Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Semana com foco no encontro do BoC, PIB da China, Empregos na AU

Publicado 13.04.2020, 12:48
Atualizado 09.07.2023, 11:31
Após a decisão do RBA (Reserve Bank of Australia) na semana passada, esta semana, a tocha do banco central será repassada ao BoC (Bank of Canada). Embora não esperemos que este Banco reduza ainda mais as taxas de juros, seria interessante ver se as autoridades decidirão expandir suas compras de trimestre. Quanto aos dados econômicos, o relatório de emprego da Austrália para março e o PIB da China para o primeiro trimestre também estão na agenda desta semana.

Na segunda-feira, o calendário econômico está vazio, como na segunda-feira de Páscoa na maioria dos países que estão sob nosso radar. Os mercados da Europa, Austrália e Nova Zelândia estão fechados.

Mais uma vez, os participantes do mercado podem manter o olhar fixo em números e manchetes em torno do surto de coronavírus. No domingo, os casos infectados e as mortes diminuíram em todo o mundo, aumentando as chances de a pandemia ter começado a se estabilizar. Dito isto, ainda estamos relutantes em confiar em uma recuperação duradoura no sentimento mais amplo do mercado. Apenas um dia de novos recordes pode ser suficiente para despertar novos medos e levar os investidores a abandonar ativos vinculados ao risco em favor de refúgios. Mesmo que já tenhamos atingido o pico no surto, acreditamos que as medidas de bloqueio poderiam ser estendidas por mais um tempo, se de fato os governos ao redor do mundo quiserem conter o vírus. E quando recebemos uma permissão de livre circulação, muitas pessoas ainda hesitam em sair de casa e começar a gastar. Assim, as feridas econômicas podem se arrastar até o segundo trimestre.
Coronavirus new cases and deaths on a day by day basis

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o índice de confiança nos negócios da Austrália para março está saindo, mas nenhuma previsão está disponível no momento. Em fevereiro, o índice caiu de -4 para -4, e não ficaríamos surpresos se deslizar ainda mais para o território negativo. Afinal, os danos econômicos em todo o mundo devido à rápida disseminação do coronavírus foram mais graves durante o mês de março. Além disso, dada a ênfase dada pela RBA ao crescimento do emprego e dos salários, prestaremos atenção extra ao sub-índice de custos trabalhistas, cuja taxa de câmbio trimestral se manteve estável em + 0,9% em fevereiro.

Mais tarde, obtemos o índice de otimismo para pequenas empresas do NFIB dos EUA em março, para o qual não há previsão, mas devido à rápida propagação da pandemia, veríamos os riscos inclinados para o lado negativo. Só para constar, as impressões de fevereiro estavam em 104,5.

Na quarta-feira, os holofotes provavelmente cairão na decisão da taxa de juros do BoC. Em 27 de março, o Banco decidiu reduzir as taxas de juros para 0,25% e lançar um programa de trimestre para proteger sua economia dos efeitos da disseminação do coronavírus. O Conselho do BCE destacou sua disponibilidade para tomar medidas adicionais para apoiar a economia e o sistema financeiro, mas observou que a taxa de política está agora em seu limite inferior efetivo.
Bank of Canada interest rates

Na quinta-feira passada, o relatório de emprego para março decepcionou bastante, com a taxa de desemprego subindo de 5,6% para 7,8% e a mudança líquida de emprego revelando que mais de 1 milhão de empregos foram perdidos, o que é a pior impressão na história do Canadá, pelo menos desde podemos encontrar dados de. Isso pode ter aumentado as chances de mais estímulo por parte do BoC, mas tendo em mente que as autoridades notaram claramente que a taxa de política atingiu seu limite inferior efetivo, não esperamos um corte de taxa neste encontro. Talvez as autoridades decidam expandir seu programa de QE, o que pode ser um pouco negativo para o dólar canadense. No entanto, se a mais recente desaceleração nos casos infectados por coronavírus continuar por mais alguns dias, as autoridades podem decidir não agir para ver se essa melhoria continuará e se as medidas já adotadas estão tendo os efeitos desejados no Canadá.

Quanto aos dados de quarta-feira, durante as negociações asiáticas, a balança comercial da China para março deve ser divulgada e a previsão sugere que o déficit de US $ 7,09 bilhões do país se transformou em um superávit de US $ 19,10 bilhões. No entanto, os detalhes não são tão animadores, pois espera-se que as exportações e as importações continuem deslizando. A balança comercial se transformará em um superávit apenas porque as exportações podem ter caído em um ritmo mais lento do que em fevereiro e porque as importações podem ter caído mais.

No final do dia, temos os CPIs da Suécia para março. Prevê-se que as taxas de CPI e CPIF diminuíram de + 1,0% para + 0,7% no comparativo anual, mas, como observamos várias vezes, preferimos prestar mais atenção à taxa básica de CPIF, que exclui os itens voláteis de energia. Em fevereiro, essa taxa se manteve estável em + 1,6% no comparativo anual.
Sweden CPIs inflation

Nos dias 16 e 19 de março, o Riksbank decidiu estender suas compras de títulos este ano em até SEK 300 bilhões, a fim de mitigar os efeitos da pandemia, enquanto em 26 de março os funcionários decidiram iniciar as compras de papel comercial emitido por empresas suecas não sociedades financeiras. Parece que os formuladores de políticas suecos não querem reduzir as taxas em águas negativas, e é por isso que eles estão expandindo suas compras. Se a taxa básica de CPIF permanecer próxima dos níveis atuais, isso significaria que a queda nas manchetes é principalmente devida à queda nos preços do petróleo e pode incentivar as autoridades a esperar um pouco mais antes de decidir se medidas adicionais são necessárias. se a desaceleração nos casos infectados globais continuar. No entanto, uma desaceleração notável no núcleo da inflação pode levar os formuladores de políticas a agir novamente e expandir ainda mais suas compras de trimestre.

Dos EUA, obtivemos vendas no varejo, produção industrial, tanto para março, quanto o índice de manufatura do New York Empire State para abril. Espera-se que as vendas principal e principal caiam 7,0% e 4,0%, depois de recuar 0,5% e 0,4%, respectivamente. Esses serão os maiores declínios desde que podemos encontrar dados, mas tendo em mente que os investidores já sabem que a economia americana foi duramente afetada devido ao vírus em março, é improvável que grandes slides desapontem. O mesmo se aplica à produção industrial, que também deve ter diminuído notavelmente.

Desta vez, os participantes do mercado podem prestar atenção extra ao índice do estado do império de Nova York. Embora haja sinais de que a pandemia esteja se estabilizando, espera-se que esse índice de fabricação tenha caído ainda mais no território negativo, de -21,50 para -35,00, o que pode ser um presságio precoce que as feridas do setor podem arrastar por mais do que o previsto anteriormente. Uma queda maior que o esperado pode levantar questões sobre se a fabricação da Markit e da ISM para os EUA como um todo também irá decepcionar.
New York Empire State and ISM manufacturing PMIs

Na quinta-feira, durante a manhã asiática, recebemos o relatório de emprego da Austrália para março. Prevê-se que a taxa de desemprego tenha aumentado de 5,1% para 5,5%, enquanto a mudança líquida de emprego deve mostrar uma queda de 40,0 mil empregos, depois que a economia adicionou 26,7 mil em fevereiro.
Australia unemployment rate

Em sua reunião mais recente, na semana passada, os formuladores de políticas da RBA deixaram a política monetária inalterada e ofereceram alguns detalhes em relação ao seu programa de QE. Eles observaram que farão o que for necessário para atingir uma meta de rendimento de três anos de 0,25%, com a meta de permanecer em vigor até que estejam sendo feitos progressos em direção às metas de pleno emprego e inflação. No entanto, eles acrescentaram que, se as condições continuarem melhorando, é provável que sejam necessárias compras menores e menos frequentes de títulos do governo.

Depois de dizer que as taxas de juros atingiram seu limite inferior efetivo na reunião anterior, os pontos mencionados acima sugerem que há muito pouca chance de expandir seu programa de QE. Pelo contrário, eles poderão reduzir em breve se a disseminação do coronavírus continuar a se estabilizar. Seria interessante ver se um relatório decepcionante de empregos - com a taxa de desemprego subindo além do limite de 4,5% que a RBA espera começar a gerar pressões inflacionárias - os forçará a mudar de idéia e começar a considerar uma expansão de trimestre.

Mais tarde, obtemos os dados finais da inflação da Alemanha para março, mas, como sempre, espera-se que eles confirmem suas estimativas preliminares. A produção industrial da zona do euro para fevereiro também deve ser lançada e a previsão aponta para um deslizamento de 0,2%, após um aumento de 2,3% em janeiro.

Nos EUA, temos licenças de construção e início de habitação para março, além do índice de manufatura Philly Fed para abril. Espera-se que as licenças de construção e o início da habitação tenham diminuído um pouco, enquanto o índice Philly Fed deve cair para -30,0, de -12,7. Da mesma forma que com o índice do Estado do Império de Nova York, isso pode ser um sinal precoce de que os danos no setor manufatureiro arrastariam mais do que o estimado anteriormente.

Finalmente, na sexta-feira, na Ásia, obtemos o PIB da China para o primeiro trimestre, bem como vendas no varejo, produção industrial e investimento em ativos fixos, tudo em março. É certo que a economia do país encolheu nos primeiros três meses do ano, devido ao surto de coronavírus, com o consenso do mercado apontando uma contração de 6,0%. Espera-se que as vendas no varejo, a produção industrial e o investimento em ativos fixos continuem caindo em março, mas em um ritmo mais lento que em fevereiro. Tendo em mente que a propagação do vírus na China diminuiu notavelmente durante o terceiro mês deste ano, não ficaríamos surpresos se obtivéssemos melhores leituras. A grande questão é se a economia começou a se recuperar no segundo trimestre, depois que o país suspendeu várias medidas restritivas.
China GDP yoy

Quanto ao restante dos dados de sexta-feira, só vale a pena mencionar os CPIs finais da zona do euro para março, que, como sempre, devem confirmar suas impressões iniciais.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.