Últimas Notícias
Poupe 40% 0
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Nota de enquadramento de Hélder Rosalino Sobre a Migração Para o Novo ECMS

Por Banco de Portugal10.03.2020 12:52
 

O projeto Eurosystem Collateral Management System (ECMS) foi promovido no âmbito da Visão 2020 do Eurosistema. Para o lançamento desta estratégia, em 2015, foram considerados os benefícios de uma maior integração dos diversos serviços oferecidos pelo Eurosistema, eventuais necessidades futuras e potenciais novos serviços que contribuíssem para a modernização das infraestruturas de mercado e para apoiar os mercados financeiros europeus e a evolução para uma união dos mercados de capitais. Daqui resultou a prossecução de três projetos pelo Eurosistema:

  • O TIPS (TARGET Instant Payment Settlement) para a liquidação de pagamentos instantâneos, já implementado em novembro de 2018;
  • O TARGET Consolidation que visa aumentar a eficiência e a integração dos mercados financeiros na Europa, com entrada em funcionamento prevista para novembro de 2021; e
  • O ECMS, um sistema único de gestão de ativos de garantia para as operações de crédito do Eurosistema, com entrada em funcionamento prevista para novembro de 2022.

O desenvolvimento do ECMS foi aprovado, após uma fase de estudo prévio, em dezembro de 2017 pelo Conselho do BCE e visa substituir os atuais 19 sistemas de gestão de ativos de garantia usados pelos Bancos Centrais Nacionais (BCN) do Eurosistema. No caso do Banco de Portugal, o ECMS irá substituir o COLMS (Sistema de Gestão de Ativos de Garantia e Operações).

Com o ECMS pretende-se atingir uma maior eficiência operacional através da harmonização de práticas e de procedimentos na implementação do quadro legal do Eurosistema para os instrumentos de política monetária (Guideline ECB/2014/60, vulgo Documentação Geral), evitando a aplicação heterogénea das regras comuns que definem a condução da política monetária no Eurosistema, em particular no âmbito dos ativos de garantia e liquidação de operações de cedência de liquidez. O ECMS incluirá assim funcionalidades, serviços e processos passíveis de harmonização ao nível do Eurosistema e, por essa via, reforçará a aplicação do princípio da igualdade de tratamento entre as contrapartes de política monetária residentes na área do euro.

Do ponto de vista do Eurosistema, e para além das vantagens relacionadas com a harmonização de procedimentos, o ECMS trará também benefícios por via da redução de futuros custos de ajustamento resultantes da introdução de alterações numa única plataforma, por oposição às atuais 19 existentes no Eurosistema.

O ECMS tem beneficiado do esforço conjunto e em paralelo de dois grupos de trabalho internos ao Eurosistema dedicados, por um lado, à harmonização da gestão de ativos de garantia do Eurosistema (na sigla inglesa, ECMH-TF – Task Force on Eurosystem Collateral Management Harmonization) e, por outro, ao acompanhamento do projeto ECMS, que inclui a redação do conjunto de requisitos de utilizador (na sigla inglesa, ECMS-WG – Working Group on Eurosystem Collateral Management System). A harmonização de procedimentos prévia ao desenvolvimento do ECMS foi considerada fundamental para o sucesso do projeto, tendo o Eurosistema iniciado formalmente os trabalhos nesta área em 2016 com a criação da ECMH-TF, cujos resultados têm contribuído para a definição das funcionalidades do ECMS. O Banco de Portugal está representado em ambos os grupos e participa ativamente nos trabalhos em curso com vista a contribuir para a manutenção de um elevado nível de serviço para as suas contrapartes e restantes stakeholders do novo sistema.

O ECMS pretende também beneficiar das iniciativas de mercado que visam a criação de uma maior integração nos mercados de capitais, nomeadamente da estratégia de harmonização desenvolvida pelo AMI-SeCo (Advisory Group on Market Infraestruture for Securities and Collateral). Assim, os standards de harmonização já aprovados por aquele comité estarão embebidos no ECMS (i.e. os respeitantes a processos de faturação, eventos corporativos para instrumentos de dívida e gestão de ativos de garantia pelos agentes triparty). A uniformização das comunicações automáticas por via da utilização do standard internacional ISO20022 também será uma realidade.

O ECMS será disponibilizado através do Eurosystem Single Market Infrastructure Gateway (ESMIG) de forma integrada com os restantes Serviços TARGET (TIPS, TARGET2 e TARGET2-Securities). Todos estes sistemas passarão a estar acessíveis através de um ponto de entrada único, fomentando a integração das infraestruturas de mercado do Eurosistema.

A adesão ao ECMS implica alterações relevantes de procedimentos quer para o Banco de Portugal, quer para a comunidade nacional (contrapartes de política monetária e central de valores), uma vez que a sua entrada em funcionamento significa a substituição do COLMS, o principal sistema de informação do Banco de Portugal no âmbito da implementação da política monetária.

Para as contrapartes de política monetária a adesão ao ECMS, tal como atualmente ao COLMS, constitui um requisito operacional obrigatório para as instituições que pretendam manter o estatuto de contraparte elegível, competindo-lhes avaliar a necessidade de adaptações aos seus sistemas internos para interação com o ECMS e assegurar-se de que dispõem das condições adequadas para a adesão.

A relação entre o Banco de Portugal e a Central de Valores Interbolsa no âmbito da gestão de ativos de garantia para as operações de crédito do Eurosistema será também alvo de alterações, passando o Banco de Portugal, via ECMS, a comunicar de forma direta com o TARGET2-Securities.

A migração para o novo sistema ocorrerá num único momento, em novembro de 2022. Isso significa que as interações com o Banco de Portugal relacionadas com a gestão de ativos de garantia serão realizadas através do ECMS a partir da data de migração para o novo sistema. Previamente à migração, a partir do quarto trimestre de 2021, o Banco de Portugal efetuará testes com a comunidade nacional por forma a assegurar que todos os intervenientes relevantes estão preparados para migrar para o novo sistema.

A necessidade de implementação de adaptações pelos vários stakeholders do ECMS deverá começar a ser avaliada já em 2020 para se garantir o sucesso da migração. O Banco de Portugal e o Eurosistema fornecerão atempadamente informação relevante que permita avaliar a necessidade de adaptações e acompanharão o processo de preparação da comunidade.

É importante salientar que a entrada em produção do ECMS não alterará a relação existente entre as contrapartes e os respetivos bancos centrais nacionais. O Banco de Portugal continuará a ser o interlocutor da comunidade nacional para todos os assuntos relacionados com a política monetária do Eurosistema, mantendo-se assim em vigor o princípio da sua implementação de forma descentralizada por parte dos diferentes BCN.

Adicione um comentário

Diretrizes para Comentários

Encorajamos o uso de comentários como forma de interagir com os nossos usuários, compartilhar a sua perspetiva e fazer perguntas. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado no tema. Apenas coloque conteúdo relativo ao tópico.
  • Seja respeitoso. Até as opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de registro no futuro, a critério Investing.com.

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
Também publique em :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar Bloqueio

Quer mesmo bloquear %USER_NAME%?

Se o fizer, não poderá consultar as mensagens de %USER_NAME% e vice versa em Investing.com.

Adicionou %USER_NAME% com sucesso à sua Lista de Bloqueios

Uma vez que acabou de desbloquear esta pessoa, deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Registe-se com o Google
ou
Registe-se com email