Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Quatro bancos centrais decidindo sobre suas políticas monetárias

Publicado 21.09.2020, 11:52
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Embora não tenhamos muitos dados na agenda para esta semana, temos quatro bancos centrais decidindo sobre suas respectivas políticas monetárias. Esses bancos são o RBNZ, o Riksbank, o Norges Bank e o SNB. Não se espera que nenhum banco proceda com quaisquer mudanças na política monetária e, portanto, toda a atenção pode recair sobre as pistas e sugestões com relação aos seus planos futuros. Em relação aos dados, o mais importante pode ser o PMI preliminar de setembro.

Na segunda-feira, não há grandes indicadores econômicos ou divulgações na agenda econômica.

Na terça-feira, durante o início da sessão europeia, temos uma decisão de política monetária do Riksbank. Em sua última reunião, o Riksbank decidiu estender sua estrutura para suas compras de ativos de SEK 300 bilhões para SEK 500 bilhões, até o final de junho de 2021, embora tenha anunciado que em setembro começaria a comprar títulos corporativos. O Conselho também decidiu cortar as taxas de juros e estender os prazos de empréstimos aos bancos, apesar de manter a taxa de recompra inalterada em 0,0%.

Sweden CPIs inflation
Os dados de inflação mais recentes mostraram que as taxas de CPI e CPIF aumentaram, embora menos do que o previsto, mas a métrica central do CPIF, que exclui os itens voláteis de energia, desacelerou de + 1,5% para + 1,4% por ano. Em qualquer caso, acreditamos que, depois de agir na reunião anterior, uma marcação para baixo na taxa central do CPIF provavelmente não incentivará os formuladores de política do Riksbank a prosseguir com quaisquer mudanças de política nesta reunião.

No final do dia, as vendas de casas existentes nos EUA para agosto estão saindo e a previsão aponta para uma desaceleração de + 24,7% para + 2,4% em relação ao mês anterior.

Na quarta-feira, durante a manhã asiática, é a vez do RBNZ decidir sobre a política monetária. Em sua última reunião, o Banco decidiu manter sua Taxa de Caixa Oficial (OCR) inalterada em 0,25%, mas expandiu seu programa de Compra de Ativos em Grande Escala (LSAP), acrescentando que um pacote de instrumentos monetários adicionais deve permanecer em preparação ativa, incluindo um OCR negativo e compras de ativos estrangeiros.

RBNZ interest rates
Desde então, os únicos dados econômicos de nível superior que recebemos foram o PIB da Nova Zelândia para o segundo trimestre, cuja taxa trimestral caiu de -1,4% para -12,2%. Dito isso, embora uma contração de 12,2% no trimestre seja severa, ainda é melhor do que a previsão do próprio Banco de -14,3% no trimestre. Portanto, combinado com o fato de que o Banco expandiu seus esforços de estímulo apenas na reunião anterior, isso provavelmente manterá os dedos das autoridades longe do botão de atenuação nesta reunião. Eles podem preferir esperar por mais dados antes de chegar a conclusões seguras quanto à necessidade ou não de mais estímulos.

Durante o comércio da UE, temos os PMIs preliminares de manufatura e serviços para setembro de várias nações da área do euro e do bloco como um todo. Prevê-se que o PMI de manufatura da zona do euro tenha subido um pouco, de 51,7 para 51,9, enquanto o índice de serviços deverá ter se mantido estável em 50,5. Estranhamente, espera-se que isso arraste o índice composto ligeiramente para baixo, de 51,9 para 51,7.

Eurozone PMIs
Na reunião anterior do BCE, os formuladores de política monetária mantiveram a política monetária intacta, reiterando que estão prontos para ajustar todos os seus instrumentos, conforme apropriado, para garantir que a inflação se mova em direção ao seu objetivo de maneira sustentada. Dito isso, embora o presidente Lagarde tenha dito que os riscos das perspectivas econômicas permanecem para o lado negativo, as projeções do PIB do Banco foram revisadas um pouco mais para cima. Assim, é improvável que pequenos movimentos nos PMIs da área do euro levantem especulações de que uma flexibilização adicional está prevista para o próximo encontro do BCE, o que significa que é improvável que o euro se mova muito se os resultados reais chegarem perto de suas previsões.

Recebemos os PMIs preliminares de setembro do Reino Unido e dos EUA também. Nenhuma previsão está disponível para os dados do Reino Unido, enquanto com relação aos dos EUA, o índice de manufatura deve ter subido para 53,2 de 53,1, e o de serviços caiu para 54,7 de 55,0.

Na quinta-feira, a tocha do banco central será passada ao SNB e ao Norges Bank. Iniciando com o SNB, sua última reunião, em junho, provou ser um não-evento, já que os funcionários mantiveram as taxas de juros inalteradas em -0,75% e repetiram que continuam dispostos a intervir mais fortemente no mercado de câmbio. Eles também reiteraram a noção de que o franco suíço continua altamente valorizado, com o presidente Jordan dizendo que eles fizeram intervenções substanciais desde março, e que não há limite específico para isso. Com o franco agora sendo negociado em níveis mais elevados em relação ao euro do que antes, esperamos que Jordan e seus colegas reiterem mais uma vez que o franco está altamente valorizado e continuem sinalizando disposição para intervir quando necessário.

Agora, passando a bola para o Norges Bank, na sua última reunião, este Banco decidiu manter as taxas de juro inalteradas em 0,0%, repetindo que as perspetivas e balanço de riscos sugerem que muito provavelmente se manterão nesse nível por algum tempo. As autoridades reconheceram que a economia está em meio a uma recessão profunda e acrescentaram que as novas informações confirmam em grande parte o quadro de desenvolvimentos apresentado no relatório de junho. Com os dados do PIB mostrando que a Noruega continental contraiu 6,3% no segundo trimestre, muito próximo da estimativa do Banco, e os IPCs acelerando em agosto, os funcionários do Norges Bank provavelmente continuarão sentados confortavelmente à margem.

Norges Bank interest rates
Quanto aos dados de quinta-feira, durante a sessão europeia, a pesquisa Ifo da Alemanha para setembro será divulgada. Os índices de avaliação e expectativas atuais devem ter aumentado para 89,5 e 98,0 de 87,9 e 97,5, respectivamente. Isso levaria o índice de clima de negócios de 92,6 para 93,8. Uma pesquisa Ifo em melhoria é apoiada pela pesquisa ZEW para o mês, ambos os índices subindo mais do que o esperado. As vendas de casas novas nos EUA em agosto também serão divulgadas no final do dia, com a previsão apontando para uma queda de 0,1% no comparativo mensal, após um aumento de 13,9% em julho.

German Ifo vs ZEW surveys
Por fim, na sexta-feira, o único lançamento que vale a pena mencionar são os pedidos de bens duráveis ​​dos EUA para agosto. Ambos os pedidos principais e principais devem ter desacelerado para + 1,5% no comparativo mensal e + 1,3% no comparativo mensal de + 11,4% e + 2,6%, respectivamente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.