Obrigado por tudo! Até 2023!

 | 15.07.2022 21:12

Boa tarde! Espero que estejam todos bem de saúde e aos demais níveis da vossa vida! Hoje irei falar sobre a “Reserva Federal Norte Americana” e um dos membros do “FOMC” mais agressivos em termos de implementação de mudanças na taxa de juro diretora, James Bullard. Vamos lá descobrir o que têm este senhor a dizer!

O primeiro aspeto a ter em consideração é que James Bullard, presidente da Reserva Federal de Saint Louis, é dos membros mais hawkish (falcão) do “FOMC” (Comité Federal de Mercado Aberto), senão mesmo o mais agressivo no que diz respeito a mudanças na taxa de juro diretora.

O segundo aspeto a ter, é que ele próprio proferiu uma declaração de que a FED deveria subir 75pb a taxa de juro diretora, enquanto o mercado já desconta uma subida de 100pb. O que isto significa? Se o membro mais agressivo da “FOMC” diz que a taxa de juro diretora deve subir 75pb, o mercado já está a descontar por cima do que diz James Bullard. Dá que pensar!

Terceiro aspeto a ter em conta na minha opinião, é o seguinte: o mesmo Bullard, disse que lhe parece bem que no final de 2022 uma taxa de juro diretora entre 3,40% e 3,60%. Dizendo também que uma taxa neutral de 2.25% no início de 2023 não parece uma hipótese descabida.

Apesar da alta inflação que se registou a poucos dias nos USA, os rendimentos dos títulos a 2 anos não conseguiu recuperar os seus máximos. Na minha opinião, o mercado poderá estar a alertar-nos que a “tão assustadora inflação galopante” está a diminuir.

Em termos gráficos, o que nos diz o preço? O preço diz-nos que possivelmente estamos numa fase de lateralização e, desta lateralização, na minha opinião, pode haver lugar a formação de um “Duplo Topo” que abriria espaço para vermos o rendimento dos títulos a 2 anos na cota de 2%.

Obrigado!