Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

O destaque dessa semana se volta para o Simpósio de Jackson Hole

Publicado 24.08.2020, 11:27
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Esta semana parece relativamente leve em termos de indicadores econômicos. Os únicos lançamentos que valem a pena mencionar são os dados do PIB da Noruega e do Canadá para o segundo trimestre, bem como a pesquisa Ifo da Alemanha para agosto. Dito isso, porém, na quinta e na sexta-feira, teremos o simpósio econômico de Jackson Hole, com os investidores talvez fixando seus olhos em um discurso do presidente do Fed Powell, em busca de dicas mais claras com relação ao futuro curso de ação do Fed.


Na segunda-feira, não há grandes eventos ou indicadores no calendário.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, a única notícia que vale a pena mencionar é o núcleo do CPI do BoJ para julho, mas nenhuma previsão está disponível no momento.

Durante a manhã europeia, da Noruega, temos dados de PIB para o segundo trimestre. Nenhuma previsão está disponível para a taxa trimestral principal, mas a do continente deve ter caído de -2,1% para -6,1%. No encontro da semana passada, o Norges Bank decidiu manter as taxas de juros inalteradas em 0,0%, repetindo que a perspectiva e o equilíbrio dos riscos sugerem que eles provavelmente permanecerão nesse nível por algum tempo. As autoridades reconheceram que a economia está no meio de uma desaceleração profunda e acrescentaram que as novas informações confirmam em grande parte o quadro dos desenvolvimentos econômicos apresentado no relatório de junho. Nesse relatório, a estimativa do Banco para o PIB do continente no segundo trimestre foi de -6,1%, exatamente a mesma que a previsão dos analistas e, portanto, não esperamos que tal taxa de contração altere os planos do Norges Bank. Em nossa opinião, isso significa que a reação em NOK provavelmente não será importante.

Norway mainland GDP qoq
A pesquisa Ifo da Alemanha para agosto também está saindo. A avaliação atual e os índices de expectativas devem ter subido de 84,5 e 97,0 para 87,0 e 98,0, respectivamente, algo que levará o índice de clima de negócios de 90,5 para 92,0. Dito isto, porém, tendo em mente que o índice de condições atuais da pesquisa ZEW caiu ainda mais para o território negativo, em vez de se recuperar como a previsão sugeria, consideraríamos os riscos em torno do índice de avaliação atual Ifo inclinados para o lado negativo. Com o número de casos infectados na Europa acelerando recentemente, enquanto, ao mesmo tempo, os casos nos EUA começaram a diminuir um pouco, uma visão deteriorada em relação à atual condição econômica da Alemanha não será uma surpresa para nós. O PIB final do país para o segundo trimestre também está saindo, o que deve confirmar a estimativa preliminar de que a potência econômica da zona do euro contraiu 10,1% no trimestre.

Germany Ifo vs ZEW surveys
Dos EUA, temos o índice de confiança do consumidor do Conference Board para agosto e as vendas de casas novas para julho. Espera-se que o índice CB tenha aumentado uma fração, de 92,6 para 93,0, enquanto as vendas de novas casas deverão ter desacelerado para 1,3% em relação ao mês anterior, de 13,8%.

Na quarta-feira, durante o comércio asiático, os dados comerciais da Nova Zelândia para julho serão divulgados, mas nenhuma previsão está disponível.

No final do dia, o único comunicado que vale a pena mencionar são os pedidos de bens duráveis ​​dos EUA para julho. Espera-se que as taxas principais e básicas tenham caído para 4,3% ao mês e 2,1% ao mês, de 7,6% e 3,6%, respectivamente.

Na quinta-feira, os holofotes provavelmente recairão no simpósio econômico anual virtual de Jackson Hole, onde o presidente do Fed, Powell, fará um discurso no dia de abertura. A conferência será realizada virtualmente pela primeira vez devido à pandemia. As atas da última reunião do FOMC revelaram que vários participantes sugeriram que acomodação adicional poderia ser necessária, mas acrescentaram que o apoio fiscal também seria necessário. Por outro lado, eles viram apenas benefícios modestos em adotar uma estratégia de controle da curva de juros e, portanto, isso "não era garantido" agora, o que pode ter sido a razão por trás da retração das ações e da recuperação do dólar após o lançamento.

Sem uma imagem clara da forma que qualquer flexibilização adicional potencial pode assumir, os investidores podem fixar seu olhar no discurso de Powell para mais clareza nessa frente. Eles também podem estar procurando por pistas sobre o momento de qualquer ação adicional, especialmente se a Casa Branca e os democratas do Congresso permanecerem em um impasse para chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda ao coronavírus. Se o Fed Chief sugerir que mais estímulos estão nos planos, talvez já no mês que vem, os equites provavelmente estenderão suas tendências de alta, enquanto o dólar provavelmente continuará caindo. O oposto pode ser verdadeiro, se Powell parecer menos pacífico do que o previsto, algo que poderia reduzir as expectativas sobre novas medidas acomodatícias antes do final deste ano.

Quanto ao resto dos eventos de quinta-feira, o PIB da Suíça para o segundo trimestre está saindo, bem como a 2ª estimativa do PIB dos EUA para o trimestre. A atividade suíça deve ter contraído 8,5% no trimestre, após uma queda de 2,6% nos primeiros três meses do ano, enquanto a 2ª estimativa dos números dos EUA está prevista para mostrar uma revisão modesta de alta para -32,6% de -32,9%. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego na semana passada e as vendas pendentes de casas em julho estão na agenda.

Finalmente, na sexta-feira, durante a manhã asiática, os IPC de Tóquio do Japão para agosto serão divulgados. Nenhuma previsão está disponível para a taxa principal, enquanto a principal deverá ter caído de + 0,4% para + 0,3% per annum.

No final do dia, dos EUA, obtemos dados de gastos e rendimentos pessoais para julho, juntamente com o índice PCE central para o mês. A renda pessoal deverá ter diminuído 0,2% em relação ao mês anterior, após cair 1,1% em junho, enquanto os gastos deverão ter desacelerado de + 5,6% para + 1,5% em relação ao mês anterior. Espera-se que o índice PCE central, a métrica de inflação favorita do Fed, tenha aumentado para + 1,2% per annum de + 0,9%, algo suportado pelo aumento da taxa CPI central para o mês. O índice de confiança do consumidor final da UM para agosto também está saindo e deve ser revisado ligeiramente para cima, de 72,5 para 72,8.

US CPIs inflation
Do Canadá, temos dados do PIB para junho e segundo trimestre como um todo. A taxa mensal para junho deverá ter aumentado ainda mais, de 4,5% para 5,3%, após cair para -11,7% em abril. Dito isso, nenhuma previsão está disponível para a taxa anual trimestral. Em sua última reunião, o BoC decidiu manter as taxas de juros inalteradas em + 0,25%, e observou que elas permanecerão até que a meta de inflação de 2% seja atingida de forma sustentável. As autoridades também acrescentaram que continuarão com seu programa de QE até que a recuperação econômica esteja bem encaminhada e que estão prontos para ajustar seus programas se as condições do mercado mudarem. Com tudo isso em mente, acreditamos que novas melhorias na atividade econômica durante o mês de junho podem permitir que os formuladores de políticas permaneçam por mais um tempo. Além disso, com os preços do petróleo permanecendo em um modo de tendência de alta e o sentimento do mercado mais amplo permanecendo apoiado, o Loonie pode permanecer relativamente forte por mais. Se o apetite pelo risco continuar a melhorar, esperamos que tenha um desempenho melhor em relação aos portos-seguros, como o dólar americano, o iene japonês e talvez o franco suíço.
Canada GDP qoq annualized

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.