Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Transporte marítimo de mercadorias... Indústria e investimento

Publicado 23.10.2023, 22:29
Atualizado 09.07.2023, 11:32

1. O transporte marítimo

O transporte marítimo desempenha um papel fundamental na cadeia de distribuição mundial, sendo responsável por movimentar a maioria das mercadorias à escala global.

Esta indústria representa mais de 80% do transporte para o comércio mundial, consequentemente interrupções nos portos e nas rotas de navegação significam que alimentos, energia, produtos farmacêuticos, matérias perigosas, matérias-primas entre outros bens, não cheguem em tempo útil aos seus destinos.

A particularidade de cada mercadoria transportada implica tipos de navios diferentes e adequados. O transporte de veículos, contentores, mercadorias secas (cereais, carvão…), gás liquefeito, crude ou fertilizantes implicam embarcações com características específicas. Por exemplo, um navio do tipo Ro-Ro transporta viaturas, enquanto que um do tipo Reefer transporta alimentos a temperaturas controladas. Os Tankers são utilizados no transporte de gás ou fertilizantes e os Dry Bulk transportam as mercadorias a granel (grãos alimentares, minérios ou cimento).

A preponderância desta indústria reside na capacidade de transportar cargas volumosas e pesadas de forma eficiente, possibilitando o comércio internacional em larga escala e viabilizando o fluxo contínuo de bens entre diferentes continentes e países.

2. Cargas e portos

Em 2021, a capacidade de carga da frota mercante global totalizou cerca de 2,1 mil milhões de toneladas, representando um aumento de quase 5% em comparação com o ano anterior, em que a capacidade atingiu, aproximadamente, 2 mil milhões de toneladas. No entanto, previsões apontam para um crescimento, situando esse volume num valor superior a 13 mil milhões de toneladas, em 2028.

Durante o ano de 2022 circularam no canal do Suez mais de 22000 navios e o canal do Panamá foi atravessado por 14200 navios.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Shangai, Singapura e Shenzhen são os 3 portos mais movimentados do Mundo. Na Europa Roterdão, Antuérpia e Hamburgo compõem o top 3, geografia onde, nos seus portos, foi movimentada, em 2021, uma média de 7,7 toneladas por habitante, num total superior a 98 milhões de contentores do tipo TEU.

O porto mais movimentado de Portugal é o de Sines, ocupando 18ª posição na lista de portos mais movimentados da Europa. No entanto, como porto de transbordo encontra-se no 6º lugar.

A posição geográfica de Portugal é da maior importância nesta indústria. A Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal é a 20ª maior do Mundo, representando 11% da ZEE da União Europeia. Uma grande parte do tráfego marítimo transatlântico e com destino e origem no norte da Europa cruza águas de jurisdição nacional.

3. A questão ambiental

Do ponto de vista ambiental, o transporte marítimo apresenta uma série de desafios significativos que impactam, negativamente, os ecossistemas marinhos e o clima global. Entre 2020 e 2021 as emissões de gases com efeito estufa subiram 4,7%, em contra ciclo do que seria expectável. A razão deste aumento está, em parte, relacionada com um envelhecimento da frota a nível global e o facto da aquisição de navios mais modernos e eficientes apresentar um ritmo lento. A incerteza do mercado, das regulamentações futuras, das tecnologias que vão surgir e as necessidades de adaptação das infraestruturas portuárias conduzem a um adiamento das decisões de renovação de frota, por parte das empresas de transporte marítimo.

Atualmente, já se encontram em andamento medidas e adaptações como o desenvolvimento de combustíveis inovadores, corredores verdes, utilização das tecnologias de bolhas de ar e captura de carbono, as quais conduzirão a um maior equilíbrio ambiental.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A título de exemplo, no passado mês de junho, a maior empresa de transporte de contentores do mundo, a Mærsk, anunciou que investirá em soluções de transporte sustentável, nomeadamente, o desenvolvimento de novos navios que utilizam combustíveis alternativos. 

4. O mercado em números

O comércio global depende, fortemente, do transporte marítimo para transferir mercadorias entre os diferentes países. No ano de 2022 este tipo de transporte foi responsável por 43% de participação no volume global de transporte de mercadorias.

A utilização de contentores melhorou muito a eficiência do transporte de mercadorias. O comércio eletrónico e a rápida industrialização e a ascensão de economias emergentes, como a China e a Índia, impulsionaram um crescimento significativo dos volumes de importação e exportação, conduzindo a um incremento desta indústria.

O bloqueio de 6 dias do Canal do Suez, pelo navio porta-contentores, em março de 2021, foi um incidente notável e que custou uma perda superior a 9,5 mil milhões de dólares americanos ao comércio internacional, demonstrando a importância e a grandiosidade desta indústria.

Este mercado é amplo e dividido em vários segmentos, nomeadamente a indústria marítima, a indústria de navios, os serviços logísticos e o segmento do frete ou carga, isto é, o transporte de mercadorias nas linhas marítimas existentes. A análise e os dados que são aqui apresentados referem-se, apenas, ao segmento do frete marítimo.

Segundo alguns analistas, o tamanho do mercado global de frete marítimo foi avaliado, em 2021, num valor superior a 72 mil milhões de dólares americanos. O ano de 2022 viu o mercado desta indústria atingir cerca de 75 mil milhões de dólares americanos. Pelas previsões, o mercado do frete marítimo poderá crescer para valores superiores a 87 mil milhões de dólares americanos, em 2027, chegando perto dos 90 mil milhões de dólares americanos em 2030. Estas previsões conferem a este segmento da indústria uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista superior a 3%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

No entanto, previsões menos conservadoras apontam para valores como 163 mil milhões de dólares americanos ou até mesmo 284 mil milhões de dólares americanos possíveis de atingir no ano de 2030, ultrapassando os 289 mil milhões de dólares americanos em 2032, patenteando, desta forma, uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista superior a 4%.

5. As oportunidades de investimento

O transporte marítimo de mercadorias, como referido anteriormente, é uma indústria fundamental na cadeia de fornecimento. O seu crescimento previsto e os seus resultados atuais fazem deste mercado um possível nicho de investimento.

Seguidamente são apresentadas algumas empresas, de modo sucinto, ligadas à indústria do transporte marítimo de mercadorias, as quais, depois de analisadas e avaliadas, poderão constituir oportunidades de investimento, caso se enquadrem na estratégia e objetivos do investimento, bem como no perfil de investidor de cada um.

  • A.P. Møller - Mærsk A/S (OTC:AMKBY) empresa dinamarquesa com sede em Copenhaga. Foi fundada em 1904 e conta com 110 mil funcionários. O PE é superior a 1,6 e o EPS ultrapassa os 4,9. ROA e ROE superam os 13,7% e os 32,4%, respetivamente. Apresenta uma margem de lucro superior a 25,9%.
  • Textainer Group Holdings Limited (NYSE:TGH) empresa fundada em 1979 e sedeada em Hamilton, nas Bermudas. Apresenta um PE superior a 6 e um EPS acima de 5,3. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 3,51%. O PS é superior a 1,7 e a sua margem operacional encontra-se acima de 50%.
  • ZIM Integrated Shipping Services Ltd. (NYSE:ZIM) empresa Israelita com sede em Haifa e fundada em 1945. O PE é superior a 0,8 e o EPS ultrapassa os 10,4. O ROA encontra-se acima de 10,7%, já o ROE supera os 25,9%. A margem de lucro ultrapassa os 16%.
  • Evergreen Marine Corporation (Taiwan) Ltd. (TW:2603) empresa fundada em 1968 e sedeada na cidade de Taipei, em Taiwan. A margem de lucro ultrapassa os 33,8% e a margem operacional situa-se acima de 39%. O ROA ultrapassa os 11,5% e ROE encontra-se acima de 31%.
  • Orient Overseas (International) Limited (HK:0316) empresa fundada em 1986 e com sede em Hong Kong. O PE situa-se acima de 1,5 e o EPS supera os 8,2. A margem de lucro encontra-se acima de 40% e a margem operacional ultrapassa os 38%.
  • OceanPal Inc. (NASDAQ:OP) (OP) empresa jovem fundada em 2021 e sedeada em Atenas, na Grécia. O PB e o PS têm o valor de 0,1. A Margem de lucro é negativa -0,2%, assim como negativos são ROA e ROE, abaixo de -4% e -0,04%, respetivamente.
  • Frontline plc (NYSE:FRO) empresa do Chipre, com sede em Limassol e fundada em 1985. PE e EPS situam-se acima de 5 e 3,5, respetivamente. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 12,4%. A margem de lucro e a margem operacional ultrapassam os 42,9%.
  • Matson, Inc. (NYSE:MATX) empresa americana com sede em Honolulu, no estado do Hawaii e fundada em 1882. O PE e o EPS situam-se acima de 6,9 e 12,5, respetivamente. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 1,47%. A margem de lucro e a margem operacional encontram-se ambas acima de 13,5%.
  • Genco Shipping & Trading Limited (NYSE:GNK) empresa americana fundada em 2004 e com sede em Nova York. O PE é superior a 7,3 e o EPS encontra-se acima de 1,9. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 11,13%. ROA e ROE ultrapassam os 5% e a margem de lucro supera os 18,6%.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para além das ações individuais de empresas, o investimento na indústria do transporte marítimo de mercadorias poderá ser realizado com recurso aos Exchange Traded Funds (ETFs).

Neste contexto, o U.S. Global Sea to Sky Cargo ETF (NYSE:SEA) é um dos exemplos disponíveis no mercado deste instrumento de investimento. Empresas como A.P. Møller - Mærsk A/S (AMKBY), Orient Overseas (International) Limited (0316.HK) ou Evergreen Marine Corporation (Taiwan) Ltd. fazem parte da sua lista de holdings. Este ETF apresenta uma TER de 0.6%.

Um outro exemplo de ETFs vocacionados para a indústria do transporte é o SonicShares Global Shipping ETF (NYSE:BOAT). Detém na sua lista de holdings empresas como Frontline plc (FRO) ou Matson, Inc. (MATX), apresentando uma TER na ordem dos 0,69%.

6. Conclusão

A indústria do transporte marítimo de mercadorias é indispensável e da maior importância para o comércio e cadeias de abastecimento globais. Apesar de ser reconhecida a sua contribuição danosa para o ambiente, várias medidas e adaptações estão a ser levadas a efeito no sentido de reverter esta tendência. No entanto, a sua amplitude a abrangência, bem como os seus números de mercado são significativos e, concomitantemente, percebe-se que esta é uma indústria em crescimento.

Através de ações individuais de empresas ou via Exchange Traded Funds, os investidores podem, após uma correta e profunda análise, investir nesta indústria, expondo o seu portefólio a este mercado, o qual, pelas perspetivas e previsões, deverá continuar a exibir níveis de crescimento consideráveis.

No entanto, o investimento numa indústria tão importante, mas peculiar como esta, requer um correto ajuste ao objetivo e estratégia de investimento, bem como ao perfil de cada investidor.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

As ideias e as opiniões, acima descritas, refletem a minha linha de pensamento sobre estes veículos de investimentos. Assim, não devem as mesmas ser consideradas ou tidas como forma de aconselhamento financeiro.

Últimos comentários

e a MSC Shipping?
Caro Dino, boa tarde e peço desculpa da resposta tardia. A empresa que menciona MSC é de facto um grande player e sobejamente conhecida. No entanto, como deverá compreender neste tipo de artigos foco-me nas empresas cotadas em bolsa, as quais permitem o investimento por parte dos investidores retalhistas, a quem estes artigos se destinam. A MSC - Mediterranean Shipping Company sendo empresa privada não se encontra cotada em bolsa, ficando, portanto excluída das minhas análises.     Muito obrigado pelo comentário
Excelente e interessante analise! Obrigado Jorge! 👍👌🏻
Caro César desde já agradeço as suas palavras. Muito obrigado
excelente , o retrato é óptimo, que tal um artigo sobre o consumo de combustíveis para toda esta operacionalidade?
Caro José, é um tema a considerar. Seguirei para já o alinhamento previsto para os próximos meses mas terei esta sua sugestão, que desde já agardeço, em consideração, Muito obrigado pelo comentário
muito bom . Obrigado
Caro Paulo, muito obrigado
Avaliar como o transporte maritimo de mercadorias se alinha com os objectivos e estratégias financeiras, será, quanto a mim, o grande desafio para o investidor. Devido às grandes vantagens do custo mais baixo e escala global, que o conecta aos mercados em todo o mundo, será de se considerar atrativo o investimento. Porém, sofrerá de um inconveniente insanável : o tempo de transito, muito mais lento que o transporte aéreo e que lhe esmaga o poder concorrencial, relativamente à percentagem, sempre significativa, das mercadorias perecíveis ou urgentes. Parabéns, Jorge Filipe Ribeiro.Claro e sucinto, eis nova e importante abordagem.
Caro Domingos Oliveira é de facto um mercado bastante interessante e, simultaneamente, desafiante. Obrigado pelas suas palavras
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.