Que conselhos “deveria” dar um consultor financeiro aos seus clientes? (1)

 | 30.09.2022 16:05

Boa tarde! Espero que se encontrem todos bem de saúde e aos demais níveis da vossa vida! Hoje irei falar sobre algumas “dicas” que um consultor financeiro pode e deve usar com os seus clientes em momentos em que os mercados financeiros estão a desacelerar/queda. Passemos então às dicas!

Começo pela primeira dica que para mim é primordial, por isso, sobrepõem-se sobre todas as outras! Essa dica passa pela palavra “Empatia”! Esta característica cada vez mais é valorizada na vertente empresarial e pessoal. Mas direcionada ao título deste artigo, o que quero transmitir é o seguinte: os clientes podem sentir algumas vulnerabilidades/reservas e começam a utilizar uma expressão comummente usada nos mercados financeiros, mas também na vida, a expressão é “what if” ou “e se”, esta expressão suscita dúvidas nos clientes. Neste exato momento, o consultor financeiro deve reconhecer a ansiedade do cliente, e demonstrar as suas habilidades no momento de “tranquilizar” o cliente. O consultor deve reiterar que altos e baixos nos mercados financeiros são intrínsecos ao mercado, não há possibilidade de os remover. O consultor deve também na conversa divergir de temas que não estejam relacionados com dinheiro, investimentos e riqueza em momentos delicados nos mercados financeiros. A experiência de um consultor financeiro em conjunto com a sua empatia são um “Win-Win” com os seus clientes, pois, por vezes, os clientes só querem falar/desabafar sobre os seus medos.

Este artigo será parte de um conjunto de artigos com algumas dicas que aqui vou falar, que na minha opinião, acrescentam valor a qualquer consultor financeiro!

Obrigado e continuação de um ótimo dia!