RBA e BoE decidem sobre a política e as NFPs entram no centro das atenções

 | 01.02.2021 12:46

Após a decisão do FOMC na semana passada, temos mais dois bancos centrais decidindo sobre a política monetária esta semana e esses são o RBA e o BoE. Dito isso, não esperamos nenhuma ação de nenhum dos bancos, portanto, a atenção pode recair sobre as declarações que acompanham e as projeções econômicas. Em relação aos dados, obtemos os números preliminares do PIB e do CPI da zona do euro, bem como os dados de empregos dos EUA e do Canadá.

Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve, com os únicos lançamentos dignos de menção sendo os PMIs de manufatura Markit finais de janeiro de várias nações da zona do euro, a zona do euro como um todo, o Reino Unido e os EUA, bem como o PMI de manufatura ISM dos EUA para o mês. Como sempre é o caso, os Markit PMIs finais devem confirmar suas estimativas preliminares, enquanto o índice ISM deve cair fracionariamente, de 60,5 para 60,0.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA decide sobre a política monetária. Na última reunião, os formuladores de políticas deste Banco mantiveram a política intacta, observando que a recuperação econômica australiana está em andamento e que os dados recentes têm sido melhores do que o esperado. Desde então, a taxa de desemprego diminuiu mais do que o antecipado em dezembro, embora a mudança no emprego tenha revelado uma desaceleração nos empregos agregados, enquanto a inflação geral acelerou mais do que o previsto no quarto trimestre, apesar de permanecer bem abaixo do limite inferior da meta do RBA de 2- 3%. A atividade econômica também se recuperou mais do que o previsto. Com tudo isso em mente, não esperamos que nenhuma ação seja realizada neste encontro. Esperamos apenas que os funcionários repitam que estão prontos para fazer mais, se necessário, mas também que os dados continuam melhores do que o esperado. Os investidores podem decidir dar mais atenção à Declaração de Política Monetária trimestral, que sai na sexta-feira, na qual o Banco apresenta suas projeções econômicas. Seria interessante ver quais são as perspectivas do Banco agora com o lançamento das vacinas contra o coronavírus.