Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Tentativa de aliviar a pressão pelo RBNZ, Fed, BoJ e como mercado está reagindo

Publicado 16.03.2020, 12:51
Atualizado 09.07.2023, 11:31
Embora o calendário econômico sugerisse um início de semana relativamente calmo, esse não será o caso. Da noite para o dia, o RBNZ e o FOMC cortaram as taxas de juros de forma agressiva, em 75bps e 100bps, respectivamente, enquanto o BoJ dobrou o ritmo de suas compras de ETF (Exchange Traded Fund). No restante da semana, temos mais dois bancos centrais decidindo as taxas de juros, o Norges Bank e o SNB, e seria interessante ver como esses dois bancos vão responder ao surto do coronavírus. O relatório de emprego da Austrália e os CPIs do Canadá também devem ser divulgados.

Segunda-feira parecia ser um dia relativamente leve em termos de divulgação de dados. No entanto, não foi tão silencioso quanto o calendário sugeria. Durante a noite, três grandes bancos centrais decidiram facilitar ainda mais sua política, fora das reuniões agendadas, na tentativa de proteger a economia global dos efeitos negativos do coronavírus em rápida expansão. O refrão começou com o RBNZ, que reduziu sua taxa de referência em 75bps para + 0,25%. O FOMC foi o próximo com uma ação ainda mais ousada. Os formuladores de políticas dos EUA decidiram reduzir a meta de taxa de fundos federais em 100 bps, para 0-0,25%, enquanto mais tarde na sessão asiática, o BoJ, embora não reduzisse as taxas, prometeu dobrar o ritmo de suas compras com ETF.

No entanto, as decisões tiveram sucesso limitado em acalmar os investidores em pânico. Após a recuperação de sexta-feira nos mercados acionários, as bolsas asiáticas foram negociadas hoje no vermelho, à medida que a ansiedade dos investidores sobre a eficácia de tais medidas se aprofundava ainda mais. O Nikkei 225 do Japão caiu 3,10%, enquanto o Shanghai Composite da China caiu 3,40%.

Major global stock indices performance

Todos esses desenvolvimentos sugerem que os investidores podem estar agora na mesma página que estivemos nos últimos dias. Observamos repetidamente que reduções de taxas podem não ser suficientes para compensar os danos. Com receios de que o vírus não seja contido em breve, achamos difícil para consumidores e empresas optar por empréstimos baratos e começar a gastar. Assim, acreditamos que o pior ainda não está para trás e que as feridas econômicas podem se aprofundar e se arrastar até o segundo trimestre. Repetimos mais uma vez que, com elevada incerteza sobre o quão mais sério tudo isso poderia ficar, seria ingênuo assumir que tudo está precificado. Portanto, trataríamos quaisquer ganhos em ações como movimentos corretivos, antes da próxima etapa ao sul. Acreditamos que ainda há espaço para declínios nos ativos de risco, pois os investidores mais uma vez buscam abrigo em refúgios.

Virus % change in cases and deaths on a day by day basis

Os dados da China também podem ter pesado sobre o sentimento mais amplo do mercado, já que as grandes quedas no investimento em ativos fixos, produção industrial e vendas no varejo em fevereiro destacam a magnitude do dano econômico que o surto do vírus já causou à segunda maior economia do mundo.

Quanto ao restante dos dados de hoje, o único dado que vale a pena mencionar é o índice de manufatura do New York Empire State de março, que deve cair de 12,90 para 4,40, de 4,90 para 4,40.

Na terça-feira, temos os dados de emprego no Reino Unido para janeiro. Prevê-se que a taxa de desemprego permaneça inalterada em +3,8%, enquanto os ganhos semanais médios, incluindo bônus, deverão acelerar de +2,9% para +3,0% no comparativo anual. Prevê-se que a taxa de bônus excluídos permaneceu inalterada em +3,2%. Não acreditamos que esse conjunto de dados seja tão determinante em relação ao curso de ação futuro do BoE, pois eles se referem a um período antes da rápida disseminação do coronavírus pelo mundo.

UK real wage growth

Na quarta-feira, o BoE decidiu reduzir as taxas de juros em 50bps, fora de uma reunião agendada, enquanto o Chanceler do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país emprestaria quase 100 bilhões de libras esterlinas a mais nos próximos anos do que o previsto há alguns meses. Em nossa opinião, o grande afrouxamento fiscal diminui a necessidade de o BoE proceder a mais cortes nas taxas e, com outros grandes bancos centrais, como o RBA e o BoC, devem continuar diminuindo, isso pode permitir que a libra se fortaleça.

Da Alemanha, recebemos a pesquisa da ZEW para março. Espera-se que o índice de condições atuais tenha deslizado ainda mais para o território negativo, de -15,7 para -30,0. Isso marcaria o oitavo mês consecutivo com um sinal negativo. O índice de sentimento econômico também deve cair em águas negativas, de -8,7 para -29,0. Com o coronavírus se espalhando na UE em um ritmo acelerado, uma queda nesses índices parece mais do que o normal para nós. Da zona do euro como um todo, obtemos o índice de custos trabalhistas e os salários do quarto trimestre. Prevê-se que o índice de custos com mão-de-obra tenha acelerado para + 3,0% no comparativo anual, de + 2,6% no terceiro trimestre, enquanto nenhuma previsão está atualmente disponível para a taxa de salários.

Nos EUA, temos dados de vendas no varejo, produção industrial e de produção, todos em fevereiro. Espera-se que as vendas principais e principais desacelerem de + 0,3% para + 0,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as taxas de produção industrial e de manufatura devem retornar a um território positivo. Nomeadamente, espera-se que a taxa de IP tenha aumentado de -0,3% para + 0,4% em comparação com a mãe, enquanto a previsão de MP aumenta para +0,3% em comparação com -0,1%. As vagas de emprego da JOLT para janeiro também serão divulgadas e a previsão aponta para um pequeno declínio.

Na quarta-feira, em circunstâncias normais, as luzes teriam caído sobre a decisão política do FOMC. No entanto, como já observamos, o Fed decidiu agir fora de uma reunião agendada, cortando as taxas de juros em 100 bps durante a noite, para uma meta de 0% a 0,25%, e prometendo expandir seu balanço em pelo menos US $ 700 bilhões no período. próximas semanas. Em 3 de março, o Comitê decidiu reduzir a taxa de fundos federais em 50 bps, a primeira ação de emergência fora de uma reunião agendada desde a crise financeira de 2008, na tentativa de proteger a maior economia do mundo do impacto do coronavírus. Além disso, na quinta-feira, as autoridades decidiram oferecer US$ 1,5 trilhão em empréstimos de curto prazo e começarão a comprar uma gama mais ampla de títulos do Tesouro dos EUA, o que significa uma nova rodada de QE. O corte mais recente e muito mais ousado nos faz acreditar que o Fed acabou cortando as taxas, pois as autoridades americanas não são a favor de taxas negativas. Até o presidente Powell observou, após o corte de 100 bps, que ele não considera apropriadas taxas negativas nos EUA e que o Comitê não continuará com a reunião programada para esta semana.

Quanto aos dados de quarta-feira, durante o início da manhã asiática, o saldo em conta corrente da Nova Zelândia para o quarto trimestre está saindo e a previsão aponta para um déficit menor. Os dados comerciais do Japão também devem ser divulgados com o déficit do país que se espera ter se transformado em superávit.

Durante o dia europeu, obtemos os CPIs finais da zona do euro para fevereiro e, como sempre, espera-se que eles confirmem suas estimativas preliminares, a saber, que a taxa de juros caiu para + 1,2% no comparativo anual de + 1,4%, enquanto a taxa básica foi marcada até + 1,2% yoy de + 1,1%.

Nos EUA, obtemos licenças de construção e início de habitação para fevereiro, com as previsões sugerindo pequenas quedas, enquanto no Canadá, temos as CPIs para fevereiro. Prevê-se que o CPI principal tenha diminuído de + 2,4% para + 2,1% no comparativo anual, enquanto nenhuma previsão está disponível para a taxa básica, que ficou em + 1,8% no comparativo anual em janeiro. Em circunstâncias normais, isso teria permitido que os formuladores de políticas da BoC se afastassem do botão de corte, mas tendo em mente que os bancos centrais estão agindo agora para apoiar a economia global ferida que é atingida pelos efeitos do surto de coronavírus, não podemos descartar outro ação ousada do BoC, talvez fora de uma reunião agendada também.

Canada CPIs inflation

Na quinta-feira, durante a manhã asiática, foi a vez do BoJ decidir sobre política monetária, mas este Banco também tomou uma decisão no início da segunda-feira. As autoridades japonesas mantiveram a taxa política de curto prazo em -0,10% e a meta do JGB de 10 anos rende em torno de 0%. Com pouca munição em termos de redução de taxas, o Banco apenas prosseguiu aumentando seu ritmo anual de compras de ETF para JPY 12 trilhões, ante JPY 6 trilhões anteriormente.

Quanto à nossa opinião, achamos muito difícil o retorno dos negócios apenas porque o BoJ se comprometeu a comprar mais ETFs. Comparado com os cortes que recebemos de outros bancos centrais, esse é um movimento muito mais suave e pode não ter os efeitos desejados. Esperamos que o iene continue atraindo fluxos de refúgio, pois ainda não acreditamos que as ações tenham atingido o fundo do poço. Com o vírus ainda se espalhando rapidamente e sem vacina no horizonte, a incerteza sobre a possibilidade de conter o vírus pode pesar ainda mais no moral dos investidores, levando-os a reduzir ainda mais sua exposição ao risco.

Mais tarde, durante a sessão européia, a tocha do banco central será passada para o Norges Bank e o SNB. Quando se conheceram pela última vez, os formuladores de políticas noruegueses mantiveram as taxas de juros intocadas em + 1,50% e observaram que a taxa permanecerá no nível atual no próximo período. No entanto, os dados da inflação da semana passada desapontaram bastante, com a taxa de juros caindo para + 0,9% em relação ao ano anterior, de + 1,8%, e a principal caindo para + 2,1%, em comparação ao ano anterior, de + 2,9%.

Norway CPIs inflation

Com os bancos centrais em todo o mundo facilitando suas respectivas políticas, a fim de evitar uma recessão global devido aos efeitos do coronavírus, uma queda na inflação norueguesa pode ser um motivo adicional para os formuladores de políticas seguirem os passos da RBA, do FOMC, do BoC, o BoE e o RBNZ, especialmente após a forte queda nos preços do petróleo na segunda-feira passada.

Passando a bola para o SNB, este pode ser o único banco central que dificilmente facilitará esta semana. Com a menor taxa de juros globalmente, em -0,75, o Banco pode preferir combater a crise do vírus, intervindo no mercado de câmbio, a fim de impedir que o franco continue se fortalecendo, especialmente com a moeda atraindo fluxos de refúgio recentemente. Outra razão pela qual não esperamos que o SNB toque as taxas de juros é porque o BCE se absteve de fazê-lo. O Banco pode apenas adotar uma linguagem mais dovish e fortalecer seus sinais de intervenção.

Quanto aos dados de quinta-feira, durante a manhã asiática, o Japão lança seus CPIs nacionais para fevereiro. Nenhuma previsão está disponível para a taxa de manchete, enquanto a previsão principal é que se mantenha estável em + 0,8%. Dito isto, com as taxas de CPI de Tóquio do mês caindo, acreditamos que as taxas nacionais seguirão o exemplo.

Da Austrália, recebemos o relatório de emprego para fevereiro. Prevê-se que a taxa de desemprego permaneça inalterada em 5,3%, bem acima do limite de 4,5% que a RBA acredita que começará a gerar pressões inflacionárias, enquanto a mudança de emprego deve mostrar que a economia ganhou menos empregos do que em janeiro . Especificamente, espera-se revelar 10 mil novos trabalhos, abaixo dos 13,5 mil impressos em janeiro.

Australia unemployment rate

Em sua última reunião, os funcionários da RBA decidiram reduzir as taxas de juros em 25 bps, para um novo recorde de 0,5%, com o governador Philip Lowe dizendo na declaração pós-reunião que o coronavírus estava tendo um impacto "significativo" na economia doméstica e que é difícil avaliar o tamanho dos efeitos. Na declaração, também foi repetido que as autoridades "continuam preparadas para facilitar ainda mais a política monetária e apoiar a economia australiana". De acordo com a curva de juros futuros da taxa de caixa interbancária ASX de 30 dias, existe uma chance de 92% para os funcionários apertarem novamente o botão de corte na reunião de abril, e um relatório de emprego brando pode apenas fechar o negócio.

ASX 30-day interbank cash rate futures yield curve

O PIB da Nova Zelândia para o quarto trimestre também deve ser divulgado. A previsão é de que a taxa qoq tenha caído para + 0,5%, de + 0,7%, mas isso levará a taxa anual para + 2,4%, de 2,3%. Com todos os outros grandes bancos centrais flexibilizando sua política para proteger a economia global da crise do coronavírus, o RBNZ não foi exceção, dando início ao refrão noturno com uma redução emergencial da taxa de 75 bps, observando que as perspectivas econômicas "se deterioraram significativamente". As autoridades também acrescentaram que a taxa permanecerá em 0,25% por pelo menos 12 meses, o que significa que não há mais cortes no horizonte. Dito isso, eles concordaram que, caso mais estímulos fossem necessários, seria preferível um programa de compra de ativos em larga escala. Com tudo isso em mente, não acreditamos que os dados referentes a um período anterior ao surto de vírus alterem essa visão e, portanto, eles podem não provar o motor do mercado que normalmente são. Preferimos aguardar dados referentes ao primeiro trimestre de 2020, pois esses números podem ser determinantes para determinar se o RBNZ continuará com o QE.

Quanto ao resto do dia, o único dado a ser mencionado é o índice de manufatura Philly Fed dos EUA, que deverá ter caído de 36,7 para 10,0 para 10,0.

Finalmente, na sexta-feira, os mercados japoneses serão fechados devido ao feriado do Vernal Equinox.

Do Canadá, obtemos vendas no varejo para janeiro, enquanto nos EUA, temos as vendas domésticas existentes para fevereiro. Prevê-se que as vendas em destaque no Canadá tenham aumentado 0,4% em relação ao mês anterior, depois de estagnadas em dezembro, enquanto a taxa básica deverá ter diminuído para + 0,2% em relação a + 0,5%. Prevê-se que as vendas de imóveis existentes nos EUA tenham recuperado 0,8% em comparação com o mês anterior, após recuar 1,3% em janeiro.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.