Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Obrigações Governos Suscetíveis no Curto Prazo à Recuperação dos Índices de Ações

Publicado 13.04.2018, 08:59
Atualizado 09.07.2023, 11:32

A última semana mostrou estabilidade nas yields a 10 anos de França e Alemanha, mas uma subida nos EUA e na periferia da área do euro. Tal como era esperado pelo consenso, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumo nos EUA para março atingiu 2,1%. Este comportamento reflete um efeito de base favorável, mas também provavelmente um ambiente de maiores pressões inflacionistas, como é observado pelas taxas anualizadas para os últimos 3 meses (2,9%) e 6 meses (2,6%). As taxas breakeven estão novamente num movimento de subida, também resultado da valorização na cotação do petróleo.

Nos EUA, mas também na Zona Euro, a área da dívida de governos permanece suscetível a um ambiente mais favorável aos ativos de risco (num momento em que a época de resultados do 1º trimestre de 2018 poderá colocar-se no centro das atenções), notícias macro positivas ou de redução dos riscos geopolíticos (ou riscos relacionados com a política comercial).

O calendário económico da próxima semana contém dados económicos que poderão aumentar a visibilidade sobre o comportamento da economia dos EUA no 1º trimestre de 2018, com a divulgação da leitura de março para as vendas a retalho (dia 16) e da produção industrial (dia 17). Na Europa, teremos essencialmente indicadores de confiança: índice ZEW para o sentimento dos investidores (dia 17) e índice de sentimento da Comissão Europeia para a confiança dos consumidores (dia 20). A semana será também marcada pela divulgação dos dados do PIB na China para o 1º trimestre de 2018 (dia 17), o que poderá ser relevante, dado o atual contexto de receios sobre um menor ritmo de expansão por parte da economia mundial.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O calendário das agências de rating mostra-nos também eventos que poderão ser relevantes. A Moody's poderá hoje pronunciar-se sobre Espanha. A agência tem a Espanha em Baa2, uma notação idêntica à atribuída à Itália, o que contrasta com o A- de S&P e Fitch. Na próxima sexta-feira (dia 20), Portugal encontra-se no calendário de DBRS (BBBlow/Stable) e Moody's (Ba1/Positive). A Moody's é a única agência de rating que ainda mantém Portugal em junk, o que justifica a expectativa de uma revisão em alta. A curva portuguesa continua a negociar dentro da curva italiana, apesar de encontrar-se 1 ou 2 notches abaixo em termos de rating, traduzindo o bom desempenho económico / execução orçamental, assim como o menor risco político. A esse propósito, o Conselho de Ministros já aprovou o Programa de Estabilidade para o período 2018-2022, sendo debatido no Parlamento no próximo dia 24, contendo uma atualização das projeções económicas e da execução orçamental para o período, após o défice de 0,9% do PIB alcançado no ano passado, excluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (saldo primário de 3% do PIB). Com as reuniões da primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial a decorrerem entre 16 e 22 de março, é esperada a divulgação de uma atualização para o World Economic Outlook, incluindo das previsões para a economia portuguesa.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.