Randstad: Recuperação do Mercado Laboral Europeu Cria Espaço para Mais Subidas

 | 22.03.2018 13:18

Descrição

A Randstad Holding (AS:RAND) é uma empresa multinacional holandesa que se especializa na área de recursos humanos. Fundada em 1960, a Randstad tem hoje presença física em 39 países e, operando primordialmente na Europa, conta também com escritórios na Ásia, América e Oceânia. A Randstad providencia maioritariamente colaboradores para emprego temporário e permanente, cobrindo vários sectores de actividade, nomeadamente Educação, Informação e Tecnologia (IT), Engenharia, Financeiro & Banca e Industrial. Outros segmentos de negócio da Randstad passam pelo fornecimento das mais variadas soluções de recursos humanos e serviços de consultoria. As acções da empresa transaccionam na bolsa de Amesterdão.

Racional

A Randstad ocupa a segunda posição no ranking mundial, por receita, das empresas de recrutamento e, com cerca de 4.750 escritórios em todo o globo, já colocou uma média de 650.000 trabalhadores temporários por dia e 180.000 trabalhadores permanentes. A Randstad é líder em integrated tech, um segmento em franca expansão e com crescente procura, que a empresa considera ser um verdadeiro factor de diferenciação para o futuro.

Após resultados que desapontaram ligeiramente no terceiro trimestre de 2017, a última apresentação, relativa ao quarto trimestre e ano fiscal de 2017, ajudou a dissipar as dúvidas quanto ao potencial de crescimento da empresa. Revelou-se evidente que o principal vector de expansão está no continente europeu (~70% das receitas), onde o mercado laboral beneficia de um duplo efeito positivo conferido (1) pelo actual estágio ascendente do ciclo económico e (2) pela confiança empresarial perto de máximos de 2011. Dois dos principais aspectos a pesar negativamente na performance da Randstad aquando da divulgação passada também registaram uma melhoria: apesar de vagarosamente, as receitas nas operações norte-americana (~17%) e britânica (~5%) – onde os respectivos mercados laborais se encontram próximo do pleno emprego – avançaram e a outrora magra margem EBITDA orgânica recuperou ligeiramente, com a empresa a comprometer-se a continuar a sua política de corte de custo. No pólo mais negativo, o forte investimento no recrutamento digital, através da compra da Monster Worldwide, que ainda gera prejuízo, continuou a prejudicar a margem EBITDA total.

Como segunda empresa líder no fragmentado mercado mundial de recrutamento (três maiores empresas detêm uma quota conjunta de apenas 16%), a Randstad tem uma escala que lhe permite alcançar maior eficiência operacional e melhor rentabilidade dos seus recursos, especialmente através da digitalização, ganhando muitas vezes os processos de recrutamento face a congéneres menores e locais. Esta vantagem comparativa torna-se particularmente relevante numa conjuntura de crescimento mundial sincronizado, que tem motivado uma recuperação do mercado laboral a nível global, no qual existe uma tendência de proliferação dos serviços de outsourcing. Especificamente na Europa, onde o mercado laboral ainda tem mais espaço para melhorias e flexibilização, as principais oportunidades de crescimento existem no segmento de trabalho permanente e serviços de integrated tech – duas áreas core para a Randstad.

Outras variáveis que sustentam uma visão positiva em relação à Randstad são: a (1) reforma fiscal norte-americana que deverá surtir um impacto favorável nos lucros da empresa, dado o corte da taxa de imposto corporativa de 35% para 21%; (2) o recebimento de créditos fiscais, inicialmente avaliados em EUR 438 milhões, oriundos do programa francês French Competitive Employment Act (CICE) já no 4º T 2017 (EUR 70 milhões); (3) a introdução, em 2017, de um payout ratio de 40% – 50% para o dividendo regular, bem como a intenção de providenciar uma remuneração adicional aos accionistas, caso o rácio Net Debt/EBITDA seja inferior a 1.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Comparação de métricas fundamentais com competidores