Regresso às Aulas: Ideias dos melhores investidores para estudar

 | 04.09.2022 08:24

  • 2022 foi uma dura lição para todos os investidores
  • Aprender com os melhores é uma forma de vencer
  • Nós usamos o InvestingPro+ para encontrar ideias dos melhores investidores do mundo
  • Chegou a época do Regresso às Aulas. Conforme as crianças, os estudantes universitários e os professores regressam às salas de aula, também é tempo dos investidores regressarem ao ritmo - especialmente os pais que têm estado a conciliar trabalho e filhos ao longo de todo o verão.

    2022 também tem tido algo de regresso às aulas para os investidores, com a volatilidade, a inflação, a Reserva Federal, ralis de mercado bear e o risco de recessão a relembrarem-nos a todos que as bolsas de valores podem cair. Não podemos investir cegamente, como achávamos que podíamos em 2021.

    A mudança de época também é uma oportunidade para pegarmos nos livros e encontrarmos novas oportunidades de investimento. O mercado volátil oferece algumas pechinchas, mas também muito risco. Neste artigo, em vez de analisar só o mercado, vou procurar ideias de alguns dos investidores mais conhecidos e de mais sucesso do mundo utilizando a Separador Ideias da InvestingPro+ .O separador ideias recolhe dados de formulários 13F, que os investidores com grandes portfólios têm de preencher para a SEC. Estes formulários contêm a informação de quantas ações investidores como Warren Buffett ou Carl Icahn têm nos seus portfólios. A InvestingPro+ acompanha depois o desempenho desses portfólios - baseada apenas nos dados que foram preenchidos - não será totalmente igual aos resultados de um dado investidor ou fundo - e fornece mais dados sobre as ações em si.

    Neste caso, vou selecionar gestores com pelo menos 6% de ganhos no último ano, como sinal de investidores que se saíram bem num mercado em mudança e que se poderá manter volátil nos próximos meses.

    Ao fazer isso, houve cinco investidores ou fundos que se destacaram, bem como os ganhos de ações de acordo com a InvestingPro+ no último ano, à data de 30 de agosto:

    Warren Buffett , CEO da Berkshire Hathaway - +11.9%

    David Einhorn , Fundador/Presidente da Greenlight Capital, um hedge fund - +10.2%

    David Tepper , Fundador/Presidente da Appaloosa Management, um hedge fund - +7.9%

    Carl Icahn , Fundador/Gestor da Icahn Enterprises e reconhecido investidor empresarial - +23.3%

    Daniel Loeb , Fundador/Presidente da Third Point Capital, um hedge fund - +18.2%

    Instale a App
    Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
    Transferir

    Para todos eles, a InvestingPro+ irá mostrar-me não só a composição das carteiras, mas a ferramenta de investimento também me irá permitir ordenar a composição da carteira pelas maiores posições ou maiores empresas por capitalização de mercado. Para este artigo, quero focar-me nas maiores compras no segundo trimestre, para descobrir o que lhes saltou à vista quando o mercado atingiu oficialmente um nível de bear market antes da recente recuperação. Então, aqui estão as maiores compras de cada um destes portfólios, e também uma ação de bónus.

    Nota: Preços e dados à data de 30 de agosto, fecho de mercado.

    h2 Warren Buffett/Berkshire Hathaway: Occidental Petroleum/h2

    Nome Métrica

    Valor

    Preço, Corrente

    72.01

    Cap. Mercado

    66.895 B

    Valor da Empresa (EV)

    95.404 B

    Rácio P/R (Fwd)

    6.6x

    TCAC das Receitas (3 anos)

    13.3%

    Rend. Dividendo

    0.7%

    Valor Justo (InvestingPro)

    97.13

    Upside do Valor Justo (InvestingPro)

    34.9%

    Fonte: InvestingPro+ Data Explorer

    Não é surpresa para quem segue as compras da Berkshire ou de Buffet de perto, que a compra da Occidental Petroleum tenha sido a maior do segundo trimestre. O CEO da Berkshire foi autorizado a comprar (ANL-2876748) até 50% da empresa, está a expor a carteira ao setor da energia. Embora isso possa ser visto como um erro (ANL-2877394), a experiência e posição de Buffet como presidente de tão grande conglomerado financeiro fazem com que seja difícil apostar contra ele.

    A Occidental obviamente tem beneficiado dos aumentos de preço do petróleo, superando as receitas e ganhos ao longo dos últimos 12 meses. Isto permitiu-lhes também reduzir a dívida líquida em 24 mil milhões de dólares nos últimos três anos, solidificando as perspetivas futuras. A Occidental é ainda uma representante do futuro do petróleo, mas os investidores podem ter um upside adicional se Buffet decidir que 50% da Occidental não é suficiente e adquirir a empresa.