Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

O Efeito Elon Musk

Publicado 11.02.2021, 09:54
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Das criptomoedas a ações de empresas que ninguém conhece, o poder de um tweet de Elon Musk é capaz de fazer disparar o preço de qualquer ativo à velocidade de um foguetão.

Com mais de 46 milhões de seguidores no Twitter, o CEO da Tesla (NASDAQ:TSLA) é hoje um dos homens mais influentes também nos mercados bolsistas, e basta olhar para os números para verificar o poder do "Efeito Elon Musk".

Um dos mais populares deste ano esteve relacionado com a GameStop (NYSE:GME). A empresa norte-americana de lojas de vídeojogos ocupou o centro das atenções após um grupo do Reddit r/Wallstreetbets ter provocado o short squeeze mais mediático dos últimos tempos. A operação ganhou ainda mais destaque depois do tweet de Elon Musk.

Elon Musk Tweet

Nessa altura os títulos da GameStop, que já estavam num ciclo de fortes subidas, dispararam mais de 400% até tocarem nos 481,99 dólares.

Criptomoedas

Mais recentemente o foco tem estado na Dogecoin, que atingiu máximos após Musk ter feito vários tweets sobre esta criptomoeda que foi criada por piada.

Elon Musk Tweet

Elon Musk Tweet

 

A Dogecoin entrou nas comunidades inspirada no ‘Doge’, um popular meme de internet de um cão japonês Shiba Inu.

Quando foi lançada, era uma criptomoeda mais restrita, tal como a própria Bitcoin foi no início. No entanto, popularizou-se entre as redes sociais e comunidades online. Billy Markus, um de seus criadores, mal imaginaria que esta se viria a tornar uma das altcoins mais populares do mercado, com direito a tweets do homem mais rico do mundo.

Dentro do universo das criptomoedas o efeito Musk tem se feito sentir também na Bitcoin. Esta voltou a atingir máximos, depois de a Tesla - a fabricante de veículos elétricos de Musk - ter anunciado a compra de 1,5 mil milhões de dólares de Bitcoin como parte da nova política de investimento atualizada em janeiro deste ano. O anúncio levou a Bitcoin para máximos, ultrapassando a fasquia dos 48 mil dólares.

Ups...foi engano!

Mais do que as criptomoedas ou do que a subida da GameStop, o poder de influência dos tweets de Musk vê-se em outros dois casos que são, no mínimo, hilariantes.

Após o Whatsapp ter anunciado as novas condições e termos de política de privacidade, Musk fez um post no Twitter a dizer: utilizem o Signal.

Elon Musk Tweet - Use Signal

Mais uma vez bastou este tweet para que, no dia seguinte, as ações da Signal Advanced (OTC:SIGL) disparassem mais de 800%. Acontece que esta Signal Advanced nada tem a ver com a aplicação Signal a que Elon se referia. A app alternativa ao Whatsapp não está cotada, e a empresa Signal Signal Advanced atua na área da saúde e tecnologia médica.

As ações acabariam por corrigir da subida vertiginosa quando começou a circular a informação da confusão dos nomes. Mas quando se pensaria que tudo ficaria por aqui, tal como já tinha acontecido com o Zoom (NASDAQ:ZM) no passado, eis que a história se volta a repetir.

Musk partilhou no Twitter que ia estar à conversa com o CEO da Robinhood, Vlad Tenev, na nova rede social sensação: Clubhouse.

Elon Musk Tweet Clubhouse

Isso foi suficiente para que as ações da Clubhouse Media Group disparassem mais de 80%. No entanto, esta empresa não tem nada a ver com a nova rede social elogiada pelo CEO da Tesla.

A Clubhouse Media Group (CMGR) atua na área de tratamento médico, pesquisa científica e serviços de saúde. Já a rede social utilizada por Musk, Clubhouse, é feita para interações apenas em áudio por meio de salas virtuais. Atualmente está apenas disponível para IOS e por convite.

Com esta capacidade de influência não é de estranhar que haja cada vez mais olhos postos no Twitter do CEO da Tesla.

Elon Musk é um génio e que vai deixar a sua marca no mundo. Aliás, a Terra já é tão pequena para Musk que vai deixar a marca em Marte. Mas com a irracionalidade que temos assistido, aliada a uma falta de literacia financeira, e ao medo de ficar de fora e perder a próxima grande oportunidade, veremos se no próximo tweet em que Musk mencionar Marte (Mars, em inglês) se não disparam as ações da empresa inglesa Marston’s PLC (LON:MARS).

Com o efeito Elon Musk tudo é possível!

Efeito Musk

Todo o conteúdo presente neste artigo tem apenas fins informativos e educacionais e não constitui qualquer tipo de recomendação ou aconselhamento financeiro.

 

Últimos comentários

ou então vai tudo ao supermercado comprar chocolates (Mars)
👏🏼
É um manipulador de mercado para proveito proprio , ja vem de algum tempo! As accoes da tesla sao o exemplo, vale mais que todas as empresas juntas do ramo automovel ! Mas claro esta a tesla nao vale isso ...
O poder fulminante do Musk!
sim o poder  fulminante de um produto nada produz nada cria que será mais tarde a destruiçao de muitas vidas isto vale? ilusao lembram-se  ultimas quedas pique.? se desejo mal a quem anda nisto., nunca mas prevenir é ajudar, sabem quem vai ganhar? quem  e muito bem já está em opcoes queda,josé
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.