Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

RBA e BoC se reúnem em meio à rápida disseminação do Corovírus e NFP dos EUA

Publicado 02.03.2020, 12:26
Atualizado 09.07.2023, 11:31

A semana passada foi marcada por uma liquidação global nos mercados de ações, com os principais índices registrando a pior semana desde a crise financeira do ano de 2008. O culpado não era outro senão o coronavírus, com sua rápida disseminação aumentando o medo de outra recessão global. Nesta semana, além das manchetes sobre o vírus, os investidores podem prestar muita atenção às reuniões de política da RBA e do BoC, bem como nos relatórios de empregos dos EUA e do Canadá para o mês de fevereiro.

Após a queda da semana passada, que eliminou cerca de US $ 5 trilhões do mercado, a maioria dos principais índices se recuperou um pouco durante a manhã asiática de hoje, talvez com a expectativa de que os bancos centrais respondam para proteger suas economias do impacto prejudicial do coronavírus. O primeiro sinal foi dado pelo presidente do Fed, Jerome Powell, na sexta-feira, que disse que ele e seus colegas usarão suas ferramentas e agirão conforme apropriado para apoiar a economia. Então, hoje cedo, o governador do BoJ, Kuroda, disse que o BoJ tomará as medidas necessárias para estabilizar os mercados sacudidos pelo coronavírus, acrescentando mais combustível à especulação sobre uma ação coordenada de política monetária global.

Major global stock indices performance

Quanto aos dados e eventos desta semana, segunda-feira é dia do PMI. Obtemos os PMIs finais de fabricação para fevereiro de vários países da Zona Euro e da Zona Euro como um todo. Também obtemos os PMIs Markit finais do Reino Unido e dos EUA. As impressões finais da zona do euro e dos EUA devem confirmar suas estimativas preliminares, enquanto no Reino Unido as expectativas são de uma pequena revisão negativa, de 51,9 para 51,8, de 51,9 para 51,8. Exceto quaisquer desvios importantes das previsões, os investidores podem decidir prestar mais atenção à impressão do ISM dos EUA, que deverá ter caído de 50,9 para 50,4, de 50,9 para 50,4.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Levando em conta que fevereiro foi marcado pelos efeitos do coronavírus que se espalha rapidamente, esse deslize pode não ser tão ruim. No entanto, uma surpresa negativa, abaixo da zona de expansão ou contração de 50, pode suscitar preocupações sobre o desempenho da economia dos EUA durante o mês e pode levar os investidores a aumentar suas apostas já elevadas em relação à flexibilização do Fed. Falaremos mais sobre esse assunto quando discutiremos o relatório de emprego de sexta-feira para o mês.

US GDP vs weighted index of ISM PMIs

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA decide as taxas de juros. Em sua última reunião, o Banco decidiu manter as taxas de juros inalteradas, como era amplamente esperado, e, embora as autoridades continuassem preparadas para facilitar ainda mais, se necessário, o tom geral da declaração era menos pessimista do que o previsto. As autoridades notaram que os incêndios florestais e o surto de coronavírus afetarão temporariamente o crescimento doméstico, e repetiram que os longos e variáveis atrasos na transmissão da política monetária lhes permitiam manter as taxas de juros inalteradas. No entanto, tendo dito tudo isso, a ata dessa reunião tinha um sabor mais dovish, revelando que o conselho discutia o caso de facilitar ainda mais na época.

RBA interest rates

Desde então, o vírus continuou se espalhando em um ritmo acelerado, especialmente fora da China, aumentando o medo de que pudesse evoluir para uma pandemia. No que diz respeito às divulgações econômicas domésticas, na semana passada, a taxa anual do índice de preços salariais do quarto trimestre manteve-se estável em + 2,2% aa, o que combinado com um aumento da inflação no trimestre, resultou em uma desaceleração dos salários reais. Além disso, a taxa de desemprego aumentou de 5,2% para 5,3%, distanciando-se ainda mais do limite de 4,5% que a RBA acredita que começaria a gerar pressões inflacionárias.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O coquetel de todos esses desenvolvimentos levou os participantes do mercado a apresentarem suas expectativas em relação a uma queda de 25 bps, e agora acreditam que essa ação será realizada neste encontro. Se o Banco decidir realmente agir agora para tratar as feridas de sua economia dos efeitos do coronavírus, o australiano pode ficar sob pressão de venda, especialmente se o corte for acompanhado por uma linguagem mais dovish do que anteriormente.

ASX 30-day interbank cash rate futures yield curve

Com relação aos dados, durante a manhã europeia, obtemos os dados preliminares de inflação da zona do euro para fevereiro. As expectativas são de que a taxa básica tenha caído de + 1,4% para + 1,2% no comparativo anual, enquanto se espera que a taxa principal se mantenha estável em + 1,1% no comparativo anual. Dito isto, com a taxa de inflação da manchete alemã permanecendo inalterada em + 1,7%, vemos os riscos em torno da impressão da manchete da Zona do Euro inclinados para cima.

German vs Eurozone CPIs inflation

Embora ambas as taxas ainda estejam abaixo do objetivo do BCE de "abaixo, mas próximo a 2%", uma mudança na direção desejada, combinada com relatórios recentes de que o Ministério das Finanças da Alemanha está pensando seriamente em aumentar os gastos fiscais, devido à crescente pressão para apoiar o economia lenta do país, pode diminuir a necessidade de mais estímulos adicionais por parte do BCE e, assim, apoiar ainda mais o euro. Lembre-se de que o euro subiu na semana passada, também auxiliado por investidores que estão relaxando as negociações de curry. Em outras palavras, o euro pode ter sido um veículo em operações de transporte, devido às taxas de juros negativas da zona do euro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Ou seja, pode ter sido emprestado para a compra de outras moedas, como o dólar, para investir em ativos de risco, como ações dos EUA. Com os investidores agora desenrolando massivamente esses negócios, as moedas de rendimento extra baixo estão sendo beneficiadas. Na quarta-feira, a tocha do banco central será repassada ao BoC. Em sua última reunião, o Banco manteve as taxas de juros inalteradas, mas o comunicado tinha um sabor dovish, sugerindo que as autoridades abriram a porta para um corte nas taxas. Eles removeram a parte dizendo que é apropriado manter o nível atual das taxas de juros e, em vez disso, observaram que “Ao determinar o caminho futuro para a taxa de juros política do Banco, o Conselho do BCE observará atentamente para ver se a recente desaceleração do crescimento é mais acentuada. persistente que a previsão".

Na quarta-feira, a tocha do banco central será repassada ao BoC. Em sua última reunião, o Banco manteve as taxas de juros inalteradas, mas o comunicado tinha um sabor dovish, sugerindo que as autoridades abriram a porta para um corte nas taxas. Eles removeram a parte dizendo que é apropriado manter o nível atual das taxas de juros e, em vez disso, observaram que “Ao determinar o caminho futuro para a taxa de juros política do Banco, o Conselho do BCE observará atentamente para ver se a recente desaceleração do crescimento é mais acentuada. persistente que a previsão".

Canada GDP qoq annualized rate

Desde então, a maioria dos dados está no lado positivo, com a taxa de desemprego passando de 5,6% para 5,5%, e a inflação acelerando mais do que o previsto. Dito isso, os dados do PIB de sexta-feira mostraram que a economia desacelerou para uma taxa anualizada de + 0,3% no trimestre, no quarto trimestre, ante um aumento de 1,1% no terceiro trimestre revisado para baixo. Assim, embora não se espere que os funcionários apertem o botão de corte nesta reunião, eles podem manter sua posição de dovish e manter a porta para uma taxa potencial muito aberta, especialmente com os preços do petróleo caindo devido às interrupções do coronavírus que atingem a demanda global. Neste ponto, precisamos dizer que concordamos com o consenso do mercado de não haver cortes neste encontro. As autoridades podem preferir aguardar dados mostrando o desempenho da economia após o surto do vírus. Em outras palavras, eles podem aguardar lançamentos referentes ao mês de fevereiro para avaliar melhor os efeitos do vírus na economia canadense. O risco, em nossa opinião, é um corte preventivo nesta reunião após o pânico e a turbulência da semana passada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Quanto aos indicadores de quarta-feira, durante a sessão asiática, a Austrália divulga seus dados de PIB para o quarto trimestre, com a taxa de QOQ mantendo-se estável em + 0,4%, algo que poderia elevar a taxa anual para + 2,0% em relação a + 1,7% em Q3 Esse seria um desenvolvimento algo agradável para os formuladores de políticas da RBA, mas duvidamos que isso possa afetar materialmente as expectativas em relação ao seu curso de ação futuro, especialmente se eles decidirem reduzir as taxas de juros na terça-feira. Os investidores podem preferir ler os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano, enquanto tentam avaliar se e por quanto o coronavírus afetou a economia australiana, que está intimamente ligada à chinesa.

Dos EUA, recebemos o relatório ADP de fevereiro. A previsão sugere que o setor privado ganhou 191k empregos, menos que os 291k de janeiro. Algo assim pode suscitar especulações de que os PFN, que devem sair na sexta-feira, também podem ficar abaixo da impressão de janeiro. No entanto, repetimos pela enésima vez que, embora o ADP seja o único indicador importante que temos para os PFN, está longe de ser um preditor confiável. A correlação entre as duas séries temporais no momento do lançamento (nenhuma revisão é levada em consideração) caiu nos últimos anos. Retirando dados de janeiro de 2011, essa correlação é de 0,41.

ADP vs NFP employment

Quanto aos outros dados, os serviços finais da Zona do Euro, Reino Unido e EUA e PMIs compostos para fevereiro devem confirmar suas estimativas iniciais. Novamente, os participantes do mercado podem prestar mais atenção ao PMI não industrial do ISM dos EUA, que deve ter caído de 55,5 para 54,9, para 54,9. Semelhante ao índice de manufatura ISM, é improvável que tal queda suscite preocupações com relação ao desempenho da economia dos EUA, mas uma surpresa negativa abaixo de 50 provavelmente poderia ocorrer.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Na quinta-feira, é provável que os holofotes se voltem para o mercado de energia, enquanto a OPEP e os principais países produtores de petróleo não-OPEP se reúnem em Viena para uma reunião de dois dias, a fim de discutir a produção. O chamado grupo OPEP + já reduziu a produção em 1,7 milhão de barris por dia (bpd), um acordo que termina no final deste mês. Dito isto, a menor demanda devido ao coronavírus levou um comitê a recomendar um corte extra na produção de 600.000 bpd. No entanto, parece que esse número não foi suficiente para os participantes do mercado, que permitiram que os preços do petróleo continuassem caindo. Segundo relatos, esse número agora é insuficiente para alguns membros do grupo, um dos quais é a Arábia Saudita. Fontes disseram que esses membros estão considerando um corte na produção de 1 milhão de bpd, um acordo que deve ocorrer ao longo do segundo trimestre.

Quanto à nossa opinião, para que os preços do petróleo se recuperem, os produtores podem precisar entregar algo acima e além disso. Baseamos nossa opinião no fato de que os preços do petróleo ignoraram os relatórios mencionados e continuaram a cair de forma constante. Portanto, é improvável que algo entre 600k e 1mn bps altere esse curso. Agora, caso o número esteja abaixo de 600k (ou no caso extremo de nenhum novo corte), é provável que os preços do petróleo caiam instantaneamente, acelerando sua tendência de baixa predominante.

Além da reunião da OPEP +, o único outro comunicado digno de nota é a balança comercial da Austrália para janeiro, que deve ser lançada durante a sessão asiática. As expectativas são de que o superávit do país tenha se reduzido para AUD 4.800 bilhões, de AUD 5.223 bilhões em dezembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Na sexta-feira, o evento principal provavelmente será o relatório de emprego dos EUA em fevereiro. Prevê-se que as folhas de pagamento não-agrícolas tenham aumentado 178k, menos que as 225k de janeiro, enquanto a taxa de desemprego deve ter voltado à sua baixa de 50 anos em 3,5%. Espera-se que o salário médio por hora tenha acelerado de + 0,2% para + 0,3% em relação ao mês anterior, algo que, exceto desvios às impressões mensais anteriores, aumentará a taxa anual para 3,2%, ante 3,1%.

No geral, a previsão aponta para um relatório decente, consistente com um aperto ainda maior no mercado de trabalho dos EUA. No entanto, não esperamos que este relatório elimine as expectativas em relação a um corte nas taxas pelo Fed nos próximos meses. Em sua última reunião, o Comitê notou que não toleraria inflação persistentemente abaixo da meta de 2%, mas o chefe do Fed Powell, mesmo ao testemunhar perante o Congresso, observou que o atual nível de taxas de juros permanece apropriado. Em circunstâncias normais, a aceleração dos salários aumentaria a especulação de inflação mais alta nos próximos meses e, assim, permitiria que as autoridades do Fed ficassem de fora por mais.

Average hourly earnings vs core PCE

No entanto, os temores sobre os efeitos do coronavírus na economia dos EUA levaram os participantes do mercado a aumentar drasticamente as apostas em relação a um corte na taxa assim que na próxima reunião. De acordo com os futuros dos fundos do Fed, eles consideram um corte de 25bps um acordo fechado. Até o presidente do Fed Powell divulgou uma declaração na sexta-feira, dizendo que, embora os fundamentos da economia dos EUA continuem fortes, o coronavírus apresenta riscos crescentes e que o Comitê usará suas ferramentas e atuará conforme apropriado para apoiar a economia. Isso aumentou ainda mais as apostas em corte, com os participantes atribuindo 95% de chance sobre um corte de 50 bps quando o Fed se reunir a seguir. Portanto, desta vez, um forte relatório de emprego pode não ser determinante no que diz respeito ao futuro curso de ação do Fed. Isso poderia levar a porcentagem de um corte duplo um pouco menor.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .
Fed funds futures market vs FOMC interest rate expectations

Também obtemos dados de emprego do Canadá. Espera-se que a taxa de desemprego tenha retornado de 5,5% para 5,6%, enquanto a mudança líquida de emprego é esperada para mostrar que a economia ganhou menos empregos do que em janeiro. Especificamente, espera-se que apresente um aumento de 10 mil trabalhos, abaixo da impressão anterior de 34,5 mil. Dependendo dos funcionários do BoC manterem sua posição de dovish na quarta-feira e não reduzirem as taxas, é provável que um relatório de emprego leve mantenha as chances de um corte nas taxas em um futuro não muito distante elevado.

Canada unemployment rate

Finalmente, no sábado, a balança comercial da China para fevereiro está saindo. Espera-se que as exportações e as importações tenham caído 8,4% e 9,0% no comparativo anual, respectivamente, após subir 7,9% e 16,5% em janeiro. Isso pode resultar em um superávit reduzido de US $ 12,75 bilhões, contra US $ 47,21 bilhões. O surto do coronavírus começou na China, cujas autoridades adotaram medidas restritivas na tentativa de contê-lo, algo que se espera que prejudique os negócios e, portanto, exporta e importa. Mesmo se virmos slides maiores, isso não será uma surpresa para nós. De qualquer forma, quedas maiores podem aumentar as preocupações de que os efeitos econômicos do vírus sejam maiores do que o previsto anteriormente e podem resultar em outra rodada de aversão ao risco na próxima semana.

China exports vs imports

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.