Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Reunião dos Ministros das Finanças da Zona Euro e Minutas do BCE Marcam o Dia

Publicado 24.05.2018, 08:40
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Europa: a sessão foi de perdas para os principais índices de ações na região, com Portugal (-1,51%) a destacar-se pela negativa.

O STOXX600 fechou com uma queda de 1,10%. Com exceção do setor de Alimentação & Bebidas (+0,08%), os restantes 18 setores terminaram o dia no vermelho, com destaque pela negativa para Petróleo & Gás (-2,69%) e Recursos Naturais (-2,47%).

Mercado de dívida de governos na Zona Euro: com a exceção de itália (+7,1 pontos de base para 2,389%), o dia foi de descida nas yields a 10 anos, após a divulgação de uma leitura preliminar aquém do esperado para os índices PMI da IHS Markit na área do euro para maio. Espanha aprovou ontem no parlamento o Orçamento de Estado para 2018.

Numa entrevista realizada no dia 16 de maio, mas apenas ontem divulgada, Benoît Coeuré, membro do Comité Executivo do Banco Central Europeu, relembrou ontem a necessidade de respeitar as regras orçamentais europeias, numa entrevista com o Die Zeit. Disse também que os tratados da União Europeia proíbem o cancelamento de dívida por parte de um país ou o financiamento dos estados por parte do banco central.

Portugal: o PSI20 terminou com uma perda de 1,51%. Apenas 6 das 18 cotadas terminaram o dia com ganho, com destaque para Pharol (LS:PHRA) (+2,0%) e Semapa (LS:SEM) (+1,4%). Galp (LS:GALP) (-2,7%) e Corticeira Amorim (LS:CORA) (-2,2%) foram as mais pressionadas durante o dia.

EUA: sessão positiva para os 3 principais índices: DJIA +0,21%, S&P500 +0,32% e Nasdaq Composite +0,64%. 6 dos 11 principais setores do S&P500 terminaram o dia com ganhos, sendo de destacar Utilities (+0,90%), Tecnologia (+0,86%) e Imobiliário (+0,81%). Do lado das perdas, uma referência para as Financeiras (-0,60%).

As minutas da reunião do Comité de Política Monetária da Reserva Federal de dias 1 e 2 de junho sinalizaram que, para a maior parte dos participantes, poderá ser apropriado avançar em breve com uma nova subida de taxas (a confirmar-se o cenário macro e tendo em conta que a política monetária permanece expansionista), o que não representa uma surpresa para os mercados.

Loretta Mester, presidente do Fed de Cleveland (com voto no Comité em 2018), disse ontem que não está demasiada preocupada com o flattening da curva (vê várias razões para justificar uma curva plana). Defendeu a continuação de um ajuste gradual da política monetária (o que poderá justificar um total de 3 ou 4 subidas de 25 pontos na fed funds rate). Não vê necessidade de responder se a inflação estiver temporariamente acima de 2%. Considerou que a economia continua a apresentar uma evolução bastante favorável.

Ásia: sessão mista para os principais índices de ações na região: TOPIX -1,21% (penalizado pelo setor automóvel, entre possíveis tarifas nos EUA, e pela valorização do iene face ao dólar norte-americano), HANG SENG -0,02% no momento em que escrevemos, SHANGHAI COMPOSITE -0,49% no momento em que escrevemos, HSCEI +0,17% no momento em que escrevemos, TAIEX +0,47%, KOSPI -0,24% e S&P/ASX200 +0,08%.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.