Um Banco Central Cauteloso e a Baixa Inflação Suportaram a Dívida de Governos

Um Banco Central Cauteloso e a Baixa Inflação Suportaram a Dívida de Governos

Albino Oliveira  | 04.05.2018 12:01


Após a yield a 10 anos dos EUA ter ultrapassado o nível de 3%, foi observado um movimento de retração nas yields nos EUA e na Alemanha. Para o movimento parece ter contribuído não só o posicionamento observado nos Treasuries, como também a postura cautelosa mais uma vez visível por parte dos bancos centrais (Banco Central Europeu, Banco do Japão e Reserva Federal dos EUA) e a fraca leitura preliminar de abril para a inflação na área do euro.

Voltamos também a ver um flattening na curva dos EUA, sendo que continuou a aumentar a diferença em termos do spread 2-10 anos entre Alemanha e EUA, tendo sido atingido o valor mais elevado desde junho de 2005. Com (1) o Banco Central Europeu a manter ancorada a parte mais curta da curva, tendo em conta a fraca evolução da inflação (e, mais recentemente, os sinais de abrandamento observados no ritmo de expansão da economia da área do euro durante o 1º trimestre de 2018), e não sendo esperada maior visibilidade sobre o futuro do programa APP (ou alterações no forward guidance) antes da reunião do junho (ou mesmo julho) e (2) o Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA a manter um ritmo gradual de subida de taxas, não é fácil ver o que poderá, para já, impedir a continuação desta tendência.

Na periferia da área do euro, os spreads face à Alemanha nos 10 anos permanecem contidos, suportados pelo enquadramento económico (apesar da moderação observada no ritmo de crescimento na área do euro como um todo) e pela postura cautelosa do Banco Central Europeu. O mesmo sucede em Itália, não obstante o fluxo de notícias na última semana ter relembrado a dificuldade em ser encontrada uma solução de governo para o país e evitar a realização de novas eleições. Este comportamento parece não só suportar a ideia em como a dívida soberana de Itália incorpora já um prémio de risco político, como poderá ser justificada pela possibilidade de as negociações conduzidas pelo Presidente da República poderem (ainda) resultar num governo de unidade nacional.

O destaque do calendário económico da próxima semana será a divulgação da leitura de abril para o índice de preços no consumo nos EUA (dia 10). Excluindo alimentação e energia, o consenso espera uma taxa de variação homóloga de 2,2%, o que, a confirmar-se, representaria o valor mais elevado desde o início de 2017. O benefício que advém de efeitos de base favoráveis é já bem conhecido pelo mercado. Desta forma, será provavelmente mais importante observar a taxa de variação mensal (+0,236% para a média mensal do 1º trimestre de 2018), de modo a avaliar o ambiente em termos de pressões inflacionistas. A taxa breakeven a 10 anos permanece próxima dos seus máximos do ano. Tendo em conta a fase mais avançada no ciclo por parte da economia dos EUA e o facto de o Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA continuar a considerar que as expectativas de inflação encontram-se baixas (o que suporta a manutenção de uma subida gradual na fed funds rate), permanece a expectativa quanto a subidas adicionais ao longo dos próximos meses.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Albino Oliveira

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+