Obrigações "High Yield"

 | 28.05.2022 01:36

Boa noite! Espero que se encontrem todos bem. Hoje vou falar sobre “Obrigações High Yield” ou “Obrigações Lixo”

Em primeiro, o que são “Obrigações High Yield”?

“Obrigações High Yield”, são títulos de dívida com uma classificação de crédito baixa, por isso, os emitentes destes títulos por norma pagam um prémio maior aos detentores dos seus títulos, para compensar o risco que os detentores adquirem no momento de compra do título. Pois, o risco de incumprimento é alto por parte dos emitentes da dívida.

A FED em março de 2020, comprou Obrigações a todos os níveis, isto é, desde “Investment Grade” ou “Obrigações de alta qualidade” até “Obrigações High Yield”. E o que fez seguidamente foi, despejar dinheiro “novo” no bolso da população, a população por sua vez, rentabilizou o mesmo, e fez bem, lá diz o velho provérbio “Dinheiro parado não dá juros”. Resumindo e concluindo, despertou o apetite pelo risco, no que aos mercados financeiros diz respeito, e tudo subiu.

Mas a história hoje é outra, a FED já avisou que a “brincadeira” acabou, apesar de que, a taxa de depósito imposta pela Reserva Federal estar a menos de metade da taxa de juro diretora, facilitando os empréstimos da banca junto da “FED”. Mas será que Jerome Powell, recorre aquele velho ditado, “Não faças o que digo, faz o que eu faço” ou este foi um movimento forte de subida, por parte de investidores/especuladores, após semanas consecutivas de queda, pois, também lá diz aquele ditado, “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”.

Estamos num importante nível técnico, isto é, o preço está entre o nível de 38,2% de Fibonacci do último movimento de queda e 1/3 do último movimento de queda. Por coincidência ou não, esta semana, fechou entre estes dois níveis. Deste nível poderíamos subir um pouco mais, este possível movimento de subida traria subidas interessantes aos índices, como sucedeu esta semana que acabou, em termos de mercados financeiros. Por outro lado, atingido este primeiro nível, podemos retomar as quedas, e ver esta semana que passou como um ato isolado. Que vocês acham?