PMI da IHS Markit para Maio Cria Riscos para a Economia no 2º Trimestre de 2018

PMI da IHS Markit para Maio Cria Riscos para a Economia no 2º Trimestre de 2018

Albino Oliveira  | 23.05.2018 12:21

A leitura preliminar de maio para o índice PMI composto da IHS Markit registou uma descida de 1 ponto para 54,1 (vs. consenso 55,1). Este é o valor mais baixo desde novembro de 2016 e aumenta a retração desde o máximo de janeiro para um total de 4,7 pontos. Para a descida do índice composto contribuíram as quedas nos índices para a indústria (-0,7 pontos para 55,5, vs. consenso 56,1 e um mínimo de 18 meses) e os serviços (-0,8 pontos para 53,9, vs. consenso 54,7 e um mínimo de 16 meses).

A média de abril/maio situa-se em 54,6, o que compara com 57,0 para os primeiros 3 meses de 2018 e 56,4 para 2017 como um todo. Apesar da manutenção de alguns fatores temporários, nomeadamente relacionados com feriados, e novas referências a limitações em termos da capacidade instalada, a continuação da queda no índice PMI composto sugere perdas adicionais de momento na economia da área do euro, também como reflexo de uma menor procura como resulta da evolução da componente das novas encomendas. A leitura preliminar de maio parece compatível com um ritmo de expansão trimestral em volume não anualizado de 0,4% na economia da área do euro.

Tendo em conta a informação divulgada para França, Alemanha e Zona Euro, o resto da área do euro parece ter apresentado uma ligeira subida no mês.

O detalhe mostrou um abrandamento para as componentes de atividade, novas encomendas (mínimo desde outubro de 2016, com a componente para a área exportadora na indústria a situar-se no valor mais baixo desde agosto de 2016), emprego (mínimo de 9 meses) e trabalho acumulado. A componente dos preços nos inputs registou uma aceleração (máximo de 3 meses), fruto dos custos com os combustíveis e encargos salarias (em alguns países), mas a componente dos preços de venda abrandou (para um mínimo desde setembro de 2017), com o inquérito a mostrar dificuldade para subir preços por parte do setor empresarial, o que tem implicações negativas para as margens. O índice de sentimento para os próximos 12 meses caiu para um mínimo de 18 meses, permanecendo acima da média de longo prazo.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Albino Oliveira

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+