Semana com foco no encontro do BoC, PIB da China, Empregos na AU

 | 13.04.2020 12:48

Após a decisão do RBA (Reserve Bank of Australia) na semana passada, esta semana, a tocha do banco central será repassada ao BoC (Bank of Canada). Embora não esperemos que este Banco reduza ainda mais as taxas de juros, seria interessante ver se as autoridades decidirão expandir suas compras de trimestre. Quanto aos dados econômicos, o relatório de emprego da Austrália para março e o PIB da China para o primeiro trimestre também estão na agenda desta semana.

Na segunda-feira, o calendário econômico está vazio, como na segunda-feira de Páscoa na maioria dos países que estão sob nosso radar. Os mercados da Europa, Austrália e Nova Zelândia estão fechados.

Mais uma vez, os participantes do mercado podem manter o olhar fixo em números e manchetes em torno do surto de coronavírus. No domingo, os casos infectados e as mortes diminuíram em todo o mundo, aumentando as chances de a pandemia ter começado a se estabilizar. Dito isto, ainda estamos relutantes em confiar em uma recuperação duradoura no sentimento mais amplo do mercado. Apenas um dia de novos recordes pode ser suficiente para despertar novos medos e levar os investidores a abandonar ativos vinculados ao risco em favor de refúgios. Mesmo que já tenhamos atingido o pico no surto, acreditamos que as medidas de bloqueio poderiam ser estendidas por mais um tempo, se de fato os governos ao redor do mundo quiserem conter o vírus. E quando recebemos uma permissão de livre circulação, muitas pessoas ainda hesitam em sair de casa e começar a gastar. Assim, as feridas econômicas podem se arrastar até o segundo trimestre.