibilização de todos os seus jogos, aumentar o número de jogadores. A Playstation conseguiu com sucesso implementar um modelo de subscrição mensal (cerca de EUR 7 em Portugal), para disponibilizar o modo de jogo online aos seus utilizadores. Sem esta subscrição não é possível jogar online. Este serviço, Playstation Plus, conta já com mais de 34 milhões de subscritores.

Alvo de aquisições: Com este novo modelo, torna-se imprescindível criar um portfólio de jogos que seja bastante apelativo aos consumidores e por isso é expectável que haja um movimento de consolidação entre algumas empresas de jogos. A Ubisoft já foi alvo de tentativas de aquisição e é provável que no futuro surja maior interesse nesta
consolidação de conteúdos. A Vivendi (PA:VIV) tentou na Europa agregar a Gameloft (empresa de jogos de telemóveis) e a Ubisoft, conseguindo apenas adquirir a primeira. Depois de falhar a aquisição da Ubisoft, a Vivendi vendeu a sua posição à família Guillemot (fundadores) e à Tencent (5%).

Mercado em expansão na China: A Tencent é um conglomerado de media na China que conta com um serviço de música muito semelhante ao Spotify (NYSE:SPOT) (Tencent Music) e um serviço de vídeo muito semelhante ao Netflix (Tencent Video). Devido à grande densidade populacional da China, o crescimento de subscritores destes serviços tem sido
exponencial. A Tencent já detém uma posição de 5% na Ubisoft e no passado comprou por USD 8,6 mil mi uma empresa finlandesa de jogos (Supercell), para além de deter
posições também na empresa Epic Games e Riot Games. É expectável que a posição da Tencent na Ubisoft, ainda que não seja aumentada, sirva para ajudar a difundir os seus jogos na China através dos serviços de subscrição da Tencent, o que iria representar um aumento significativo de receitas na China para a Ubisoft, que de momento são residuais.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Ascensão dos eSports: Os eSports são competições mundiais enormes de jogos online, que são transmitidas ao vivo para todo o mundo como se de um campeonato mundial de Futebol se tratasse. Já existem múltiplos canais de transmissão de jogos como o Twitch, o Pand.tv ou o Youtube assim como múltiplos jogadores cuja profissão é jogar e transmitir os seus jogos para o seu público alvo e receber doações pelos vídeos. Estima-se que em 2019 o número de pessoas a ver competições eSports ascenda a 427 milhões. Esta euforia não só pelos jogos mas também pela visualização de vídeos de outros jogadores aumenta a atractividade de toda a indústria. O Comité Internacional Olímpico discutiu em 2017 a possibilidade de considerar alguns jogos de vídeo como categoria de desporto olímpico.

Múltiplos de crescimento: Embora o rácio de P/E para 2018 esteja ligeiramente acima dos principais competidores, em 2019 já estabiliza em linha com os demais dado o maior crescimento previsto de resultados. Apesar de ter mais dívida, está ainda a um nível bastante baixo de 0,7 vs EBITDA. Já a margem EBITDA de 44,2% está acima dos concorrentes.