🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Irão ameaça retaliar se EUA violarem acordo sobre programa nuclear

Publicado 23.11.2016, 12:11
© Reuters.  Irão ameaça retaliar se EUA violarem acordo sobre programa nuclear
AIR
-

BEIRUTE, 23 Nov (Reuters) - Prorrogar as sanções dos Estados Unidos ao Irão por 10 anos violaria o acordo nuclear iraniano, disse o líder supremo da República Islâmica, Ayatollah Khamenei, esta quarta-feira, alertando que Teerão irá retaliar se as sanções foram aprovadas.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados dos EUA reautorizou a Lei de Sanções ao Irão (ISA, na sigla em inglês) por uma década. A lei foi adotada em 1996 para punir investimentos na indústria energética iraniana e refrear o ímpeto do país na busca por armas nucleares.

A medida expira no final de 2016 se não for renovada. O projeto de lei da Câmara ainda precisa de ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para se tornar lei.

O Irão e potências mundiais firmaram o acordo nuclear, também conhecido como Plano de Ação Conjunta Abrangente no ano passado. O pacto impôs limites ao programa nuclear iraniano em troca do abrandamento das sanções, que prejudicaram seriamente sua economia.

"O governo atual dos EUA violou o acordo nuclear em muitas ocasiões", disse Khamenei ao discursar numa reunião de membros da Guarda Revolucionária, de acordo com seu site. "A mais recente é a prorrogação de sanções por 10 anos, que, se acontecer, certamente seria contra o JCPOA, e a República Islâmica certamente reagiria a isso".

Os parlamentares norte-americanos aprovaram o projeto de lei uma semana depois de o republicano Donald Trump ter sido eleito presidente. Republicanos do Congresso opuseram-se unanimemente ao acordo, assim como cerca de duas dezenas de democratas, e Trump também o criticou.

Parlamentares dos dois partidos disseram esperar que o apoio bipartidário a uma postura rígida com o Irão continue com o novo mandatário.

O presidente eleito Trump disse certa vez, durante sua campanha, que iria "rasgar" o acordo e provocou uma reação ríspida de Khamenei, que disse que, se isso ocorresse, o Irão iria "atear fogo" no pacto.

A Câmara dos Deputados também aprovou um projeto de lei na semana passada que impediria a venda de aeronaves comerciais da Boeing BA.N e da Airbus AIR.PA a Teerão.

A Casa Branca acredita que a legislação seria uma violação do acordo nuclear e disse que Obama vetará a medida se ela de fato passar pelo Senado. (Reportagem de Bozorgmehr Sharafedin; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua; Editado por Daniel Alvarenga)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.