Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

RBA e BoE decidem sobre a política e as NFPs entram no centro das atenções

Publicado 01.02.2021, 12:46
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Após a decisão do FOMC na semana passada, temos mais dois bancos centrais decidindo sobre a política monetária esta semana e esses são o RBA e o BoE. Dito isso, não esperamos nenhuma ação de nenhum dos bancos, portanto, a atenção pode recair sobre as declarações que acompanham e as projeções econômicas. Em relação aos dados, obtemos os números preliminares do PIB e do CPI da zona do euro, bem como os dados de empregos dos EUA e do Canadá.

Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve, com os únicos lançamentos dignos de menção sendo os PMIs de manufatura Markit finais de janeiro de várias nações da zona do euro, a zona do euro como um todo, o Reino Unido e os EUA, bem como o PMI de manufatura ISM dos EUA para o mês. Como sempre é o caso, os Markit PMIs finais devem confirmar suas estimativas preliminares, enquanto o índice ISM deve cair fracionariamente, de 60,5 para 60,0.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA decide sobre a política monetária. Na última reunião, os formuladores de políticas deste Banco mantiveram a política intacta, observando que a recuperação econômica australiana está em andamento e que os dados recentes têm sido melhores do que o esperado. Desde então, a taxa de desemprego diminuiu mais do que o antecipado em dezembro, embora a mudança no emprego tenha revelado uma desaceleração nos empregos agregados, enquanto a inflação geral acelerou mais do que o previsto no quarto trimestre, apesar de permanecer bem abaixo do limite inferior da meta do RBA de 2- 3%. A atividade econômica também se recuperou mais do que o previsto. Com tudo isso em mente, não esperamos que nenhuma ação seja realizada neste encontro. Esperamos apenas que os funcionários repitam que estão prontos para fazer mais, se necessário, mas também que os dados continuam melhores do que o esperado. Os investidores podem decidir dar mais atenção à Declaração de Política Monetária trimestral, que sai na sexta-feira, na qual o Banco apresenta suas projeções econômicas. Seria interessante ver quais são as perspectivas do Banco agora com o lançamento das vacinas contra o coronavírus.

RBA interest rates
Quanto aos dados de terça-feira, temos a 1ª estimativa do PIB da zona do euro para o quarto trimestre, que deverá ter contraído 1,8% no trimestre, após se recuperar 12,7% no trimestre. Isso provavelmente levantará preocupações com relação à atividade econômica do bloco, especialmente levando em consideração a desaceleração da vacinação contra o coronavírus, mas acreditamos que os EUR-traders provavelmente tratem este lançamento como desatualizado, visto que já temos dados mostrando como a economia da zona do euro entrou no novo ano, como os PMIs. Com o PMI composto permanecendo em território contracionista, o BCE deve permanecer pronto para agir novamente se a situação piorar, mas com Lagarde dizendo que os riscos de queda são menos pronunciados, e com a expectativa de que a inflação tenha se recuperado em janeiro, não veja o caso de o BCE flexibilizar ainda mais a sua política na sua próxima reunião de política.

Na quarta-feira, durante o início da manhã asiática, o relatório de emprego da Nova Zelândia para o quarto trimestre é divulgado e a previsão aponta para um aumento na taxa de desemprego de 5,3% para 5,6%, enquanto a mudança no emprego deve mostrar que a economia perdeu 0,8% empregos qoq, o mesmo ritmo de declínio do terceiro trimestre.

New Zealand unemployment rate
Em novembro, o RBNZ decidiu manter sua taxa de caixa oficial e seu programa de Compra de Ativos em Grande Escala inalterados, com o Governador Adrian Orr dizendo que a atividade doméstica desde agosto tem sido mais resiliente do que anteriormente assumido. A inflação do quarto trimestre permaneceu inalterada em + 1,4% per annum, dentro do intervalo alvo do Banco de 1-3%, mantendo a probabilidade de taxas de juros negativas em níveis muito baixos. Embora um relatório de emprego fraco possa levantar algumas preocupações e, assim, prejudicar o Kiwi, duvidamos que possa alterar drasticamente as expectativas em torno dos planos de política monetária do RBNZ. Para que o RBNZ volte a considerar taxas de juros negativas, acreditamos que precisamos ver mais dados decepcionantes.

Durante as negociações europeias, temos os CPIs preliminares da zona do euro para janeiro. Prevê-se que a taxa principal do CPI tenha recuperado de -0,3% para + 0,5% per annum, enquanto o IHPC excluindo energia e alimentos deverá ter acelerado para + 0,7% per annum de + 0,4%. Apesar das medidas de bloqueio em torno da zona do euro, na última reunião do BCE, o presidente Lagarde disse que os riscos de queda para as perspectivas econômicas são agora "menos pronunciados", tornando os investidores céticos quanto a novas flexibilizações por parte do BCE, embora o Banco tenha repetido mais uma vez que está pronto para ajustar todos os seus instrumentos conforme apropriado. Assim, a melhoria das taxas de inflação pode reduzir ainda mais as especulações sobre uma maior flexibilização por parte do BCE, pelo menos em sua próxima reunião.

Germany vs Eurozone CPI inflation
Também recebemos os serviços Markit finais e PMIs compostos para janeiro da zona do euro, Reino Unido e Estados Unidos, com as impressões finais esperadas para confirmar suas estimativas preliminares. Nos EUA, também obtemos o ISM PMI de não manufatura de janeiro, que deve ter caído de 60,5 para 55,0, bem como o relatório de empregos ADP, que deve mostrar que o setor privado ganhou 45 mil empregos depois de perder 123k em dezembro.

Na quinta-feira, a tocha do banco central será passada para o BoE. A reunião anterior provou não ser um evento, com as autoridades reiterando que estão prontas para aumentar seu ritmo de compras de QE caso o funcionamento do mercado piore. No entanto, com os CPIs do Reino Unido subindo mais do que o esperado em dezembro e o relatório de emprego de novembro chegando melhor do que o previsto, não esperamos nenhuma mudança nas configurações de política do Banco Mundial neste encontro. Portanto, toda a atenção recairá sobre as projeções econômicas do Banco e suas conclusões sobre o estudo de taxas de juros negativas. Recentemente, o governador do BoE, Andrew Bailey, minimizou a perspectiva de taxas de juros negativas e resta saber se as descobertas estarão na mesma página, ou seja, que as taxas de juros não são tão prováveis ​​quanto antes. Diminuir ainda mais essa probabilidade pode ser uma notícia agradável para os comerciantes de GBP, especialmente após o acordo comercial Brexit entre a UE e o Reino Unido. No entanto, para a libra estender notavelmente seus ganhos recentes, as projeções econômicas teriam que ser menos pessimistas do que muitos acreditam. O Reino Unido entrou em um bloqueio total em janeiro, com o governo sugerindo que isso pode se arrastar até março, uma situação que pode pesar notavelmente sobre a economia britânica e, portanto, impedir qualquer recuperação potencial.

BoE interest rates
Finalmente, na sexta-feira, o principal evento provavelmente será o relatório de emprego dos EUA para janeiro. Espera-se que a folha de pagamento não-agrícola tenha se recuperado 50 mil depois de cair 140 mil em dezembro, enquanto a taxa de desemprego deve ter se mantido estável em 6,7%. Prevê-se que os ganhos médios por hora tenham diminuído de + 0,8% para + 0,3% em relação ao mês anterior, mas, excluindo quaisquer desvios importantes nas impressões mensais anteriores, isso deixará a taxa anual inalterada em 5,1%.

US unemployment rate
Na semana passada, o Fed decidiu manter as configurações de política monetária inalteradas, sendo a única alteração material do comunicado a parte que afirma que “o ritmo de recuperação da atividade económica e do emprego moderou nos últimos meses”. Na conferência de imprensa após a decisão, Powell afirmou que é muito cedo para se concentrar em datas de redução, acrescentando que a política monetária deve permanecer altamente acomodativa. Apesar de uma melhora em relação a dezembro, ainda as projeções acima apontam que o mercado de trabalho está longe de retornar a um caminho de recuperação saudável. Isso pode permitir que os formuladores de políticas do Fed mantenham a perspectiva de novas ações, se necessário, bem na mesa.

Ao mesmo tempo, com o relatório de empregos dos EUA, obtemos dados de empregos para janeiro também do Canadá. A taxa de desemprego deve ter subido de 8,6% para 8,9%, enquanto a variação líquida no emprego deve mostrar que a economia perdeu 55 mil empregos após perder 62,6 mil em dezembro.

Canada's unemployment rate
Em sua reunião anterior, o BoC decidiu manter as taxas de juros e o ritmo de suas compras de QE inalterados, decepcionando aqueles que esperavam um pequeno corte ou mesmo um novo aumento no QE. As autoridades também observaram que "À medida que o Conselho do BCE ganha confiança na força da recuperação, o ritmo das compras líquidas de títulos do governo do Canadá será ajustado conforme necessário", o que sugere que o próximo passo de política do BoC pode ser reduzir o QE. , é improvável que outro relatório de emprego moderado sugira que tal movimento possa estar certo nos próximos meses. Pode até prejudicar as expectativas nessa frente, algo que pode ser negativo para o dólar canadense. Dito isso, como observamos vários vezes recentemente, a trajetória mais ampla desta moeda commodity dependerá dos desenvolvimentos em torno do sentimento mais amplo. Como já observamos, vemos o apetite pelo risco melhorar em 2021, pelo menos nos primeiros meses, algo que pode ser favorável para os preços do petróleo e, portanto, para o Loonie.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.