Últimas Notícias
Poupe 40% 0
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Resultados do Inquérito aos Bancos Sobre o Mercado de Crédito na Área do Euro

Por Banco Central Europeu21.01.2020 16:56
 

  • Critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às empresas e para aquisição de habitação permaneceram globalmente inalterados
  • Diminuição da procura de empréstimos às empresas e novo aumento da procura de empréstimos para aquisição de habitação
  • Bancos da área do euro utilizam a liquidez das ORPA direcionadas III em grande medida para a concessão de empréstimos
  • Os critérios de concessão de crédito – ou seja, as diretrizes internas ou critérios de aprovação de empréstimos dos bancos – aplicados aos empréstimos às empresas e aos empréstimos às famílias para aquisição de habitação permaneceram globalmente inalterados no quarto trimestre de 2019, de acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizado em janeiro de 2020, em linha com as expetativas demonstradas na ronda anterior do inquérito. A restritividade dos critérios de concessão de crédito no segmento do crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias voltou a aumentar, embora se esperasse que permanecesse globalmente inalterada. A perceção dos riscos (associada à situação económica geral e à situação específica das empresas) continuou a ter um impacto restritivo nos critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às empresas. Numa análise prospetiva do primeiro trimestre de 2020, os bancos esperam que os critérios de concessão de crédito se mantenham inalterados nos empréstimos às empresas, que se tornem mais restritivos para aquisição de habitação e que se tornem menos restritivos no que se refere ao segmento do crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias.

    A restritividade dos termos e condições gerais dos bancos (ou seja, os termos e condições efetivos subjacentes à contratação de crédito) aplicados aos novos empréstimos às empresas e para aquisição de habitação permaneceu globalmente inalterada no quarto trimestre de 2019, tendo diminuído no segmento do crédito ao consumo.

    A procura líquida de empréstimos às empresas diminuiu no quarto trimestre de 2019 (pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2013), embora os bancos esperassem que permanecesse globalmente estável. A descida da procura líquida foi generalizada a um conjunto de países da área do euro de maior e menor dimensão. A procura de empréstimos às empresas continuou a ser apoiada pelo nível geral baixo das taxas de juro e, embora em menor medida, pela atividade de fusões e aquisições. Pelo contrário, as necessidades de financiamento para o investimento fixo deixaram de dar um contributo positivo para a procura de empréstimos às empresas. A procura líquida de empréstimos para aquisição de habitação voltou a aumentar no quarto trimestre de 2019, impulsionada sobretudo pelo nível geral baixo das taxas de juro, enquanto as perspetivas favoráveis para o mercado da habitação e a confiança dos consumidores também deram um contributo positivo. O recurso a fontes de financiamento alternativas continuou a ter um efeito ligeiramente negativo na procura. Entretanto, a procura líquida de crédito ao consumo e outros empréstimos às famílias aumentou no quarto trimestre de 2019, impulsionada pelo nível geral baixo das taxas de juro, pela confiança dos consumidores e pelo aumento das despesas de consumo relativas a bens duradouros.

    Os bancos da área do euro reportaram que as medidas de supervisão e regulamentares continuaram a reforçar as respetivas posições de capital no segundo semestre de 2019 e a ter um impacto restritivo nos critérios de concessão de crédito em todas as categorias de empréstimos (prevendo-se uma maior restritividade nos próximos seis meses).

    Os bancos inquiridos também reportaram que os créditos não produtivos (non-performing loans – NPL) tiveram um ligeiro impacto restritivo nos critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos às empresas e no segmento do crédito ao consumo no segundo semestre de 2019 (e um impacto globalmente neutro nos critérios de concessão de crédito aplicados aos empréstimos para aquisição de habitação). A perceção dos riscos e a aversão ao risco foram os principais responsáveis pelo impacto restritivo dos rácios de NPL.

    No que se refere ao impacto da terceira série de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (ORPA direcionadas III), os bancos da área do euro reportaram ter utilizado a liquidez das ORPA direcionadas III em grande medida para a concessão de empréstimos ao setor privado não financeiro. Dadas as condições atrativas que rodeiam as ORPA direcionadas III, a razão mais relevante para a participação dos bancos até à data tem sido a rendibilidade. No que se refere às políticas de concessão de crédito, os bancos reportaram que as ORPA direcionadas III tinham tido um impacto líquido de redução da restritividade nos respetivos termos e condições no segundo semestre de 2019, tendo tido um menor impacto de redução da restritividade nos critérios de concessão de crédito e um impacto líquido positivo no volume de empréstimos.

    O inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito na área do euro, realizado quatro vezes por ano, foi desenvolvido pelo Eurosistema com o objetivo de melhorar a compreensão sobre o comportamento do crédito bancário na área do euro. Os resultados do inquérito realizado em janeiro de 2020 referem-se a alterações no quarto trimestre de 2019 e a expetativas de alterações no primeiro trimestre de 2020, salvo indicação em contrário. A ronda do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito realizada em janeiro de 2020 ocorreu entre 6 e 27 de dezembro de 2019. No total, 144 bancos participaram nesta ronda do inquérito, com uma taxa de resposta de 100%.

    Adicione um comentário

    Diretrizes para Comentários

    Encorajamos o uso de comentários como forma de interagir com os nossos usuários, compartilhar a sua perspetiva e fazer perguntas. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

    • Enriqueça a conversa
    • Mantenha-se focado no tema. Apenas coloque conteúdo relativo ao tópico.
    • Seja respeitoso. Até as opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
    • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
    • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
    • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
    • Somente serão permitidos comentários em Português.

    Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de registro no futuro, a critério Investing.com.

    Escreva o que você pensa aqui
     
    Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
     
    Postar
    Também publique em :
     
    Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
    1000
    A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
    Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
     
    Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
     
    Postar
     
    Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
    1000
    A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
    Anexar um gráfico a um comentário
    Confirmar Bloqueio

    Quer mesmo bloquear %USER_NAME%?

    Se o fizer, não poderá consultar as mensagens de %USER_NAME% e vice versa em Investing.com.

    Adicionou %USER_NAME% com sucesso à sua Lista de Bloqueios

    Uma vez que acabou de desbloquear esta pessoa, deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

    Denunciar este comentário

    Diga-nos o que achou deste comentário

    Comentário denunciado

    Obrigado!

    Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
    Registe-se com o Google
    ou
    Registe-se com email