Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Reunião do RBA e reivindicações de desemprego EUA são os focos dessa semana

Publicado 07.04.2020, 08:48
Atualizado 09.07.2023, 11:31

É muito provável que por mais uma semana, os participantes do mercado mantenham a atenção concentrada em números e manchetes em torno da disseminação do coronavírus pelo mundo. Com relação aos bancos centrais, temos apenas um decidindo as taxas de juros esta semana, e este é o RBA (Reserve Bank of Australia). Quanto aos dados econômicos, por mais uma semana, a versão mais importante pode ser a reivindicação inicial de desemprego da semana encerrada em 3 de abril.

Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve em termos de dados econômicos e notícias. Os mercados chineses estão fechados devido ao Festival Ching Ming, enquanto o único dado que vale a pena mencionar é o PMI de construção do Reino Unido para março. A previsão sugere uma queda para 52,0 em território contracionista, de 52,6 para 44,0, o que, devido aos efeitos do surto de coronavírus na economia global, parece mais do que o normal para nós. Afinal, os índices de manufatura e serviços do mês deslizaram para território contracionista, com o último registrando seu declínio mais rápido desde o início da pesquisa.

Falando sobre o vírus, por mais uma semana, é provável que os investidores prestem mais atenção nos números e nas manchetes sobre essa frente. No fim de semana, o número de novos casos e mortes infectados diminuiu e resta saber se a desaceleração continuará nos próximos dias. A desaceleração permitiu que alguns mercados asiáticos negociassem no verde esta manhã, sugerindo que, se continuarmos recebendo cada vez menos casos dia a dia, os mercados acionários poderão preparar o cenário para uma recuperação decente. Dito isto, outra rodada de números recordes pode ser suficiente para virar as coisas de cabeça para baixo novamente. Isso significaria que o pior ainda não ficou para trás e que as feridas econômicas ainda podem se aprofundar e se arrastar por mais tempo do que o previsto anteriormente.
Coronavirus new cases and deaths on a day by day basis

Na terça-feira, temos um banco central decidindo sobre as taxas de juros e este é o RBA. Em uma reunião fora do cronograma de 18 de março, o Banco reduziu as taxas de juros para uma nova baixa histórica de 0,25%, e anunciou que iniciará as compras de QE pela primeira vez em sua história. Dito isto, as atas dessa reunião ad-hoc mostraram que, embora todos os membros tenham apoiado a mudança de política proposta, eles também concordaram que a taxa de caixa atingiu seu limite inferior efetivo, o que sugere que um corte para zero pode estar fora de questão, pelo menos por enquanto. Assim, mesmo que a curva de juros implícita no futuro da taxa de caixa interbancária em 30 dias da ASX sugira uma chance de 42% para outro corte na taxa, não achamos que os formuladores de políticas australianos tocarão nas taxas de juros nesta reunião. Eles poderiam simplesmente expandir suas compras de QE, ou podem preferir esperar um pouco mais antes de fazer novos ajustes na política. Afinal, faz apenas três semanas desde a última ação.
ASX 30-day interbank cash rate futures yield curve

Quanto aos dados de terça-feira, durante a manhã asiática, temos os gastos domésticos do Japão e a balança comercial da Austrália para fevereiro. Prevê-se que os gastos das famílias no Japão diminuam 0,2% em relação a janeiro, após recuar 1,6% em janeiro, enquanto nenhuma previsão está disponível atualmente para a balança comercial da Austrália.

Mais tarde, obtivemos as vagas de emprego do US JOLT para fevereiro, que devem ter caído um pouco, para 6,476 milhões, de 6,963 milhões. Após o aumento vertiginoso das reivindicações iniciais de desemprego da semana encerrada em 27 de março para um novo recorde de 6,65 milhões, os investidores podem considerar as vagas de fevereiro desatualizadas e aguardar o número de março, pois durante o mês de março os danos causados ​​pelo vírus foram muito mais graves. Do Canadá, recebemos o Ivey PMI de março, mas não há previsão no momento da redação deste documento.

Na quarta-feira, embora o mercado de ações norueguês esteja fechado, obtemos os CPIs do país para março. Espera-se que os CPIs principais e principais mantenham-se estáveis ​​em + 0,9% yoy e + 2,1%, o que dificilmente alterará a visão dos legisladores noruegueses sobre a política monetária. Em 19 de março, em uma reunião extraordinária, o Norges Bank decidiu reduzir sua taxa de apólice para 0,25% e observou que o Comitê não descarta novas reduções. A economia da Noruega depende em grande parte das exportações de petróleo e, se os bloqueios e medidas restritivas ao redor do mundo continuarem prejudicando a demanda pelo ouro preto, as autoridades podem não hesitar em reduzir as taxas de juros a zero em sua próxima reunião ordinária, programada para os dias 6 e 7 de maio. Afinal, os efeitos dos baixos preços do petróleo são claramente visíveis nos preços ao consumidor. Embora a taxa básica fique acima da meta de inflação do Norges Bank, a manchete, que inclui preços de itens de energia, é muito menor.
Norway CPIs inflation

Mais tarde, o FOMC divulgará as atas de sua segunda reunião extraordinária, realizada em 15 de março, quando as autoridades decidiram reduzir a meta de fundos federais em 100 bps, para 0-0,25%. Dito isto, esperamos que as atas passem despercebidas, pois os investidores podem tratá-las como desatualizadas. Desde então, o Fed já adotou medidas adicionais para aliviar os danos econômicos causados ​​pela rápida disseminação do coronavírus, enquanto em 26 de março, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que o Fed ainda tem espaço para mais ações políticas e que não está vai ficar sem munição. Acreditamos que os participantes do mercado podem ficar atentos às reivindicações iniciais de desemprego de quinta-feira para a semana encerrada em 3 de abril.

Quanto a outros dados divulgados na quarta-feira, durante as negociações asiáticas, o saldo da conta corrente do Japão em fevereiro está saindo, enquanto no final do dia, o Canadá libera o início de sua habitação e as licenças de construção para março e fevereiro, respectivamente. O superávit comercial do Japão deve aumentar para JPY 3,062 trilhões, ante JPY 0,612 trilhão. Nenhuma previsão está disponível para as licenças de construção do Canadá, enquanto o início da habitação deverá ter diminuído para 165 mil em março, ante 210,1 mil em fevereiro.

Na quinta-feira, é provável que os holofotes caiam nas reivindicações iniciais de desemprego para a semana que terminou em 3 de abril. Na semana passada, as reivindicações iniciais mais que dobraram o recorde anterior de 3,3 milhões, atingindo um novo em 6,65 milhões. Agora, a previsão aponta para mais 5 milhões de reclamações, mas, considerando que a situação do vírus nos EUA está piorando dia a dia, não ficaríamos surpresos se conseguirmos um novo recorde. Isso confirmaria que os danos no mercado de trabalho nos EUA são piores do que o previsto anteriormente e podem desencadear outra rodada de aversão ao risco. O índice preliminar de opinião do consumidor da UM para abril também pode atrair atenção especial, pois pode revelar o quanto a moral dos consumidores foi afetada. As expectativas são de uma queda de 89,1 para 75,0, que será a mais baixa desde abril de 2013 e pode adicionar mais combustível ao voo dos investidores para a segurança.
US initial jobless claims

No Canadá, o foco pode estar nos dados de emprego do país em março. As expectativas são de que a taxa de desemprego tenha subido de 5,6% para 7,0%, enquanto a mudança líquida de emprego deve mostrar que a economia perdeu 350 mil empregos após obter 30,3 mil. Essa seria a pior impressão da história do Canadá, pelo menos desde que podemos encontrar dados e pode suscitar especulações de mais estímulos por parte do Banco do Canadá.
Canada unemployment rate

Em 27 de março, o Banco decidiu reduzir as taxas de juros para 0,25% e lançar um programa de QE para proteger sua economia dos efeitos da disseminação do coronavírus. O Conselho do BCE destacou sua disponibilidade para tomar medidas adicionais para apoiar a economia e o sistema financeiro, mas, de maneira semelhante à RBA, eles observaram que a taxa de política está agora em seu limite inferior efetivo, o que significa que eles não estão dispostos a reduzir as taxas de juros. mais distante. Talvez eles decidam expandir seu programa de QE se a disseminação do vírus ameaçar ainda mais as perspectivas da economia canadense.

No entanto, mesmo que o dólar canadense recue sobre dados de emprego potencialmente decepcionantes, sua direção mais ampla pode depender principalmente dos movimentos dos preços do petróleo, já que o Canadá está entre os maiores países produtores e exportadores de petróleo do mundo. Na semana passada, Brent e WTI dispararam sobre especulações de que a Arábia Saudita e a Rússia podem eventualmente concordar com novos cortes de produção para estabilizar o mercado de energia e, portanto, resta saber se esse será o caso e, se for o caso, se os novos cortes serão suficiente para compensar a queda na demanda global devido ao surto de pandemia. Segundo relatos da mídia, uma reunião da OPEP + poderia ocorrer na quarta e quinta-feira.
USD/CAD vs WTI

Quanto ao restante dos dados de quinta-feira, no Reino Unido, temos o PIB mensal, a produção industrial e de manufatura e a balança comercial, todos referentes ao mês de fevereiro. Nenhuma previsão está disponível para a taxa do PIB, enquanto se espera que as produções industrial e manufatureira tenham crescido 0,2% em comparação a -0,1% e + 0,2%, respectivamente. Espera-se que o déficit comercial do país tenha aumentado para 6,00 bilhões de libras esterlinas, ante 3,72 bilhões de libras esterlinas. De qualquer forma, acreditamos que os negociadores de libras preferem prestar mais atenção aos dados referentes ao mês de março, durante os quais o coronavírus provavelmente deixou mais marcas na economia do Reino Unido.

As atas da reunião do BCE e os PPIs dos EUA para março também deverão ser divulgados, mas tendo em mente que o BCE já adotou mais medidas após sua última reunião ordinária e que os investidores podem preferir se concentrar nas reivindicações iniciais de desemprego com Em relação aos dados dos EUA, esperamos que esses dois lançamentos passem despercebidos.

Na sexta-feira, é sexta-feira santa na maioria dos países sob nosso radar e, portanto, os respectivos mercados serão fechados.

No que diz respeito aos dados, obtemos apenas o IPC e o IPP da China em março e os IPC dos EUA no mesmo mês. Prevê-se que o CPI da China tenha diminuído de + 5,2% para + 4,9% no comparativo anual, enquanto a taxa de PPI deverá entrar em águas negativas. Especificamente, espera-se uma queda de -0,1% no comparativo anual, de + 0,8% em fevereiro.

Quanto aos números de inflação nos Estados Unidos em março, a taxa básica deverá cair para 2,3%, + 1,6% no comparativo anual, enquanto se prevê que a taxa básica tenha diminuído de 2,4% para 2,3%. O argumento para a taxa de manchete cair mais do que a taxa básica é suportado pela mudança anual no WTI, que deslizou ainda mais para o território negativo. Não devemos esquecer que a diferença entre o título e os CPIs principais são itens voláteis, como energia.
US CPIs vs yoy change in WTI

Após os decepcionantes NFP na sexta-feira passada, e potencialmente outro aumento extremamente grande nas reivindicações iniciais de desemprego na semana passada, a desaceleração da inflação pode aumentar a especulação de mais ações do FOMC. Dito isto, com o Comitê elevando as taxas para a faixa de 0 a 0,25% e anunciando quantidades ilimitadas de compras de QE, a grande questão é: que outras medidas eles podem adotar? Eles optarão por taxas de juros negativas? O Fed nunca foi a favor do regime de "taxas negativas", mas resta saber se o surto de coronavírus os forçará a abrir uma exceção. De acordo com os rendimentos dos futuros dos fundos do Fed, os investidores não antecipam algo assim no momento.
Fed funds futures market interest rate expectations

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.