Recessão técnica? Sim. Recessão oficial? Não. (2)

 | 04.08.2022 16:26

Boa tarde! Espero que se encontrem todos bem de saúde. Hoje irei falar sobre a segunda métrica de algumas que irei aqui falar a seu tempo. Hoje vamos falar de “Business Profits” ou “Lucros empresariais” das empresas americanas.

É sabido que as margens de lucro vão aumentando, e as empresas vão podendo fazer incrementos no investimento em si próprias e noutros investimentos que as mesmas achem exequíveis e rentáveis, contratar mais trabalhadores e oferecer melhores condições salariais a esses mesmo trabalhadores. Tudo que acabei de enumerar beneficia empresas e consumidores, é o chamado “Win-Win”. Os “Lucros Empresariais” por norma tendem a desacelerar muito antes do início de uma recessão.

Os “Lucros Empresariais” continuam em níveis extremamente altos, pois, de acordo com os últimos dados que dizem respeito ao primeiro trimestre de 2022, tivemos somente agora a primeira queda de cerca de “50 biliões de dólares”, mas será o suficiente, em conjunto com outras métricas para haver uma recessão? Digo isto, pois, continuamos perto de níveis recorde. Acredito que o ponto máximo já foi alcançado no final de 2021.

Então, porque devem os “Lucros Empresariais” sofrer? Primeiro, temos a questão do crescimento dos salários e o tema do dia, a inflação, a ajudar temos também o aumento dos custos de produção, isto, devido à incerteza que se vive no comércio a nível mundial, e por fim, a diminuição dos ganhos das empresas, pelo presumível aumento de impostos (reformas fiscais), pois, os governos agradecem!

Obrigado!