WTI vs Brent? Qual o porquê da divergência de preço?

 | 22.08.2022 15:25

Boa tarde! Espero que se encontrem todos bem de saúde e aos demais níveis da vossa vida. Hoje irei falar sobre um tópico que “passa ao lado” de muitos investidores ou entusiastas dos mercados financeiros. Vamos então falar do porquê desta divergência!

Primeiro que tudo, o que são o WTI e o Brent?

O WTI (West Texas Intermediate) e o Brent são dois tipos de contrato com maior preponderância nos mercados futuros (Crude Oil). O WTI é considerado uma referência para o (Crude Oil) produzido nos EUA, enquanto o Brent é uma referência internacional, que têm por base o petróleo extraído no mar do norte.

Historicamente, o WTI foi negociado com um “prémio superior” relativamente ao Brent. O mesmo deveu-se na sua maioria a composição do produto, pois, o WTI é conhecido por ser um petróleo mais leve e doce. Outro motivo que também não têm menos importância é que os custos de produção e transporte associados também são mais baixos para o WTI, em comparação com o Brent.

Mas o que aconteceu em 2010 que levou a uma mudança no paradigma petrolífero?

A revolução operada pelo “Shale Oil” aumentou de forma substancial a oferta do WTI, este foi o importante impulsionador, se não o mais importante.

Outro fator, mas de não tão larga importância, foi o facto da proibição dos EUA às exportações de “Crude Oil” entre a década de 70 e até +/- uma década atrás, fez com que a maior produção dos EUA não pudessem ter acesso aos mercados internacionais, sendo isto, um claro obstáculo ao WTI.

Posteriormente, a proibição foi levantada, e o spread entre os dois principais contratos petrolíferos até reagiu e o spread entre o Brent e o WTI diminui, mas ainda hoje, o WTI continua a ser negociado com desconto em relação ao Brent.

Em 2018, já com Donald Trump no poder, começou a guerra das tarifas de importações chinesas, propostas no que respeita a produtos energéticos dos EUA.

Temos que ter também em atenção que o tema geopolítico no Oriente Médio também têm ajudado, pois, a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irão teve mais impacto no Brent do que no próprio WTI.

O aumento contínuo da produção por parte dos USA é outro fator que impacta fortemente o spread Brent/WTI.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Fica aqui um breve resumo acerca do diferencial existente entre estes dois contratos.

Obrigado!