Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Semana marcada por reuniões de BC e Dados de desemprego EUA e CA

Publicado 01.06.2020, 11:52
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Há três reuniões do banco central na agenda desta semana. Na terça-feira, temos o RBA, na quarta-feira o BoC e na quinta-feira o BCE. Não esperamos nenhuma ação do RBA e do BoC, mas esperamos que o BCE expanda suas compras de QE em seu esforço para apoiar a economia da área do euro contra os danos da pandemia de coronavírus. Quanto aos dados, na sexta-feira, recebemos os relatórios de emprego de maio nos EUA e no Canadá.

Na segunda-feira, os mercados na Alemanha, Suíça e Noruega serão fechados devido à Whit Monday e Pentecostes. Quanto aos dados, durante a manhã europeia, obtemos os PMIs finais de fabricação para maio na Zona do Euro e no Reino Unido e as expectativas são de confirmação das estimativas iniciais. No final do dia, recebemos o PMI de fabricação Markit final do mês dos EUA, que também deve corresponder à sua impressão preliminar, bem como o PMI de fabricação ISM, que deverá ter se recuperado de 41,5 para 43,0.

Na terça-feira, o RBA decide sobre política monetária. Em sua última reunião, o Banco manteve a taxa de caixa e a meta dos rendimentos de títulos do governo em três anos em + 0,25%, com autoridades observando que eles reduziram o tamanho e a frequência de suas compras de títulos. No entanto, eles acrescentaram que estão preparados para ampliar essas compras novamente, se necessário.

RBA interest rates
O único conjunto de dados de primeira linha que obtivemos desde então foi o relatório de emprego de abril. A taxa de desemprego aumentou de 5,2% para 6,2%, em vez de subir para 8,3%, conforme sugerido pela previsão. No entanto, olhando para a queda da taxa de participação, o aumento não muito grande da taxa de desemprego pode ser devido a muitas pessoas perdendo seus empregos e abstendo-se de se registrar para receber benefícios de desemprego. De fato, a mudança de emprego revelou que a economia perdeu 594,3 mil empregos, que é a maior queda já registrada.

Isso pode ter levantado especulações de que os formuladores de políticas poderiam parar de reduzir seu QE e talvez começar a aumentar suas compras novamente. Dito isso, nossa opinião é de que as autoridades estão cientes de que os dados de março e abril podem vir do lado positivo. Se a disseminação do coronavírus continuar a se estabilizar e, ao mesmo tempo, governos ao redor do mundo continuarem diminuindo suas restrições, acreditamos que a perspectiva de dias melhores poderá permitir que os funcionários da RBA continuem reduzindo suas compras de títulos. O que acrescenta mais credibilidade à nossa visão é que, na quinta-feira, o governador da RBA, Philip Lowe, disse que a crise econômica causada pelo coronavírus provavelmente não será tão grave quanto se pensava anteriormente e que o atual programa de estímulo está funcionando "como esperado".

Com relação aos dados de terça-feira, só obtemos o saldo da conta corrente da Austrália no primeiro trimestre durante a manhã asiática, com o superávit do país aumentando de 1,0 bilhão para AUD 6,3 bilhões.

Na frente política, outra rodada de negociações do Brexit está marcada para começar. Esta seria a rodada final antes da cúpula da UE de 18 e 19 de junho, pela qual o Reino Unido terá que decidir se deseja ou não prolongar o período de transição. Com o primeiro-ministro Johnsons insistindo no prazo de 31 de dezembro, uma falha em encontrar um terreno comum provavelmente aumentará o medo de uma saída desordenada no final do ano, que combinada com a perspectiva de taxas de juros negativas pelo BoE, poderá manter a libra pressionada .

Na quarta-feira, a tocha do banco central será repassada ao BoC. Quando se conheceram pela última vez, os formuladores de políticas deste Banco mantiveram as taxas de juros inalteradas em 0,25% e anunciaram uma expansão de suas compras de QE. Há algumas semanas, os números de inflação para abril não atingiram as estimativas, com a taxa básica caindo para -0,2% aa, enquanto na semana passada, os dados do PIB mostraram que a economia contraiu 8,2% no trimestre (taxa anualizada).

BoC interest rates
Com este Banco dizendo que as taxas de juros atingiram seu limite inferior efetivo, nenhum corte adicional é esperado, mas os dados decepcionantes podem ter aumentado as chances de os formuladores de políticas expandirem ainda mais suas compras de QE. A vontade de receber mais estímulos, se necessário, foi destacada pelo governador Poloz na semana passada, em seu depoimento no Comitê Nacional de Finanças do Senado, onde observou que “se for necessário um estímulo monetário adicional para cumprir nossas metas de inflação, o Banco dispõe de ferramentas disponíveis para cumprir esse objetivo. estímulo."

No entanto, neste momento, precisamos observar que esta será a primeira reunião liderada por um novo governador, Tiff Macklem, e embora dados e conversas recentes possam ter aumentado as chances de estímulo adicional, os funcionários não podem prosseguir com nenhuma ação neste momento. O novo governador pode esperar um pouco mais antes de começar a pensar em apertar o botão de atenuação. Ele pode preferir aguardar os próximos dados para revelar se houve alguma melhoria após o pico do coronavírus ou se existe o risco de a crise piorar.

Com relação aos lançamentos econômicos de quarta-feira, durante a manhã asiática, obtemos o PIB da Austrália para o primeiro trimestre. As expectativas são de que a economia tenha contraído 0,3% no trimestre após a expansão de 0,5% no quarto trimestre, o que reduzirá a taxa anual para + 1,4%, de + 2,2% no ano anterior. Comparado às taxas de contração em outras grandes economias, isso talvez esteja entre as mais brandas e confirmaria as observações do governador da RBA Lowe de que a desaceleração econômica na Austrália pode não ter sido tão grave quanto se pensava inicialmente. Em outras palavras, é improvável que essa impressão tente os formuladores de políticas da RBA a começar a pensar em expandir seu programa de estímulo. O PMI de serviços Caixin da China para maio também está saindo, mas nenhuma previsão está disponível no momento. Dito isto, tendo em vista que o índice oficial de não manufatura subiu para 53,6, de 53,2, veríamos chances decentes de o índice Caixin se mover de maneira semelhante.

Australia GDP qoq
Durante o dia europeu, obtemos o PIB da Suíça para o primeiro trimestre e os serviços finais e PMIs compostos do Reino Unido, da zona do euro e dos EUA. Prevê-se que a economia da Suíça tenha contraído 2,0% no trimestre após a expansão de 0,3% no quarto trimestre, enquanto todos os PMIs da Markit devem confirmar suas estimativas preliminares.

Nos EUA, também obtemos o relatório de empregos da ADP para maio e o PMI não industrial do ISM para o mês. Depois de perder 20,24 milhões de empregos em abril, espera-se que o setor privado perca outros 9 milhões, o que poderia aumentar a especulação de que o número da PFN, que será divulgado na sexta-feira, também pode se aproximar desse número. De fato, a previsão para o NFP atualmente é de 8,25 milhões. Quanto ao índice ISM, a previsão aponta para um aumento de 44,0 para um aumento de 44.8 para 44.0.

ADP vs NFP employment
Na quinta-feira, temos outro banco central decidindo sobre as taxas de juros e este é o BCE. Na reunião anterior, os formuladores de políticas deste Banco mantiveram as taxas de juros inalteradas, mas facilitaram as condições de seus TLTROs e introduziram uma nova série de operações de refinanciamento de emergência a longo prazo (PELTROs) de emergência para pandemia não direcionada. Eles também observaram que permanecem prontos para ajustar todos os seus instrumentos, conforme apropriado, para garantir que a inflação avance em direção ao seu objetivo de maneira sustentada.

ECB interest rates
No dia 21 de maio, os PMIs preliminares da zona do euro para maio se recuperaram mais do que o esperado, mas permaneceram bem abaixo da zona de expansão ou contração de 50. Além disso, na sexta-feira, dados preliminares mostraram que a inflação na área do euro diminuiu para +0,1 % yoy de + 0,3%, com a taxa central permanecendo inalterada em + 0,9% yoy. Isso pode ter aumentado as chances de o BCE adotar medidas de flexibilização adicionais e / ou expandir as já existentes, talvez tão cedo quanto nesta reunião.

Além da reunião do BCE, também temos os CPIs da Suíça para maio, o PMI de construção do Reino Unido para o mesmo mês, as vendas no varejo da zona do euro para abril, bem como os dados comerciais dos EUA e do Canadá para abril. Prevê-se que o CPI da Suíça tenha caído ainda mais no território negativo, passando de -1,1% para -1,3% no comparativo anual, enquanto o PMI de construção do Reino Unido deve ter se recuperado para 8,2, de 30 para 30,0. Prevê-se que as vendas no varejo da zona do euro tenham caído -15,0% em relação a março, após recuar 11,2% em março, algo que reduzirá a taxa anual para -9,2%, para -22,9%. Espera-se que o déficit comercial dos EUA tenha diminuído fracamente, de 44,40 bilhões de dólares para 44,30 bilhões de dólares, enquanto o canadense deve ter aumentado para 1,41 bilhão de dólares para 1,41 bilhão.

Finalmente, na sexta-feira, é provável que os holofotes se voltem para o relatório de emprego dos EUA em maio. Prevê-se que as folhas de pagamento não agrícolas caiam 8,25 milhões depois de cair 20,5 milhões em abril, enquanto a taxa de desemprego deverá aumentar para 14,7%, de 14,7% para 19,7%. Espera-se que o salário médio por hora tenha diminuído de 4,7% para + 1,0% em relação ao mês anterior, o que, exceto os desvios das impressões mensais anteriores, ainda deve elevar a taxa anual, para 7,4%, de 7,9% para 8,4%. Este pode ser outro relatório preocupante, mas tendo em mente que os investidores já podem estar preparados para outro conjunto de dados incorretos, pode não ter um enorme impacto negativo no mercado. Por outro lado, números melhores que o esperado podem gerar esperanças de que os danos econômicos em maio não tenham sido tão graves quanto se pensava inicialmente e poderiam ajudar os índices de ações a continuar sua recuperação. Paradoxalmente, isso pode ser negativo para o dólar, que tem atuado como um porto seguro recentemente.

US unemployment rate
Também obtemos dados de empregos de maio no Canadá. Prevê-se que a taxa de desemprego tenha aumentado de 15,0% para 15,0%, com a mudança líquida de emprego que mostra que a economia perdeu 0,5 milhão de empregos após perder quase 2 milhões em abril. Embora esse seja outro conjunto de dados incorretos, levando em consideração que o BoC já reconsiderará sua política monetária na quarta-feira, não esperamos que este relatório altere as expectativas em torno do que os funcionários poderão fornecer a seguir, pois isso pode ser telegrafado pela reportagem de quarta-feira. declaração.

Canada's unemployment rate
Quanto aos outros lançamentos de sexta-feira, os pedidos de fábrica da Alemanha para abril e o Ivey PMI do Canadá para maio devem sair. Espera-se que os pedidos de fábrica da Alemanha tenham caído 20,0% em relação a março, após uma queda de 15,6% em março, enquanto nenhuma previsão está disponível para o PMI do Canadá.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.