Standard & Poor's Poderá Rever Hoje o Rating de Espanha

Standard & Poor's Poderá Rever Hoje o Rating de Espanha

Albino Oliveira  | 23.03.2018 08:45

Europa: dia marcado por um aumento da aversão ao risco, traduzindo novas quedas nos indicadores de sentimento na área do euro e notícias sobre tarifas adicionais sobre as importações de produtos nos EUA, desta vez visando directamente a China.

Fonte oficial da Casa Branca referiu ontem que o Presidente Donald Trump irá solicitar ao representante para o comércio internacional, Robert Lighthizer, a implementação de tarifas de 25% em cerca de 50 a 60 mil milhões de dólares de importações vindas da China, na sequência da investigação em torno da acusação em como a China estaria a roubar propriedade inteletual às empresas dos EUA, nos setores da tecnologia, aerospacial e maquinaria. Nos próximos 15 dias serão conhecidos os produtos sobre os quais irão incidir as tarifas. O Secretário do Tesouro Steven Mnuchin irá também propor novas restrições ao investimento por parte de empresas chinesas num prazo de 60 dias, com o objetivo de salvaguardar tecnologias que os EUA consideram ser estratégicas. Será também apresentado uma queixa na Organização Mundial do Comércio (o que poderá eventualmente ser interpretado como querendo ainda dar uma oportunidade a ser encontrada uma solução através de negociações).

Entretanto, também ontem, Donald Trump assinou a exclusão da União Europeia, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, México e Coreia do Sul das tarifas implementadas sobre as importações de aço e alumínio até 1 de maio, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Mercado de dívida de governos na Zona Euro: sessão de queda significativa nas yields a 10 anos na região, beneficiando do dia de risk-off observado nos mercados de ações. Portugal realizou underperformance. A yield a 10 anos do Tesouro português baixou apenas 0,8 pontos de base para 1,729%. Traduzindo o ambiente de maior aversão ao risco, a yield a 10 anos do Tesouro da Alemanha baixou 6,3 pontos de base para 0,524%.

Em Espanha, o primeiro-ministro referiu ontem que o défice público atingiu 3,07% do PIB em 2017, permitindo assim respeitar a meta estabelecida pela Comissão Europeia de um valor não superior a 3,1% do PIB. Contudo, a confirmar-se este valor, não será suficiente para retirar o país do procedimento de défice excessivo.

O Banco de Inglaterra manteve inalterado a sua taxa de juro de referência em 0,5%, em linha com as expectativas do consenso. 2 dos 9 membros do Comité de Política Monetária votaram a favor de uma subida de taxas.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Albino Oliveira

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.