Últimas Notícias
Poupe 40% 0
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Artigo de Hélder Rosalino "Pagamentos Mais Seguros Com a Mesma Simplicidade"

Por Banco de Portugal16.09.2019 13:18
 

Artigo de opinião do Administrador Hélder Rosalino no Jornal Expresso: "Pagamentos mais seguros com a mesma simplicidade"

O dia 14 de setembro marca o início da era do Open Banking, que se traduz na possibilidade de os clientes bancários partilharem a sua própria informação financeira, até aqui apenas na posse dos bancos, com novos operadores (por exemplo, fintech). Para que isso seja possível, os bancos estão obrigados a oferecer interfaces abertos (API — Application Programming Interface) para que esses novos operadores, desde que devidamente credenciados, possam aceder às contas bancárias, tendo por base o consentimento prévio do seu titular.

A partir desse acesso, as fintech e os próprios bancos poderão desenvolver serviços inovadores, integrando múltiplos canais e ofertas. Passará a ser possível incorporar serviços bancários básicos (como a iniciação de pagamentos ou a informação sobre contas) noutro produto ou app, da mesma forma que o Google (NASDAQ:GOOGL) Maps fornece os mapas que suportam diversos aplicativos de transporte e de localização.

A cadeia de valor do sistema financeiro, em especial na área dos pagamentos, tenderá a alterar-se substancialmente, promovendo novos modelos de negócio e multiplicando a oferta aos clientes. Neste novo paradigma, os bancos tenderão, progressivamente, a perder espaço na relação com os clientes bancários, na medida em que deixam de ser os únicos donos da sua transacionalidade financeira.

Este movimento é reforçado pelas grandes tendências digitais e pela mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais assente na procura de experiências personalizadas, na integração de serviços e canais (mobile first) e na redução de custos.

Trata-se de uma evolução de grande alcance na configuração dos modelos de intermediação financeira, permitida pela entrada em vigor da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (DSP2). Esta alteração regulamentar é uma oportunidade e uma vantagem competitiva para o desenvolvimento da inovação financeira na Europa, de que podem beneficiar os novos operadores financeiros, os bancos já estabelecidos e também os agentes económicos, sejam empresas ou particulares.

Na era do Open Banking, a segurança assume uma dimensão central e reforçada. Por isso, no dia 14 de setembro, entram também em vigor, em Portugal e nos outros países da União Europeia, novas regras de segurança baseadas no conceito de autenticação forte. O objetivo é aumentar a segurança, não só dos pagamentos eletrónicos mas também da interação dos cidadãos com o seu próprio banco em ambiente de homebanking e de app.

A autenticação forte é o procedimento pelo qual os bancos irão passar a validar a identidade do cliente e a legitimidade das operações de pagamento eletrónicas, em especial das que possam envolver risco de fraude financeira online. Na prática, este reforço da segurança no processo de autenticação obriga os bancos a pedirem aos seus clientes pelo menos dois elementos que comprovem a sua identidade, sempre que estes acedam online à sua conta de pagamento, iniciem uma operação de pagamento eletrónico ou realizem, através de um canal remoto, uma ação que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.

Os elementos solicitados têm obrigatoriamente de pertencer a duas das três categorias de autenticação forte: Conhecimento, algo que apenas o utilizador conhece, por exemplo uma palavra-passe ou um código; Posse, algo que apenas o utilizador possui, por exemplo, um telemóvel; e Inerência, algo que constitui uma característica biométrica do cliente, por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial.

O sistema financeiro nacional tem trabalhado intensamente nos últimos meses para responder aos novos desafios, quer na disponibilização de API, quer na implementação de mecanismos de autenticação forte. Portugal é, neste momento, um dos países da UE com maior grau de disponibilização de API, estando 99,9% das contas bancárias já acessíveis através destes interfaces. Além dos novos operadores, também os bancos estão a apresentar propostas de serviços de agregação de informação sobre contas, tirando proveito do novo enquadramento regulamentar para inovar nos serviços oferecidos aos seus clientes.

O Open Banking é assim, cada vez mais, encarado como uma oportunidade para bancos e novos operadores financeiros responderem de forma efetiva às necessidades dos seus clientes. Também a autenticação forte tem vindo a ser progressivamente adotada pelos bancos, com o objetivo de aumentar a segurança e, em paralelo, manter a simplicidade e comodidade da realização de pagamentos.

O Banco de Portugal tem promovido a implementação atempada das novas regras para o Open Banking e para a autenticação forte, interagindo com os agentes de mercado, designadamente, através da Comissão Interbancária para os Sistemas de Pagamento e do Fórum para os Sistemas de Pagamentos. E continuará, como até aqui, empenhado em promover um mercado de pagamentos cada vez mais inovador e seguro.

Adicione um comentário

Diretrizes para Comentários

Encorajamos o uso de comentários como forma de interagir com os nossos usuários, compartilhar a sua perspetiva e fazer perguntas. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado no tema. Apenas coloque conteúdo relativo ao tópico.
  • Seja respeitoso. Até as opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de registro no futuro, a critério Investing.com.

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
Também publique em :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar Bloqueio

Quer mesmo bloquear %USER_NAME%?

Se o fizer, não poderá consultar as mensagens de %USER_NAME% e vice versa em Investing.com.

Adicionou %USER_NAME% com sucesso à sua Lista de Bloqueios

Uma vez que acabou de desbloquear esta pessoa, deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Registe-se com o Google
ou
Registe-se com email