Últimas Notícias
Poupe 40% 0
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Resultados do Inquérito aos Bancos Sobre o Mercado de Crédito na Área do Euro

Por Banco Central Europeu23.07.2019 13:40
 
  • Critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às empresas mais restritivos num contexto de preocupações quanto às perspetivas económicas
  • Aumento da procura de empréstimos em todas as categorias de empréstimos
  • Acesso a financiamento pelos bancos da área do euro continuou a melhorar
  • Os critérios de concessão de crédito – ou seja, as diretrizes internas ou critérios de aprovação de empréstimos dos bancos – aplicados aos empréstimos às empresastornaram-se mais restritivos (com uma percentagem líquida de 5%) no segundo trimestre de 2019, de acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizado em julho de 2019, embora a expetativa dos bancos na ronda anterior do inquérito fosse de uma restritividade líquida ligeiramente menor. A restritividade dos critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às famílias para aquisição de habitação permaneceu globalmente inalterada (com uma percentagem líquida dos bancos participantes de -1%, face a 3% no primeiro trimestre de 2019), tendo continuado a aumentar no caso dos critérios de concessão de crédito no segmento do crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias (com uma percentagem líquida de 4%, um aumento face a 2% na ronda anterior). Uma menor tolerância ao risco e, no caso dos empréstimos às empresas, um aumento da perceção dos riscos, em conjunto com maiores custos de financiamento e restrições de balanços, contribuíram para um aumento da restritividade dos critérios de concessão de crédito em todas as categorias de empréstimos, ao mesmo tempo que as pressões concorrenciais continuaram a contribuir para uma menor restritividade desses critérios. Relativamente ao terceiro trimestre de 2019, os bancos preveem que a restritividade dos critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às empresas e aos empréstimos para aquisição de habitação se mantenha inalterada e que diminua no segmento do crédito ao consumo.

    A restritividade dos termos e condições gerais dos bancos (ou seja, os termos e condições efetivos subjacentes à contratação de crédito) aplicados aos novos empréstimos às empresas aumentou no segundo trimestre de 2019, tendo-se mantida inalterada nos empréstimos para aquisição de habitação e diminuído no segmento do crédito ao consumo.

    A procura líquida de empréstimos às empresas aumentou no segundo trimestre de 2019, em linha com as expetativas e em consonância com o dinamismo da procura de crédito pelas empresas desde 2014. Esta situação foi suportada pelo nível geral baixo das taxas de juro e pelo investimento fixo, embora em menor medida, tendo também a atividade de fusões e aquisições contribuído para o aumento da procura. O contributo da acumulação de existências e do recurso a fundos de maneio foi marginalmente negativo pela primeira vez desde 2013. A procura líquida de empréstimos para a aquisição de habitação continuou a aumentar no segundo trimestre de 2019, impulsionada sobretudo pelo nível geral baixo das taxas de juro, com maiores contributos das perspetivas favoráveis para o mercado da habitação, de uma maior confiança dos consumidores, de novos regimes fiscais e regulamentares dos mercados da habitação nalgumas jurisdições e de renegociações favoráveis da dívida face aos trimestres anteriores. Relativamente ao crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias, o nível geral baixo das taxas de juro e as despesas de consumo relativas a bens duradouros contribuíram positivamente para a procura, embora em menor grau. Uma recuperação da confiança dos consumidores, que havia enfraquecido no trimestre anterior pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2014, contribuiu para apoiar a procura de crédito ao consumo.

    Em termos líquidos, os bancos reportaram que o acesso ao financiamento por grosso continuou a melhorar no segundo trimestre de 2019 para os títulos de dívida e também, em menor medida, para os mercados monetários, ao mesmo tempo que o acesso à titularização melhorou ligeiramente. Os bancos indicaram igualmente uma melhoria no financiamento a retalho no segundo trimestre de 2019.

    Os bancos da área do euro continuaram a reforçar a sua posição de capital num contexto de medidas de supervisão e regulamentares no primeiro semestre de 2019. Na área do euro, os bancos reportaram um impacto mais restritivo nos critérios de concessão de crédito em todas as categorias de empréstimos, prevendo-se uma maior restritividade nos próximos seis meses. Relativamente ao impacto dos rácios dos créditos não produtivos (non-performing loans – NPL) nos critérios de concessão de crédito, os bancos reportaram um aumento da restritividade em todas as categorias de empréstimos no primeiro semestre de 2019, embora com um impacto menos pronunciado do que no semestre anterior relativamente aos empréstimos às empresas e aos empréstimos para aquisição de habitação. A perceção dos riscos e a aversão ao risco foram os principais responsáveis pelo impacto restritivo dos rácios de NPL.

    O inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, realizado quatro vezes por ano, foi desenvolvido pelo Eurosistema com o objetivo de melhorar a compreensão sobre o comportamento do crédito bancário na área do euro. Os resultados do inquérito realizado em julho de 2019 referem-se a alterações no segundo trimestre de 2019 e a expetativas de alterações no terceiro trimestre de 2019, salvo indicação em contrário. A ronda do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizada em julho de 2019 ocorreu entre 17 de junho e 2 de julho de 2019. No total, 144 bancos participaram nesta ronda do inquérito, com uma taxa de resposta de 99%.

    Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Eva Taylor, tel.: +49 69 1344 7162.

    Notas:

Adicione um comentário

Diretrizes para Comentários

Encorajamos o uso de comentários como forma de interagir com os nossos usuários, compartilhar a sua perspetiva e fazer perguntas. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado no tema. Apenas coloque conteúdo relativo ao tópico.
  • Seja respeitoso. Até as opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de registro no futuro, a critério Investing.com.

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
Também publique em :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar Bloqueio

Quer mesmo bloquear %USER_NAME%?

Se o fizer, não poderá consultar as mensagens de %USER_NAME% e vice versa em Investing.com.

Adicionou %USER_NAME% com sucesso à sua Lista de Bloqueios

Uma vez que acabou de desbloquear esta pessoa, deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Registe-se com o Google
ou
Registe-se com email