Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

O sentimento como explicação dos preços de mercado

Publicado 02.06.2021, 09:18
Atualizado 07.11.2023, 10:55

Vários analistas passaram décadas à procura de uma fórmula para definir o real valor de uma ação. O modelo de discounted cash flow (DCF) é um dos muitos utilizados como base para decisões de investimento. No entanto, pode existir uma falha fundamental neste processo.

O DCF e outros modelos deste tipo fornecem uma estimativa do justo valor de uma empresa. Formalmente, este é o valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros. Se o preço das ações for inferior ao valor estimado, as ações poderão estar boas para comprar.

O que é difícil explicar é a razão do preço das ações ser diferente deste ou outros modelos. Se os mercados forem assumidos como eficientes, significa que as ações devem estar a negociar ao preço "correto".

 

A multidão determina o sentimento

O sentimento ajuda a explicar se o preço de mercado está acima ou abaixo do justo valor estimado. Enquanto o sentimento é de confiança o preço de mercado está acima do valor estimado, o mesmo é bearish quando preço está abaixo do justo valor estimado das ações.
Independentemente do tipo de investidor que se seja, mesmo observando que o mercado está sobrevalorizado, vão comprá-lo de qualquer forma porque reconhecem que está a subir, levando a preços cada vez mais elevados pela compra da multidão. Muitos deles acreditam que podem detetar quando é que um topo se está a formar e por isso são capazes de sair antes que a queda se instale. Neste caso, os investidores entendem que o sentimento da multidão é um fator importante para determinar o rumo da tendência.

Em 1954, Humphrey Neill explicou claramente por que é importante compreender o papel da multidão nos mercados. No seu livro, The Art of Contrary Thinking, Neill notou que a multidão está potencialmente errada em importantes pontos de viragem.

Considerando um topo de mercado. O tamanho da multidão envolvida aumenta à medida que o mercado sobe. No entanto, à medida que a multidão se torna cada vez mais bullish, os investidores estão a despender cada vez mais fundos para esse mercado. Chega a um ponto - quando os mercados estão em máximos históricos – que os compradores se esgotam. Por outras palavras, à medida que a multidão se torna cada vez mais compradora e compromete cada vez mais dos seus fundos, a oferta de novos capitais de investimento diminui. Eventualmente, quando parece que todos na multidão são bullish, o mercado acaba por corrigir.

Por outro lado, o cenário oposto é também possível. A multidão torna-se cada vez mais avessa ao risco e as ordens de venda inundam o mercado. Quando deixarem de existir tantas pessoas a vender, o mercado potencialmente recuperará.

Em ambos os casos, os extremos no sentimento marcam o fim da tendência. Na formulação de Neill, pode ser lucrativo tomar uma posição contrária à multidão nos extremos. No entanto, é importante estar do mesmo lado do mercado e não ir contra uma regra básica da análise técnica que é não ir contra a tendência primária do mercado.
A lógica da teoria dos preços da multidão é bastante simples. Mas enquanto o conceito é simples, o valor do preço do sentimento do mercado nunca pode ser conhecido com precisão.

No entanto, existem indicadores úteis que ajudam os analistas a estimar o fator de sentimento num mercado. Em termos gerais, estes indicadores baseiam-se em dados de mercado e estatísticas comerciais ou em dados de fora dos mercados, tais como inquéritos de opinião a profissionais e investidores individuais.


Os materiais, análises e opiniões contidas, referenciadas ou fornecidas são exclusivamente para fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento. Toda a confiança indiscriminada em materiais ilustrativos e informativos pode levar a perdas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

De acordo!
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.