Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Nova Trading Idea - Walt Disney: A “Força” Está nos Conteúdos

Publicado 11.04.2018, 13:10
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Descrição

A Walt Disney (NYSE:DIS) é uma empresa de media sediada nos EUA. Os principais segmentos de negócio são canais de media (46% do resultado operacional), parques e hotéis (26%), estúdios de cinema (16%) e produtos de retalho e media interactiva (12%). A empresa cota na bolsa de Nova Iorque com uma capitalização bolsista de USD 150 mil mi.

Racional

A “Força” está nos conteúdos: Actualmente existe uma crescente procura por conteúdos, motivo pelo qual a Netflix (plataforma de streaming) foi forçada a desenvolver também os seus próprios filmes e séries. Neste sentido, as empresas que tiverem o conteúdo mais apelativo aos consumidores deverão atingir melhores resultados. A Disney para além dos conteúdos de animação Disney e Pixar possui também direitos sobre conteúdos Marvel e sobre a saga Star Wars da Lucas Film, que geraram em 2017 mais de USD 6 mil mi em receitas de cinema. Para além do cinema, através da venda de conteúdos e publicidade nos seus canais como o Disney Channel (cerca de 313 mi de subscritores) e ESPN (canal de desporto com cerca de 234 mi de subscritores), a empresa gerou cerca de USD 23 mil mi em 2017. A Netflix, em comparação, tinha no final de 2017 cerca de 120 mi de subscritores e gerou 12 mil mi em receitas nesse ano. A Disney já anunciou que a partir de 2019 não irá renovar o contrato de fornecimento de conteúdos à Netflix e que pretende iniciar o seu próprio serviço de streaming. Para isso adquiriu uma posição maioritária na empresa BAMTech que possui uma plataforma de serviços streaming, através da qual irá lançar um serviço de streaming da ESPN em 2018 e prevê lançar em 2019 um para os restantes conteúdos.

Diversificação de receitas: A Disney tem parques de diversões e hotéis na Califórnia e Flórida, um resort no Hawaii, uma linha de cruzeiros, uma particpação de 47% no Disneyland Resort em Hong Kong e 43% no Disneyland Resort de Shangai. Gera também receitas com venda de direitos sobre o Disney Resort de Tóquio. Assim, gera cerca de USD 18 mil mi por ano em receitas de parques e hotéis. Na área de produtos de retalho e media interactiva gera cerca de USD 6 mil mi através de venda de merchandise, jogos, livros e revistas e publicidade em sites da Disney. Assim, ainda que o investimento no seu próprio serviço de streaming possa deteriorar as receitas com conteúdos e aumentar o investimento, estes segmentos de parque, hotéis e produtos de retalho deverão manterse estáveis mantendo assim a empresa com fluxos de caixa operacionais positivos.

Aquisição de activos da 21st Century Fox: A Disney anunciou no final de 2017 a intenção de adquirir alguns activos da 21st Century Fox: Fox Studios (que produz filmes como XMen, Idade do Gelo, Planeta dos Macacos e Avatar), os canais Fox (com excepção dos de desporto e notícias), direitos desportivos regionais nos EUA, o canal National Geographic, a posição na Hulu (30%) e a posição na Sky (39%). Em Dezembro a Disney confirmou uma oferta de USD 52,4 mil mi. Com a aquisição da posição de 30% da Fox no serviço de streaming Hulu, a Disney passaria a deter uma posição de 60%. Assim poderia alavancar também o seu serviço de streaming usando a Hulu que já conta com cerca de 17 mi de subscritores nos EUA. A Fox por sua vez, já tinha anunciado a intenção de comprar a SKY (empresa de media Britânica) por GBP 17,5 mil mi. A SKY tem cerca de 22 mi de subscritores, dos quais 12 mi no Reino Unido, 5 mi na Alemanha e Austria e 5 mi em Itália, gerando assim o interesse da Disney na posição da Fox na SKY, relacionado com o crescimento do seu possível serviço de streaming na Europa.

Múltiplos atractivos e abaixo da média do sector: Mais de 60% do resultado operacional da Disney provém de venda de conteúdos e a empresa está a investir no lançamento do seu serviço de streaming. Comparando assim a Disney com a Netflix vemos que a empresa está com um desconto significativo. O seu rácio de preço/lucro situa-se no nível mais atractivo de 14,4, vs 96,2 do Netflix. Ao comparamos os ROE e ROA da Disney (25,3% e 11,5%) com os do Netflix (17,9% e 3,4%) é visível a superioridade de retornos da Disney. Face à TimeWarner, que também produz conteúdo, a Disney possui um valor mais alto de P/E (14,4 vs 12,6) mas que é explicado pelos maiores rácios de retorno (ROE e ROA) e menor dívida líquida / EBITDA (1,3 vs 2,5).

Disney Tabela

Últimos resultados: A empresa reportou receitas de USD 15,35 mil mi vs estimativas de USD 15,44 mil mi no último trimestre de 2017. O lucro operacional da área de canais de media e de parques e hotéis superaram as expectativas (USD 1,19 mil mi e USD 1,35 mil mi vs est. USD 1,06 mil mi e USD 1,25 mil mi) mas as áreas de estúdios de cinema e produtos de retalho ficaram aquém (USD 829 mi e USD 617 mi vs est. USD 954 mi e USD 656 mi). Os resultados por acção foram acima do esperado devido a um benefício fiscal de USD 1,6 mil mi devido à reforma fiscal nos EUA. Em 2018 a Disney irá lançar um filme da saga Star Wars e 3 filmes da Marvel.

Disney Receitas Reportadas

Riscos:

Serviço de Streaming: A criação do seu próprio serviço de streaming irá acarretar alguns riscos. Inicialmente, será necessário um gasto significativo com publicidade de modo a atrair subscritores. Com o fim do contrato com a Netflix, serão também perdidas estas receitas que a Disney espera compensar e ultrapassar à medida que o número de subscritores do seu serviço aumentar, o que poderá levar mais tempo do que o previsto.

Aumento de dívida devido a aquisições: Apesar de os níveis de dívida não serem elevados (rácio de Dívida Líquida / EBITDA de 1,3 e dívida total de USD 26 mil mi), a aquisição de ativos da Fox por USD 52,4 mil mi iria aumentar significativamente este rácio para níveis perto dos 2,9, segundo a empresa. A Disney espera fazer a aquisição através de oferta de acções da Disney, no entanto terá de comprar estas acções no mercado se não quiser ver as posições dos seus accionistas diluidas.

As aquisições podem ser travadas por reguladores: Existe neste momento um processo judicial a decorrer, onde o Departamento de Justiça Americano (DOJ) luta contra a aquisição da TimeWarner pela AT&T (NYSE:T). Apesar de ser uma aquisição vertical (uma empresa de telecomunicações a comprar uma empresa de media) o DOJ vê o risco da AT&T abusar do seu poder após aquisição, para limitar a distribuição ou aumentar o preço dos conteúdos que irá adquirir da TimeWarner, prejudicando assim os consumidores. É provável então que a decisão final deste processo influencie significativamente a possível aquisição de activos da Fox pela Disney.

Aquisição da SKY pela FOX: A Comcast fez uma oferta para a compra da SKY acima da feita pela FOX. Caso se inicie uma guerra de ofertas pela SKY é provável que o custo da aquisição da FOX pela Disney aumente.

Classificação Disney

Evolução Gráfica (velas diárias)

Disney Gráfico

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informação disponível para o público em geral, recolhida de fontes consideradas de confiança. O BIG não assume qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se nada do aqui constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Salienta-se a possibilidade dos resultados previstos serem susceptíveis de alteração em função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação agora disponibilizadas. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro. Alterações nas taxas de câmbio de investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu valor, preço ou rendimento. O BIG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição sujeita a alterações, em qualquer título referenciado neste documento. O BIG poderá disponibilizar informação adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.