Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Reuniões de quatros grandes Bancos Centrais e Discurso do Chefe do Fed Powell

Publicado 15.06.2020, 11:48
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Temos uma semana muito movimentada pela frente, com quatro bancos centrais decidindo sobre política monetária: o BoJ, o SNB, o Norges Bank e o BoE. Apenas o BoE tem quase certeza de prosseguir com as mudanças, com as autoridades esperando expandir suas compras de QE, já que a meta atual está sendo atingida no início de julho. Além disso, o presidente do Fed, Powell, deve testemunhar sobre a política monetária perante o Congresso na terça e quarta-feira. No entanto, não esperamos fogos de artifício, como tivemos notícias dele na semana passada, após a decisão política do FOMC.


Na segunda-feira, durante a manhã asiática, já recebemos os números de vendas de varejo, produção industrial e investimentos em ativos fixos da China, todos em maio. As vendas no varejo e o investimento em ativos fixos caíram mais do que o previsto, enquanto a produção industrial aumentou menos do que o previsto.

Quanto ao restante dos eventos de hoje, da zona do euro, temos a balança comercial para abril, para a qual não há previsão disponível, enquanto que nos EUA obtemos o índice de manufatura do New York Empire State para junho. Espera-se que este índice tenha aumentado, mas permaneceu dentro do território negativo. Especificamente, espera-se que tenha aumentado de -48,50 para -27,50.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o BoJ anunciará sua decisão sobre política monetária. A reunião anterior deste Banco, em 22 de maio, foi de emergência. As autoridades mantiveram as taxas de juros e o objetivo de seus rendimentos de títulos do governo de longo prazo inalterados, mas anunciaram o lançamento de um novo programa de empréstimos para pequenas empresas. Desta vez, também não é esperado que os formuladores de políticas procedam a alterações em suas principais ferramentas políticas, mas seria interessante ver se eles expandirão ainda mais alguns de seus programas de empréstimos emergenciais.

Durante o dia europeu, obtemos os dados de emprego do Reino Unido para abril. A taxa de desemprego deve subir para 4,5%, enquanto a mudança líquida de emprego deve mostrar que a economia perdeu 65 mil empregos nos três meses até abril, depois de ganhar 211 mil nos três meses até março. Prevê-se que os ganhos médios, incluindo bônus, diminuam de + 2,4% para + 1,4% no comparativo anual, enquanto se prevê que a taxa de bônus de exclusão tenha diminuído para + 1,9% no comparativo anual, de + 2,7%.

UK real wage growth
De acordo com o Relatório de Empregos da KPMG e REC UK, as nomeações permanentes de funcionários e as cobranças temporárias caíram nas taxas mais acentuadas da história da pesquisa, enquanto a disponibilidade de candidatos aumentou pela primeira vez desde abril de 2013, sendo a taxa de expansão a mais acentuada desde Novembro de 2009. Isso apóia a noção de aumento da taxa de desemprego. Além disso, a demanda mais fraca por funcionários também provocou quedas renovadas nos salários iniciais, o que aumenta o caso de uma desaceleração notável nos ganhos.

Os CPIs finais da Alemanha para maio e a pesquisa ZEW do país para junho também devem ser divulgados. As impressões finais de inflação devem confirmar as preliminares, enquanto a pesquisa da ZEW deve revelar melhorias nas condições atuais e nos índices de sentimento. Os salários da zona do euro e o índice de custos trabalhistas para o primeiro trimestre também estão na agenda.

Nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, testemunhará sobre o relatório semestral de política monetária do FOMC perante o Congresso. Ele testemunhará por meio de uma videoconferência no Comitê Bancário do Senado na terça-feira, enquanto na quarta-feira apresentará o mesmo testemunho no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. Embora os investidores provavelmente estejam atentos à sua visão sobre as perspectivas econômicas e os passos futuros do Fed, esperamos que esses eventos resultem em fogos de artifício. Afinal, ouvimos sua opinião na semana passada após a decisão do FOMC, quando também recebemos projeções econômicas atualizadas. Assim, os participantes do mercado já estão cientes da visão do Fed de como a economia poderá se sair daqui para a frente.

Quanto aos dados dos EUA, temos vendas no varejo, produção industrial e manufatura, todas em maio. Todos devem ter se recuperado depois de cair em abril.

Na quarta-feira, estão sendo negociadas as negociações asiáticas, o saldo em conta corrente da Nova Zelândia no primeiro trimestre e o saldo comercial do Japão em maio. Prevê-se que o déficit em conta corrente da Nova Zelândia de NZD 2,66 bilhões tenha se transformado em um superávit de NZD 1,48 bilhão, enquanto o déficit comercial do Japão deverá ter diminuído de 931,9 bilhões para JPY 560 bilhões.

Antes da abertura da UE, obtemos as CPIs do Reino Unido para maio. Espera-se que as taxas de título e CPI principal caiam para + 0,5% yoy e + 1,2% yoy de + 0,8% e + 1,4% respectivamente. Chegar ao topo de um relatório de emprego potencialmente fraco, desacelerar a inflação, muito abaixo do objetivo de 2% do BoE, pode aumentar a especulação de que, na quinta-feira, os formuladores de políticas discutirão a opção de taxas de juros negativas e, portanto, a libra pode estar sob juros de venda. Os CPIs finais da zona do euro para o mês também serão divulgados, mas, como sempre, espera-se que eles confirmem suas estimativas iniciais.

UK CPIs inflation
Mais tarde, obtemos mais dados de inflação para maio, desta vez do Canadá. Espera-se que a taxa de títulos tenha aumentado, mas permaneceu dentro do território negativo. Especificamente, espera-se um aumento de -0,2% para -0,1% no comparativo anual, enquanto nenhuma previsão está atualmente disponível para a taxa básica. Na reunião anterior do BoC, os formuladores de políticas mantiveram as taxas de juros inalteradas e disseram que, dada a melhoria nas condições de financiamento de curto prazo, o Banco reduziu a frequência de suas operações compromissadas de prazo e seu programa de compra de aceitações de banqueiros. Eles também disseram que a economia canadense parece ter evitado o cenário mais grave apresentado no Relatório de Política Monetária de abril do Banco e que a economia deve retomar o crescimento no terceiro trimestre. Com a inflação também próxima das estimativas do Banco, tudo isso sugere que, enquanto as restrições relacionadas ao coronavírus forem levantadas, e enquanto os dados continuarem sugerindo que o pior já passou, os formuladores de políticas canadenses provavelmente ficarão de fora por mais algum tempo. As licenças de construção dos EUA e a construção de moradias para maio também serão divulgadas.

Canada CPIs inflation
Na quinta-feira, temos mais três bancos centrais decidindo as taxas de juros e esses são o SNB, o Norges Bank e o BoE.

Iniciando com o SNB, nenhuma mudança de política é esperada. A última reunião deste Banco ocorreu no dia 19 de março, com autoridades abstendo-se de tocar na já baixa taxa de juros de -0,75%. No entanto, eles reforçaram sua linguagem de intervenção à luz da rápida disseminação do coronavírus, observando que eles intervirão mais fortemente no mercado de câmbio. Eles também acrescentaram que o franco era ainda mais valorizado. Com governos em todo o mundo facilitando suas medidas de bloqueio e dados econômicos sugerindo que as profundas feridas econômicas causadas pelo coronavírus podem estar por trás de nós, não devemos esperar que este Banco prossiga com quaisquer mudanças nas políticas. Afinal, eles o fizeram em março, quando todos os outros bancos centrais estavam expandindo seus esforços de estímulo para combater as consequências econômicas do coronavírus. Dito isto, tendo em mente que agora o franco está mais forte do que era quando as autoridades se conheceram pela última vez, acreditamos que eles permanecerão prontos para intervir no mercado de câmbio se as coisas ficarem fora de órbita

Passando a bola para o Norges Bank, também não esperamos nenhuma alteração deste banco. Em sua última reunião, o Norges Bank reduziu sua taxa de referência para 0,0%, com autoridades dizendo que provavelmente permanecerá nesse nível por algum tempo à frente. "Não pretendemos fazer mais cortes nas taxas de política", disse o governador Olsen no comunicado. Na semana passada, os dados mostraram que tanto a inflação quanto o núcleo aceleraram mais do que o previsto, algo que permite que os formuladores de políticas fiquem mais à vontade à margem, em nossa opinião.

Norges Bank interest rates
Por último, mas não menos importante, temos o BoE. Em sua última reunião, os formuladores de políticas deste Banco mantiveram a política monetária inalterada. Por votação unânime, eles mantiveram as taxas de juros em espera, enquanto no programa de QE o voto foi de 7 a 2 a favor de manter a quantidade de compras inalterada. Os dois dissidentes, Saunders e Haskel, preferiram aumentar a meta para o estoque de compras de ativos em mais 100 bilhões de libras esterlinas. Com as autoridades notando que o atual QE está programado para atingir sua meta no início de julho, vemos quase certeza de que eles expandirão suas compras neste encontro, talvez em mais 100 bilhões de libras esterlinas, conforme sugeriram os dissidentes no encontro anterior.

BoE interest rates
No entanto, tendo em mente que tal decisão pode ser amplamente esperada, não esperamos que ela abale a libra. Acreditamos que os traders da GBP se concentrarão mais no idioma em torno das taxas de juros. Lembrando que, após a reunião anterior, o governador do BoE, Andrew Bailey, e o economista-chefe Andy Haldane disseram que o Banco está olhando com mais urgência as taxas de juros negativas. Assim, embora eles possam não reduzir as taxas nesta reunião, seria interessante ver como estão prontos para fazê-lo nos próximos meses.

Se houver uma conversa intensa com relação ao exame das taxas de juros negativas, é provável que a libra fique abaixo dos juros de venda, mas os traders da moeda também podem ficar de olho nos desenvolvimentos e nas manchetes em torno do Brexit. Na quinta-feira e na sexta-feira, está prevista uma cúpula de líderes da UE e procuraremos pistas de quão longe a UE e o Reino Unido estão encontrando um terreno comum. Dito isto, antes da cúpula, na segunda-feira, o PM Johnson do Reino Unido se encontrará com o presidente da Comissão da UE, Von der Leyen, e, portanto, podemos ter um gostinho antecipado das manchetes sobre esse evento. Os líderes da UE também devem discutir o fundo de recuperação de coronavírus proposto. A maioria dos membros apóia o plano, mas Holanda, Áustria, Dinamarca e Suécia ainda são céticas. Para que o plano se concretize, ele deve ser aceito por todos os membros e qualquer conflito pode resultar em um retiro decente no euro.

Quanto aos dados de quinta-feira, durante a sessão asiática, o PIB da Nova Zelândia para o primeiro trimestre e o relatório de emprego da Austrália para maio estão saindo. O PIB da Nova Zelândia deverá contrair 0,9% no trimestre após a expansão de 0,5% nos últimos três meses de 2019, algo que arrastará a taxa anual para + 0,3%, de + 1,8%, para + 0,3%. Espera-se que a taxa de desemprego na Austrália suba para 6,0% em maio, ante 6,2% em maio, enquanto a mudança líquida de emprego deve mostrar que a economia perdeu 125,0 mil empregos, depois de perder 594,3 mil em abril.

Finalmente, na sexta-feira, os CPIs nacionais do Japão para maio devem ser divulgados. Nenhuma previsão está disponível para a taxa de manchete, enquanto a previsão principal deve ter subido para -0,1% no comparativo anual de -0,2%.

Mais tarde, obtemos dados de vendas no varejo do Reino Unido e do Canadá. Prevê-se que a taxa global do Reino Unido tenha se recuperado para + 5,8% em maio em relação a -18,1%, enquanto a principal deve ter se recuperado para + 4,6% em relação a -15,2%. No que diz respeito aos números canadenses, espera-se que as vendas mantenham uma queda de 15,1% em abril, após recuar 10,0% em março, enquanto a taxa básica deve cair para -12,8% em relação a -0,4%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.