Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Warren Buffett e um caso para os ursos

Publicado 07.08.2018, 11:53
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Com o índice S&P 500 a uns meros 1% do seu máximo histórico de 2.872 pontos, que atingiu no dia 26 de Janeiro 2018, os investidores questionam cada vez mais se será desta que os mercados accionistas vão finalmente colapsar.

Existem várias pistas neste momento para ajudar os investidores:

1) "Indicador Buffett": Este é um dos indicadores mais falados recentemente e, de acordo com Warren Buffett, é uma das melhores medidas para avaliar o mercado. O "indicador Buffett" é a relação entre a capitalização bolsista do mercado norte-americano e o PIB do país. Quando este indicador está no intervalo dos 70-80%, está na hora de ir às compras. Quando estiver acima de 100%, o melhor será reduzir os activos financeiros nas carteiras. Onde está esse indicador agora? Nos 138%, um novo recorde histórico.
Indicador Buffett

2) Liquidez excessiva da Berkshire Hathaway:
Os resultados da Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett, foram apresentados ontem, e a empresa tem cada vez mais liquidez que neste momento ronda os $111 mil mn. É de salientar que a liquidez da Berkshire Hathaway também aumentou consideravelmente em 1998-1999 antes da bolha tecnológica e, de novo, entre 2005 e 2007 antes da crise financeira. Buffett depois utilizou essa liquidez para comprar acções a preços de saldo no período de 2000-2003 e depois em 2007-2009.
Liquidez Berkshire Hathaway

3) A UBS Wealth Management menos "bullish":
A instituição financeira que investe 2,4 biliões de dólares em activos para os seus clientes ficou menos "bullish" ontem devido às tensões geopolíticas e o aumento do proteccionismo que afectam a confiança dos investidores. A sua alocação em acções foi reduzida para 43%.

4) Recessão a caminho?: A curva dos "yields" dos Estados Unidos está próximo da sua inversão porque os juros a longo prazo estão prestes a ficar inferiores aos de curto prazo. Isto poderá indicar que uma recessão está a caminho e levar à queda dos preços das acções. Os juros das obrigações a 10 anos estão a 0,3 pontos percentuais das obrigações a 2 anos. Há um ano atrás, a diferença era quase um ponto percentual total.
Bond Yield Curves

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.