🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

NOVA 1-EDPR vence leilão para produzir energia eólica offshore na Escócia, quer mais

Publicado 11.09.2017, 11:39
Atualizado 11.09.2017, 11:40
© Reuters.  NOVA 1-EDPR vence leilão para produzir energia eólica offshore na Escócia, quer mais
ENGIE
-
EDPR
-
ENBR3
-

(Acrescenta mais informação)

Por Daniel Alvarenga

LISBOA, 11 Set (Reuters) - O Reino Unido atribuiu a um consórcio da EDP (SA:ENBR3) Renováveis EDPR.LS um 'contract for difference' (CfD) a 15 anos para a entrega de 950 megawatts de energia eólica offshore produzida na Escócia, anunciou a empresa, que quer explorar projectos similares noutros locais do Reino Unido.

O contrato, atribuído via leilão pelo 'Department for business, energy & industrial strategy' é relativo à 'joint venture' Moray Offshore Windfarm East, detida em 77 pct pela EDPR e 23 pct pela francesa Engie ENGIE.PA .

"Com o anúncio de hoje, a EDPR aumenta as suas opções de crescimento na área da energia eólica offshore num mercado atraente, melhorando e diversificando assim as soluções de crescimento de lucros a longo prazo da empresa, ao mesmo tempo que mantém um perfil de risco equilibrado", disse, em comunicado, João Manso Neto, CEO da EDPR.

O valor fixado no CfD foi a 57,5 libras por megawatt hora.

Um 'CfD' consiste num contrato de futuros em que um 'settlement' face ao preço acordado é feito através de um pagamento em dinheiro, e não pela entrega de bens físicos ou instrumentos financeiros.

No caso do sector de energia, estes CfD determinam o fluxo de receitas da venda de electricidade.

"O empenho continuado da EDPR no mercado eólico offshore do Reino Unido ao longo da reforma do mercado da eletricidade e na transição para os leilões de CfD permitiram uma dramática redução de custos, de 150 libras por MWh em 2014 para 57,5", referiu João Manso Neto.

OLHA OUTROS LOCAIS REINO UNIDO

O CEO frisou que a redução de custos mostra a crescente acessibilidade da energia eólica offshore face a outras tecnologias, incluindo nova geração térmica.

"O Reino Unido precisa de mais infraestrutura de geração com baixa emissão de carbono para manter a segurança do abastecimento face a um futuro cada vez mais incerto. É do interesse do Reino Unido permitir-nos continuar este sucesso noutros locais", frisou João Manso Neto.

A EDPR explicou que, após a conclusão da fase de desenvolvimento, e da selecção de todos os parceiros e fornecedores para as diferentes fases de construção e operação, o consórcio poderá dar início à construção do parque eólico, o qual deverá estar concluído em 2022.

"Com o anúncio de hoje, a EDPR aumenta as suas opções de crescimento na tecnologia eólica offshore num mercado atractivo, ampliando e diversificando as opções de crescimento rentável da empresa no longo prazo e mantendo o seu perfil de baixo risco", indicou a EDPR.

O desenvolvimento de Moray East, na Escócia, começou em 2010. O CfD de 950 MW providenciará capacidade suficiente para satisfazer as necessidades energéticas médias de mais de 950.000 casas.

Dan Finch, Director Geral da Moray Offshore Renewable, disse que "a Eletricidade da Moray East será produzida ao custo mais baixo de qualquer parque eólico offshore no Reino Unido, com excecionais vantagens para os consumidores". (Por Daniel Alvarenga,; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.