Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Vidro: material e investimento

Publicado 23.04.2023, 17:53
Atualizado 09.07.2023, 11:32

1- História e constituição

O vidro é um material muito presente na nossa civilização e aplicado em diversas situações, nomeadamente: janelas, portas, para-brisas, janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, frascos, recipientes, copos, lentes, ecrãs de televisores, monitores, fibra ótica, entre outras.

Há registos da sua utilização desde 7000 a.C. por sírios, fenícios e babilónios. Acredita-se que foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário, presente nas conchas, se combinaram através da ação da alta temperatura. Desde a sua descoberta, os componentes do vidro sempre foram os mesmos, tendo ocorrido apenas alteração e evolução da tecnologia, o que permitiu uma maior capacidade e rapidez no processo de produção, possibilitando diversificação ampliada do seu uso.

Na sua composição de base encontram-se areia, calcário, carbonato de sódio e óxido de alumínio. Embora a constituição primária seja a mesma, diferentes composições permitem criar diferentes tipos de vidro de acordo com a finalidade a que se destinam.

2- Processo de fabricação

A fabricação de vidro é feita por dois métodos principais de produção:

- o processo Pilkington ou float, que é utilizado na produção de vidro plano para aplicação na construção, indústria automóvel etc.. Trata-se de uma técnica de produção de vidro desenvolvida por Sir Pilkington, em 1952, e envolve a alimentação de uma fita de vidro fundido de um forno num banho de estanho fundido. Através deste método é produzida uma folha de vidro com uma espessura uniforme e com uma superfície extremamente lisa. Esta folha de vidro poderá então ser utilizada para fazer janelas ou outras aplicações que requeiram folhas de vidro planas. A China é o maior produtor de vidro float do mundo, tendo, em 2019, sido responsável por mais de metade do volume da produção mundial.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- o processo de sopro de vidro, utilizado na produção de recipientes, garrafas, peças decorativas… é a técnica mais antiga de produção de vidro, tendo sido desenvolvida por volta do século I a.C.

Ao longo do tempo, este processo evoluiu em duas técnicas principais: sopro com molde (recipientes ou peças domésticas) e sopro livre (obras de arte e objetos de decoração).

No ano de 2020 foram produzidas em todo o mundo 690 mil milhões de recipientes em vidro.

3- Tipos e aplicações do vidro

Vidro de armazenamento e embalagem é o tipo de vidro produzido para garrafas, potes, frascos e outros recipientes fabricados em vidro comum. Habitualmente transparente, âmbar ou verde.

Vidro plano é o tipo de vidro de janelas, de aplicação nos automóveis, fogões, aparelhos de micro-ondas, espelhos, etc..

O tipo de vidro doméstico é o utilizado na produção de tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e outros objetos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro, designadamente peças de decoração ou obras de arte.

As fibras de vidro são as mantas, tecidos, fios e outros produtos de aplicações de reforço e/ou de isolamento.

Os vidros técnicos são aqueles que requerem uma composição mais específica. Neste tipo de vidro incluem-se as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, cabos de comunicação, vidros para laboratório, para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftalmológicos, vidro solar, vidros para dispositivos eletrónicos, isoladores elétricos, entre outros.

Para além da sua vasta utilização e variadíssima aplicação, o vidro tem a grande vantagem de ser 100% reciclável, ou seja, poderá ser usado e, posteriormente, utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes, sem que ocorra perda de qualidade e/ou pureza do produto, conferindo a este material um ciclo de vida infinito.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

4- Indústria e mercado do vidro

A sua importância e aplicabilidade conferem ao vidro e à sua indústria de produção características ímpares. Por essa razão, o mercado do vidro é marcado por valores e números relevantes. De salientar que sendo uma alternativa, infinitamente reciclável, reutilizável e mais sustentável às embalagens plásticas, o vidro está a recuperar, novamente, parte da sua popularidade no segmento do embalamento, considerando as proibições e limitações às embalagens de plástico nos últimos anos, em muitos países.

Em 2018, a indústria global de vidro reciclou cerca de 27 milhões de toneladas. O vidro reciclado representou cerca de 21% de toda a produção deste material, tendo sido o tipo de vidro de armazenamento, o mais reciclado, constituindo 32% da totalidade do vidro reciclado.

No entanto, esta indústria, em particular a de produção de vidro plano, ainda enfrenta um desafio crítico e que impede o seu crescimento, nomeadamente as regulamentações impostas pelos governos sobre as emissões de carbono, isto porque durante o processo produtivo ocorre emissão de dióxido de carbono.

No momento atual, as indústrias alimentar e farmacêutica estão, gradualmente, a aumentar a procura por determinados tipos de vidro. Por outro lado, na construção civil a sustentabilidade e eficiência energéticas implicam uma maior utilização de vidros térmicos mais evoluídos, em janelas e portas, bem como o maior número de painéis solares instalados, levando a que este material seja ainda mais procurado. Para além destes segmentos da indústria, a construção naval, indústria automóvel e aeronáutica reconhecem o vidro como um material de grande utilização e diversificada aplicação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Em 2022, o tamanho do mercado de fabricação de vidro representou mais de 142 mil milhões de dólares americanos, superior aos mais de 106 mil milhões de dólares americanos registados em 2021.

Prevê-se que em 2032, esse valor possa ficar perto de 235 mil milhões de dólares americanos, representando, numa década, uma Taxa de Crescimento Anual Composta superior a 5%.

Nos Estados Unidos da América, o crescimento da indústria de produção do vidro está associado a dois grandes fatores. As empresas do ramo alimentar e bebidas estão a expandir a sua produção, em virtude do aumento da procura de alimentos embalados, levando a uma maior necessidade de produção de embalagens de vidro. Noutro sentido, o crescimento do ramo da construção civil e os investimentos em instalações de produção automóvel encaminham para uma maior procura de vidro plano. Para além destes dois grandes fatores, o facto de um crescente investimento em energia solar, leva à consequente procura de vidro processado para painéis solares, impulsionando, fortemente, a sua produção.

No entanto, salienta-se que este mercado é bastante afetado pela volatilidade dos preços das matérias-primas, uma vez que constituem uma parte importante da estrutura de custos do processo de fabricação do vidro. A título de exemplo, os preços médios mundiais de carbonato de sódio aumentaram mais de 23% entre 2020 e 2021. Por outro lado, o aumento contínuo dos custos de energia, mão-de-obra e transporte influenciam o custo final do produto.

Esta é uma indústria em constante crescimento, particularmente o mercado global de garrafas e recipientes de vidro, cuja previsão de valor de mercado ultrapassará os 78 mil milhões de dólares americanos até 2026, com um volume de produção na ordem das 920 mil milhões de unidades, nesse ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

5- Oportunidades de investimento

O vidro, sendo um material com um ciclo de vida infinito e com uma aplicabilidade imensa, torna a sua indústria produtora um nicho de oportunidades de negócio e investimento.

Em seguida, são apresentadas, resumidamente, algumas empresas bem cotadas neste segmento da indústria produtiva, a qual se posiciona entre as 75 indústrias com maior valor de mercado nos Estados Unidos da América.

  • Corning Incorporated (NYSE:GLW) é uma empresa americana, fundada em 1851, e com sede em Corning, no estado de Nova York. O PE é superior a 22 e o EPS situa-se acima de 1,5. Apresenta uma margem de lucro maior que 9,2 e um PB superior a 2,4.
  • Tecnoglass Inc. (NYSE:TGLS) é uma empresa colombiana, fundada em 1984 e com sede em Barranquilla. Apresenta um PE acima de 13,5 e um EPS superior a 3,2. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 0,81% e a sua margem de lucro ultrapassa os 21,7%. ROA e ROE são superiores a 22% e 52,5%, respetivamente.
  • Vitro, S.A.B. de C.V. (BMV:VITROA) empresa mexicana, fundada em 1909 e com mais de 14700 trabalhadores. O PS é superior a 0,25 e o PB situa-se acima de 0,35. O ROA é superior a 2,6% e distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,24%.
  • U.S. Silica Holdings, Inc. (NYSE:SLCA) empresa americana com sede no Texas e fundada em 1894. O seu PE e EPS são superiores a 12,7 e 1, respetivamente. A margem de lucro é superior a 5% e o PB encontra-se acima de 1,35. O ROA é superior a 4,9% e o ROE ultrapassa os 11,8%.
  • O-I Glass, Inc. (NYSE:OI) é uma empresa americana, fundada em 1903, com sede no estado do Ohio. O PE é superior a 6 e o EPS ultrapassa os 3,6. O ROA e o ROE são superiores a 4.3% e 53%, respetivamente. A sua margem de lucro situa-se acima de 8,5%.
  • Apogee Enterprises, Inc. (NASDAQ:APOG) empresa americana fundada em 1949 e com sede em Minneapolis, no Minnesota. Apresenta um PE acima de 9,45 e um EPS superior a 4,6. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,19% e a sua margem de lucro ultrapassa os 7,2%.
  • View, Inc. (NASDAQ:VIEW) é uma empresa americana com sede na Califórnia. Apresenta um PS acima de 0,8 e um PB superior a 0,4. O seu ROA e ROE são negativos, abaixo de -31% e -96%, respetivamente, tal como o seu EPS cujo valor é de -1,58.
  • Crown ElectroKinetics Corp. (NASDAQ:CRKN) empresa americana fundada em 2015, com sede no Oregon. Apresenta um EPS negativo de -0,82, tal como o seu ROA e ROE, cujos valores se situam abaixo de -116% e -300%, respetivamente. O seu PS é superior a 529 e o seu PB encontra-se acima de 9,4.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

6- Conclusão

O vidro, sendo um material 100% reciclável e com inúmeras possibilidades de aplicação, tem vindo, novamente, a situar-se no mercado das embalagens como uma alternativa ao plástico. Contudo, a sua produção, apesar da enorme evolução que sofreu, ao longo dos anos, ainda enfrenta o desafio das emissões de carbono para a atmosfera.

Porém, esta indústria apresenta estatísticas e valores de crescimento previstos consideráveis, o que a torna numa potencial área de investimento. Contudo, a aplicação de fundos num mercado tão específico, requer a maior e a mais profunda análise, estudo e avaliação, por parte do investidor, para que a opção de investimento seja adequada ao seu perfil de investidor, estratégia e objetivos do investimento.

As ideias e as opiniões, acima descritas, refletem a minha linha de pensamento sobre estes veículos de investimentos. Assim, não devem as mesmas ser consideradas ou tidas como forma de aconselhamento financeiro.

Últimos comentários

Parabéns pelo excelente trabalho!
Importante trabalho. Parabéns. Abraço
Muito Obrigado pelo seu comentário motivador.
Obrigado Jorge pela excelente info. Abraço
Caro Frederico desde já agradeço o seu comentário. Muito obrigado
O investimento no mercado do vidro, dependendo naturalmente das perspectivas do mercado e do apetite ao risco, acaba por ser uma decisão razoável, por várias razões : tratar-se de indústria estável e em constante crescimento, ser, o vidro, um material durável e versátil, com  uma diversificada gama de aplicações e, ainda, por ser  utilizado em todo o mundo como material essencial em tantas áreas, fazendo com que o resultado da sua produção e venda tenham um impacto direto na vida quotidiana das pessoas.  Outra vantagem do investimento na indústria do vidro é a sua contribuição para a sustentabilidade. O vidro é um material reciclável e a sua produção utiliza menos recursos naturais, comparando com outros materiais. Portanto, ao investir na indústria do vidro, as empresas podem contribuir para a redução do impacto ambiental e promover a sustentabilidade. Obrigado e parabéns, Jorge Filipe Ribeiro, por mais este importante trabalho.
Sem dúvida, Domingos Oliveira. De facto aquilo que refere é uma realidade que, até eu, ao escrever o artigo, fiquei surpreendido. Desde já agradeço o seu comentário.
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.